Autores

Silva, A.M. (UECE/UFC) ; Sousa, L.C. (UFC)

Resumo

O objetivo desse trabalho é mostrar a importância da compreensão do conhecimento da Química identificada no 9° ano do ensino fundamental, onde se inicia o primeiro contato com a disciplina, e mostrar as causas que dificulta essa compreensão. Com isso foi elaborado um questionário aplicado na 1° série do ensino médio em duas escolas, uma em Baturité-CE e a outra em Pacotí-CE. Os questionários foram direcionados aos alunos, professores e grupo gestor. Nas considerações finais foi identificado que os alunos têm uma grande dificuldade em conhecer a disciplina e com isso um distanciamento com a mesma, reduzindo seu aprendizado.

Palavras chaves

ensino fundamental; ensino de química; aprendizado

Introdução

A Química é uma ciência muito importante para nossa vida, ela está presente em nosso cotidiano, e tem uma grande contribuição para o desenvolvimento humano. Durante toda a história da humanidade o homem vem tendo contato com substâncias Químicas mesmo sem ter a consciência disso. Isso pode ser observado quando o homem primitivo descobriu o fogo e manipulava materiais para a fabricação de armamentos de caça e proteção, porém, hoje não é diferente, e com o avanço do conhecimento e da tecnologia podemos ver a Química em vários setores como: nas áreas de combustíveis, plásticos, tintas, saúde, alimentos, petroquímica, corantes, adesivos, bebidas, materiais de limpeza, etc. A Química bem empregada traz grande conforto para o ser humano e uma qualidade de vida melhor. É percebido o quanto a Química contribui para nossa vida diária, basta olhar um pouco mais para embalagens, rótulos de alimentos, produtos de limpeza, bulas de remédio os quais indicam que contém substâncias químicas envolvidas. Seria praticamente impossível viver sem a Química, pois é através dela que o agricultor protege sua lavoura e conserva o solo onde trabalha não tendo que desmatar várias áreas a procura de solos propícios para a agricultura, evitando assim um desmatamento desordenado. Com a importância da ciência Química fica indiscutível notar seu mérito no ensino educacional, mas com toda a abrangência química e a proximidade dela é notório percebermos que os alunos não têm muito conhecimento e propriedade dessa ciência, mostrando muitas dificuldades no aprendizado e em ter uma opinião adequada sobre a mesma. É de grande importância que o aluno saiba entender o posicionamento da química na humanidade para que proporcione no mesmo a curiosidade e interesse em aprender sobre essa notável ciência.

Material e métodos

Os questionários foram aplicados no Liceu Domingos Sávio, em Baturité-CE e na Escola de Ensino Fundamental e Médio Meneses Pimentel, em Pacotí-CE. No Liceu foi aplicado o questionário a turma do 1° ano do ensino médio turno manhã com 36 alunos presentes. Já na segundo Escola foram aplicados os questionários em duas turmas também do 1° ano do turno da manhã, onde na primeira sala foram questionados os 37 alunos presentes, enquanto na segunda sala houve 41 alunos questionados. Para a coleta de dados foram elaborados questionários destinados aos alunos, professores e grupo gestor. Neles estão questões voltadas para o ensino e estrutura de ensino em química. O questionário foi aplicado em cada turma com a presença do professor, sendo instruídos a responderem com sinceridade cada questão.

Resultado e discussão

A primeira questão dos alunos foi avaliar o conhecimento e surgimento da Química. 25% responderam que tinham conhecimento da Química e da historia de como ela surgiu. Já 75% não saberam definir o que é Química. Questionado aos alunos sobre seu contato com a Química no dia a dia, 46% responderam que era na cozinha e quando faziam limpeza, onde a grande maioria afirmou que no preparo do café estava exercendo a química, 10% responderam que na atividade de laboratório era notório o contato com a química, 8% não souberam responder, enquanto 6% responderam simplesmente mostrando o estado físico da matéria (gráfico 1). Foi verificado que 75% responderam que conhece um laboratório e que de maneira bem timida já tiveram contato com os mesmos através de aulas experimentais orientadas por seus professores. Já 25% disseram que não tiveram nenhum contato com o laboratório, pelo fato de não haver laboratório na Escola onde estudam. Quando perguntado aos professores sobre a satisfação do modelo didático atual para o ENEM, 75% responderam que o material didático ainda não está adequado para a preparação dos alunos para tal exame,enquanto 25% informaram que a metodologia aplicada na escola é voltada para as provas do ENEM (gráfico 2).Os professores contribuíram com as opiniões sobre o que deveria ser implantado para uma melhora no ensino de Química. Relataram que os alunos deveriam ter muita leitura e aulas práticas, que as escolas tenham mais recursos para poderem contribuir com materiais necessários na elaboração de aulas de qualidade,ter disponível laboratório de química bem equipado, como também ter uma atualização dos professores. Sobre o laboratório os gestores contribuíram dizendo que é de suma importância aulas laboratoriais.

GRÁFICO 1

Mostra o contato dos alunos com a Química.

GRÁFICO 2

Opinião dos professores sobre o modelo didático atual.

Conclusões

Muito se sabe das dificuldades que se tem para desenvolver uma educação de qualidade, apesar dos esforços implantados para conseguir superar os problemas na estrutura educacional. Na Química essa dificuldade é visível, pois, através do trabalho realizado foi possível identificar que há uma grande necessidade de que os alunos conheçam os fundamentos e conceitos de Química, isso é, que eles tenham conhecimento do que é Química. O trabalho abre também o questionamento de qual importância de se colocar em sala as experiências vividas no cotidiano do aluno.

Agradecimentos

Referências


ATKINS, P. & JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5.ed. Porto Alegre, 2012.

COSTA, Cláudio Fernandes da. O ENEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E A CIDADANIA. Disponível em:
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MILARÉ, Tathiane; ALVES FILHO, José Pinho. A QUÍMICA DISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DO 9° ANO. Disponível em:
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SILVA, N.C. et al. Dificuldade em aprender Química: uma questão a ser abordada no processo de ensino. 51° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. Disponível em:
<http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-265-11151.htm>. Acesso em: 19 maio 2013.