Autores

Silva, C.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Anjos, J.A.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Oliveira, M.H.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Sales, L.B.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Santos, E.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Silva, E.T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Este trabalho foi realizado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental. As aulas de química para essa série, normalmente são dadas sem muita contextualização, provocando uma falta de interesse no aluno e aumenta a dificuldade de aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo elaborar e aplicar uma sequência didática, para tentar melhorar a compreensão dos conteúdos através da contextualização dos mesmo. A intervenção didática consistiu de três momentos, Aplicação de um teste prévio, Aula expositiva dialogada e aplicação do pós-teste. Os resultados revelaram que a utilização do tema gerador, contribui-o de forma satisfatória, não só para a aprendizagem do conteúdo, mas também, para a formação de uma postura critica nos alunos.

Palavras chaves

Contextualização; Educação; Aprendizagem

Introdução

A química, Muitas vezes, é apresentada nas escolas, como uma disciplina que apenas classifica os átomos e moléculas em categorias sem significado para o estudante. Essa postura, pode vir a causar, uma posição defensiva de falta de interesse e, até mesmo, de aversão à disciplina. Segundo (Moretzsohn e cols., 2003): “O tratamento da Química e da Física são desvinculados de todos os outros assuntos trabalhados em ciências desde as séries iniciais”. Desse modo a ciência parece ser fragmentada e sem nenhuma conexão. Nas séries inicias, do ensino fundamental, abordam-se temas como: ar, água, solo e etc...todos estes temas contém ideias básicas de química. Esses conteúdos vistos anteriormente na disciplina de ciências, poderiam servir como base para a contextualização dos conteúdos de química, no 9º ano, para desenvolver no aprendiz um aprendizado com significado, eliminando-se, dessa forma, barreiras entre ele e a disciplina. Numa sociedade cada vez mais tecnológica, o ensino de química, em sua máxima contextualização , mostra-se como ferramenta importante no desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico e da compreensão de sua inter-relação com outras áreas do conhecimento, uma vez que a vida em sociedade não pode ser concebida de forma fragmentada. Sendo assim , o ensino de química deve ser tratado de maneira que englobe questões tecnológicas e sociais, a fim de que se cumpra seu objetivo: desenvolver no aluno competências e habilidades que o tornem um cidadão observador, crítico e transformador do mundo que o cerca (FREIRE, 1996). O presente trabalho teve como objetivo elaborar e aplicar uma sequência didática, para tentar melhorar a compreensão dos conteúdos através da contextualização, a partir do tema gerador água.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola de Caruaru-Pe, por alunas da Universidade Federal de Pernambuco. Ele consistiu de dois momentos, No primeiro momento, foi construída uma sequência didática levando em consideração os assuntos de química que poderiam ser trabalhos dentro do tema, e um questionário contendo 8 questões para ser aplicado antes da intervenção e após a intervenção. Alguns assuntos abordados foram: Estado físicos e mudança de estados físicos da matéria, utilizando o ciclo da água como exemplo, molécula, substância, mistura, composição da água, solução (solvente e soluto), tipos de água, água como solvente universal, poluição e tratamento da mesma. No segundo momento foi realizada a intervenção didática, Que foi dividida em três aulas, cada uma com 50min. Iniciou-se, a primeira aula, com a aplicação de um questionário prévio. Em seguida foi utilizado como recurso didático, um vídeo para dar inicio a aula expositiva dialogada. Foi utilizado rótulos de garrafas de água mineral, para que os alunos pudessem analisar a composição da mesma. Em seguida foi utilizado um vídeo sobre tratamento de água para que os alunos pudessem analisar as etapas desse processo. Para finaliza esta aula, foi solicitado que os alunos fizessem uma pesquisa de campo, sobre rios e lagos poluídos próximos a sua casa, rua ou bairro, e também explicassem como o fato da água ser um solvente universal poderia influenciar na poluição da mesma. Na aula seguinte, foi aberta a discussão sobre poluição da água partindo do material da pesquisa dos alunos. Em seguida ouve uma aula sobre poluição da água. Após uma semana foi aplicado o mesmo teste inicial, para que fosse possível análisar se ouve aprendizagem.

Resultado e discussão

Em linhas gerais, os alunos apresentaram um pouco de dificuldade na resolução do teste prévio, as questões que diziam respeito a soluções, substância e água como solvente, não foram respondidas. Um momento muito importante da aula foi a analise dos rótulos de água mineral, onde os alunos puderam observar que a água mineral é uma solução onde ela é o solvente e os sais minerais, são os solutos. Os alunos responderam novamente as mesmas questões prévias, para que avaliássemos se houve alguma evolução na aprendizagem desses conteúdos. E houve uma melhora significativa, em relação ao teste prévio. No pós teste, Todos os alunos responderam 100% das questões, a porcentagem de acertos, por questão, ficou entre 90%. Até as questões que inicialmente ninguém havia respondido, como a questão Q1(O que é solução e quais são seus componentes?)foi respondida corretamente por todos eles neste segundo momento, mostrando que os alunos conseguiram entender o que é uma solução e quais são os componentes de uma solução, resposta de um dos alunos: “Solução, é a mistura do soluto e solvente”. Na questão Q8(Na sua opinião, quais as principais causas da poluição da água?), Aconteceu o mesmo, mostrando que os alunos conseguiram entender que a água é um solvente e por isso se mistura a vários tipos de composto. Como mostra a resposta de um dos alunos: “Primeiramente é por que a água é um solvente universal, por isso ela se mistura a vários tipos de compostos. Além disto a população não se conscientiza em cuidar da água”. Mostrando ainda uma visão critica com relação a poluição da água. Logo, a partir desse trabalho, pode-se notar que a utilização de temas geradores tendem a facilitar a compreensão dos conteúdos químicos pelos alunos.

Conclusões

A abordagem contextualizada neste caso, se mostrou muito eficiente no processo de ensino aprendizagem. Foi possível verificar que o uso de uma estratégia de trabalho diferenciada a partir de um tema importante para a sociedade, pode resultar na construção de conhecimento, Além de desenvolver potencialidades dos alunos no sentido de torná-los cidadãos, estimulando o raciocínio, o desenvolvimento do senso crítico e os valores humanos, além de desperta o interesse e a motivação dos alunos para estudar a química, já que é nesta série que ele terá o primeiro contato com a disciplina.

Agradecimentos

A todos os professores do Centro Acadêmico do Agreste - UFPE.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia, Saberes Necessários à Prática Educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MORETZSOHN, R.S.T.; NOBRE, E.F. e DIEB, V. Introdução ao ensino da física: uma abordagem fenomenológica ou matemática? In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas.São Paulo: SBF, 2003.