Autores

Marinho de Araújo, T.V. (UFAM) ; Pereira da Costa, M. (UFAM) ; Rodrigues Piñeros, O. (UFAM) ; Gaspar Neiss, U. (UFAM) ; da Silva Matos, G. (UFAM)

Resumo

Este trabalho se propõe divulgar uma pesquisa realizada com professores de Química da Escola Estadual Imaculada Conceição, no município de Benjamin Constant/AM, visando acerca das concepções que os mesmos apresentam sobre a aplicação e a utilização das práticas experimentais no ensino de química como ferramenta pedagógica de ensino/aprendizagem e como um método avaliativo na matéria. O trabalho consistiu em uma entrevista com respostas livres, que logo foram organizadas para uma melhor compreensão dos dados. De acordo com os dados obtidos, verificou-se que a utilização de experimentos no ensino de química de acordo com a opinião dos docentes, desenvolve a habilidade dos alunos em elaborar novos conhecimentos, sendo assim uma poderosa ferramenta motivacional no ensino.

Palavras chaves

Práticas experimentais; Ensino de Química; docentes

Introdução

O Ensino de química não deve ser visto apenas como uma simples área de estudo com vários elementos e reações, as práticas experimentais devem ser colocadas em prática com a finalidade de preparar os alunos e também acrescentar experiências aos professores. Conforme Alves (2007) é no ensino de química especificamente, “a experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, podendo distinguir duas atividades: a prática e a teoria”. Parafraseando com Amaral (1996 ), o ensino de Química possui uma essência que revela a importância de introduzir este tipo de atividade ao aluno, pois esta ciência se relaciona com a natureza, e essa correlação entre os experimentos e a natureza, propiciam aos estudantes uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem. Com base nesses fatores, realizou-se uma entrevista não-diretiva com 4 professores de Química do Ensino Médio da Escola Estadual Imaculada Conceição, localizada no município de Benjamin Constant/Amazonas, com o intuito de conhecer as concepções destes sobre o uso de experimentos como ferramenta de ensino e aprendizagem, analisando a importância da abordagem prática como avaliação de um conteúdo, além de verificar os pontos positivos e negativos de sua utilização no ensino de química. Portanto com base nas concepções dos docentes, constatou-se que a aplicação de experimentos no ensino de Química como uma ferramenta de ensino, tornou-se uma importante técnica facilitadora na elaboração, na revisão, e no auxilio em determinados conteúdos ministrados.

Material e métodos

A pesquisa caracteriza-se como sendo um estudo de caso. Segundo André (2005), o estudo de caso é uma pesquisa que se concentra em um caso particular, considerado representativo de um conjunto de casos análogos, por ele significativamente representativo. A coleta dos dados e sua análise se dão da mesma forma que nas pesquisas de campo. A pesquisa realizada trata-se de uma entrevista não-diretiva, onde por meio dela, colhem-se informações dos sujeitos a partir do seu discurso livre. O entrevistador mantém-se em escuta atenta, registrando todas as informações e só intervinda discretamente para, eventualmente, estimular o depoente. De preferência, deve praticar um diálogo descontraído, deixando o informante à vontade para expressar sem constrangimento suas representações (SEVERANO, 2007). O trabalho consistiu em uma pesquisa utilizando cinco perguntas específicas, aplicada a quatro professores do ensino de química da rede pública estadual de ensino do município de Benjamin Constant, nomeados nesta pesquisa de P1, P2, P3 e P4 . A entrevista foi utilizada como um instrumento de coleta de dados no qual teve como intuito, avaliar as concepções dos professores acerca da utilização de experimentos em química como ferramenta de ensino, podendo ser útil para o desenvolvimento do aprendizado do aluno. Os dados foram analisados e comparados para uma melhor compreensão das respostas obtidas.

Resultado e discussão

De acordo com a utilização de experimentos nas aulas de Química, todos os professores utilizam as práticas experimentais como um complemento e revisão dos conteúdos em suas aulas. Os professores P1, P2, P3 e P4 abordaram que “não utilizam com mais frequência, por falta de reagentes e vidrarias adequadas” . Todos os docentes aprovam os experimentos em química como um auxílio no processo de ensino/aprendizagem, no qual os experimentos são utilizados para “testar a capacidade, trazendo motivação tanto para o aluno quanto para o professor”.A utilização de experimentos apresentam pontos positivos e negativos. Os pontos positivos apresentados e apontados pelos docentes foram à, “motivação, o esforço e o interesse que os alunos têm em aprender determinados assuntos através da utilização dos experimentos”. Os professores apontaram como sendo pontos negativos a “falta de um espaço físico adequado para a realização dos experimentos, e principalmente a falta de reagentes, no qual muitos já estão com o prazo de validade vencido. As principais fontes de pesquisas de experimentos utilizadas pelos docentes provém de livros didáticos e internet. Os professores P1, P3 e P4 citam a internet como um “importante meio de pesquisa. As fontes de pesquisas mais comuns são em blogs, revistas eletrônicas, artigos em PDF. Somente professor P2, utiliza o livro didático, pois “é uma fonte de pesquisa mais prática, na qual todos os alunos podem ter acesso com maior facilidade”. As práticas experimentais no Ensino de Química são utilizadas como ferramenta avaliativa por todos os professores entrevistados. Todos os docentes citam que é um “modo prático de avaliar o aluno, pois verifica a participação do aluno, além de analisar o seu desempenho”.

Conclusões

Foi possível verificar que a utilização de experimentos como ferramenta pedagógica, proporciona um aprendizado de forma dinâmica e eficaz, podendo auxiliar no ensino do aprendiz. A aplicação e o desenvolvimento de práticas experimentais permitem a exploração e a resolução de problemáticas de alguns conteúdos abordados, favorecendo um processo de ensino/aprendizagem.Por isso a realização de práticas experimentais em química, torna-se uma importante ferramenta no ensino.

Agradecimentos

Primeiramente agradeço a Deus pela oportunidade que me deu, aos meus pais pelo incentivo aos estudos. Ao professor e colegas que participaram desta pesquisa.

Referências

ALVES, M E. D. A. Pesquisa em educação. São Paulo: Epu. 3º ed. 2007.
AMARAL, L. Trabalhos práticos de química. São Paulo, 1996
SEVERANO, Antônio Joaquim,1941- Metodologia do trabalho científico. Antônio Joaquim Severano.- 23.ed.rev. e atual.- São Paulo ; Cortez ,2007