Autores

Conda, J.M. (UNILAB) ; Benoliel, A.C. (UNILAB) ; Almeida, F.E.B. (UNILAB) ; Oliveira, M.C. (UNILAB) ; Lima, V.F. (UNILAB) ; Neves, S.M. (UNILAB) ; Melo, L.C. (UNILAB)

Resumo

O Ensino de Química apresenta muitas dificuldades entre os alunos de nível médio, algumas vezes observa-se até certa aversão dos estudantes por essa disciplina, porque em geral a abordagem de ensino na forma tradicional a torna um conteúdo enfadonho pela necessidade de memorização de muitas fórmulas. Nesse trabalho foi apresentado uma proposta para o ensino do conteúdo de GASES sob uma visão contextualizada e dinâmica e observou-se um melhor rendimento por parte dos alunos, no aprendizado desse conteúdo tendo em vista a possibilidades deles conseguem associar a teoria do conteúdo com a vida cotidiana.

Palavras chaves

Ensino; Contextualização; Gases

Introdução

Conforme Silva e Silva, Moura, Soares e Ribeiro (2008) a disciplina de Química é vista no ensino médio como um assunto desinteressante pelos estudantes, apesar de possuir um conteúdo totalmente presente em nosso cotidiano. Portanto, diante das dificuldades dos discentes no processo ensino-aprendizagem e no difícil engajamento dos conteúdos na sua realidade do educando, o processo educacional tem direcionado sua atenção à contribuição que as práticas contextualizadas com o cotidiano podem fornecer, aproximando a disciplina da realidade (SOUZA at al., 2012; PIRES, 2011). É importante relacionar qualquer assunto abordado em sala de aula com a realidade de cada estudante. Em Química não é diferente. O estudo dos GASES de uma maneira contextualizada serve como uma útil ferramenta para compreender de forma mais eficaz tal assunto. Atualmente no processo de ensino aprendizagem de química, questões sobre contextualização de gases são muito debatidas e um dos grandes desafios encontrados no contexto escolar é como trabalhar com esses conceitos. Vale ressaltar que uma abordagem contextualizada que busca articular os conceitos químicos com a vivência do aluno é um bom promotor para a prática de ensino aprendizagem. Assim, o objetivo desse trabalho foi ministrar o conteúdo de GASES sob uma visão contextualizada e dinâmica e analisar se os alunos absorvem melhor esse conteúdo quando eles conseguem associar a teoria do assunto com a vida cotidiana e observando como os alunos expressam suas concepções sobre esses conceitos quando o professor ministra o conteúdo em sala de aula.

Material e métodos

O estudo dos GASES fez parte do conteúdo abordado na disciplina de Físico- Química do segundo ano do Ensino Médio. O enfoque teórico do presente trabalho foi de aproximar o máximo possível este conteúdo à realidade dos discentes da Escola de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó em Redenção - CE. Inicialmente, os alunos do segundo ano do Ensino Médio dessa escola que concordaram em participar desta pesquisa, viram o conteúdo de GASES com a abordagem do ensino tradicional. Na sequência, estudantes universitários do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática- Habilitação em Química, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) desenvolveram seminários sobre o conteúdo de GASES utilizando uma abordagem contextualizada. Para analisar o rendimento dos discentes aplicou-se um questionário, antes e depois da apresentação dos seminários. O referido questionário continha cinco questões estilo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e foi aplicado a vinte e seis alunos. Após a aplicação do questionário, coletou-se os dados que foram transformados em gráficos amostrais representativos.

Resultado e discussão

Após análises do questionário, os resultados obtidos na pesquisa foram organizados em termos percentuais comparando os resultados antes da apresentação do seminário e após a apresentação dos seminários conforme elencado nos gráficos 1 e gráfico 2. Analisando os gráficos, é possível identificar no Gráfico 1, que para a 1ª questão os seminários contextualizados não gerou influências positivas, ou seja, os acertos desta questão, foram independentes dos seminários apresentados. Porém para a 2ª questão observou-se um aumento de 55% de acerto após a aplicação dos seminários. Da mesma forma, para a 3ª questão verificou-se um aumento de 80% de acertos, a 4ª e a 5ª questões também apresentaram percentuais de acerto consideravelmente bons em relação às respostas do questionário que antecederam aos seminários. O gráfico 2 mostra uma visão contrária, exibindo o percentual de erros das questões propostas aos alunos participantes da pesquisa e, pelo qual é possível observar que as margens de erros diminuíram após a aplicação dos seminários contextualizando o ensino dos Gases, exceto para a 1ª questão. Diante dos resultados obtidos, foi possível observar a real necessidade de um ensino cada vez mais contextualizado, procurando sempre relacionar os conteúdos disciplinares com a vida cotidiana para obtenção de uma aprendizagem satisfatória. Através da contextualização no ensino da Química, atinge-se a proposta do ENEM de transposição didática de conteúdos, ou seja, aplicação dos conteúdos ministrados, com a vida cotidiana, dando sentido e valorização ao conhecimento da Química.

Gráfico 1

Percentagem de aproveitamento antes e depois do seminário.

Gráfico 2

Percentagem de erros antes e depois do seminário

Conclusões

Diante das exposições comprovou-se a importância da contextualização no ensino de Química, ou seja, ao relacionar os conteúdos da disciplina com a realidade dos estudantes, evidenciou-se um melhor desempenho dos educandos. Nesse sentido, verificou-se que foi possível trabalhar o assunto de GASES de uma forma contextualizada relacionando conteúdo com situações praticas da vida, despertando o interesse e a admiração dos alunos pela ciência Química.

Agradecimentos

A UNILAB, a Escola Brunilo Jacó, ao Prof. Francisco de Feitas Dias e aos alunos do 2º ano que participaram da pesquisa.

Referências

OLIVEIRA, E. L. S.; SILVA, C. B.; SILVA, K. B.; COSTA, J. G.; SANTOS, A. F. Abordagem prática da bioquímica num contexto cotidiano: identificação do amido nos alimentos Disponível em: <<http://www.abq.org.br/simpequi/trabalhos_detalhes,3934.html>> Acesso em: 22/05/2014.

DE SÁ, H. C. A.; DA SILVA, R. R., Contextualização e interdisciplinaridade: Concepções de professores no ensino de gases. Disponível em:<http://www.qbuimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0621-1.pdf> Acesso em 03/06/2014.

SILVA, J. R.; MOURA, S. A. S.; SOARES, R. R. S.; SILVA, A.R.da; RIBEIRO, F. de S. Levantamento das dificuldades dos professores no Ensino de Química em escolas do nível médio do Campo Grande - MS. Universidade Federal do Paraná – UFPR. Anais do XIV do médio do Campo Grande - MS. Universidade Federal do Paraná – UFPR. Anais do XIV do ROM. Isbn: 978-85-61745-01-1.