Autores

Silva, A.S. (UFPE) ; Lima, B.S.M.C. (UFPE) ; Silva, M.J. (UFPE) ; Correia, P.D.S. (UFPE) ; Silva, T.G. (UFPE) ; Batinga, V.T. (UFRPE)

Resumo

Este trabalho analisa a aplicação de atividades lúdicas em uma turma de 3° ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Bezerros–PE. Estas atividades (jogos) foram elaboradas por licenciandos em Química da UFPE - Caruaru, durante a disciplina de Metodologia do Ensino de Química. O estudo foi do tipo exploratório e a análise foi realizada a partir dos registros de aulas observados pelos licenciandos em caderno de bordo durante a aplicação dos jogos. Os dois jogos químicos abordaram aspectos relativos à organização e estrutura da Tabela Periódica. Os resultados mostraram que a utilização dos jogos facilitou a compreensão sobre a organização da Tabela Periódica, como a nomenclatura, linguagem química e aplicações dos elementos químicos em contextos diversos.

Palavras chaves

ATIVIDADE LÚDICA; ENSINO DE QUÍMICA; TABELA PERIÓDICA

Introdução

Pesquisas apontam que o ensino da Química, em sala de aula, ainda predomina a transmissão de conhecimento pelo professor e recepção por parte do aluno. Este ensino se apresenta desvinculado de fenômenos químicos vivenciados pelos alunos em contextos diversos (SANTANA, 2006). Tal situação pode impossibilitar os alunos de compreender a química integrada a problemas reais, tornando-a uma disciplina que não desperta nos alunos o interesse pelo aprendizado. Diante disso, a utilização de atividades lúdicas pode contribuir para um ensino mais motivador, e facilitar a aprendizagem dos alunos no contexto escolar. De acordo com SOARES (2008), o lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrar as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo e das relações com regras pré-definidas, como por exemplo, os jogos. Segundo BORGES e SCHWARS (2005) a utilização de jogos para trabalhar conteúdos escolares pode propiciar um desenvolvimento de habilidades envolvendo o indivíduo em todos os aspectos: cognitivos, emocionais e relacionais, tendo como objetivo torná-lo mais competente na produção de respostas criativas e eficaz para solucionar problemas. Este trabalho apresenta dois jogos químicos que abordam aspectos introdutórios da tabela periódica e sua organização. Os jogos foram denominados de 1) bingo químico e 2) passa ou repassa químico, os quais possibilitaram uma abordagem dinâmica e interativa dos conteúdos trabalhados.

Material e métodos

Os jogos denominados de “bingo químico” e “passa ou repassa químico” foram aplicados a 26 alunos, da 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Bezerros-PE. Para a aplicação dos jogos foram necessário 4 aulas de química, contendo 50 minutos cada uma. O objetivo dos jogos foi: Introduzir aspectos relativos à organização da Tabela Periódica tais como: (nomenclaturas, período, família, configuração eletrônica e propriedades) através de atividades lúdicas. Este conteúdo foi abordado nessa turma pelo fato dos alunos terem tido poucas aulas de química devido à falta de professor na escola. O estudo foi do tipo exploratório e a análise foi realizada a partir dos registros de aulas observados pelos licenciandos em caderno de bordo durante a aplicação dos jogos. O 1° jogo “bingo químico”, abordou especificamente o estudo de 60 elementos químicos da Tabela Periódica, selecionados de forma aleatória e confeccionadas 40 cartelas que possuíam apenas os nomes dos elementos selecionados. Este jogo foi utilizado para incentivar, de forma lúdica, uma maior assimilação da nomenclatura dos elementos químicos. O jogo didático “bingo químico” foi elaborado por SANTANA (2006) e foi adaptado pelos autores desse trabalho antes de sua aplicação em sala de aula. Após aplicação deste jogo cada aluno realizou uma pesquisa sobre os elementos químicos abordados visando estimular a curiosidade sobre questões surgidas durante a realização do mesmo. O 2° jogo “passa ou repassa químico”, abordou principalmente a distribuição eletrônica e as propriedades químicas dos elementos. Foram elaboradas 20 fichas com perguntas e respostas relacionadas com os conteúdos. Para a realização do jogo a sala foi dividida em dois grandes grupos.

Resultado e discussão

Durante a aplicação do 1° jogo percebemos que os alunos familiarizaram-se com os aspectos relativos à organização da Tabela Periódica (nome, símbolo) dos elementos químicos de forma dinâmica e lúdica, não sendo necessário à memorização destes aspectos, como ocorre no ensino que prioriza a transmissão- recepção. Os alunos participaram de forma bem descontraída das aulas, buscando identificar a simbologia e nome dos elementos químicos estudados a partir da realização dos jogos. Com relação ao 2° jogo proposto “passa ou repassa químico” observou-se uma motivação quanto à competição entre os dois grupos. Assim, os alunos dos dois grupos se empenharão bastante para responder o maior número de perguntas que foram feitas sobre configuração eletrônica e propriedades, o que muitas vezes não é observado nas aulas numa atividade de exercício. Por fim, os alunos apresentaram oralmente as pesquisas realizadas sobre os elementos químicos trabalhados a partir dos jogos. Nesse momento, foi perceptível a motivação, a curiosidade, e um maior aprofundamento do estudo destes elementos, como por exemplo, a relação de vários elementos químicos estudados com suas aplicações em diferentes contextos e atividades produtivas. Nesse sentido, os dois jogos apresentaram-se como ferramentas motivadoras do ensino e aprendizagem de Química. Foi perceptível uma maior interação dos alunos, com argumentações/respostas mais coerentes do ponto de vista da química e participação mais assídua nas aulas em que os jogos foram realizados.

Conclusões

A utilização dos jogos químicos propostos nesse trabalho como estratégia didática possibilitou identificar um maior interesse e motivação dos alunos pelo aprendizado de Química. Além de facilitar uma melhor compreensão da turma sobre a organização da Tabela Periódica, como a nomenclatura, linguagem química (símbolos dos elementos) e aplicações dos elementos químicos em contextos diversos. A partir das observações das aulas durante o momento de aplicação dos jogos pode-se afirmar que a introdução das atividades lúdicas no cotidiano escolar é muito importante.

Agradecimentos

A Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste e a profº Verônica Tavares S.Batinga.

Referências

BORGES, R. M. R.; SCHWARZ, V. O. O Papel dos jogos educativos no processo de qualificação de professores de ciências. In: IV Encontro Ibero-Americano coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na escola, 4. Lajeado. ed. UNIVATES, 2005.

SANTANA, Eliana Moraes de - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação Inter unidades em Ensino de Ciências - 2006.

SOARES, Márlon. Jogos para o ensino de química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: Libris, 2008.