Autores

Alencar, H.A.C. (UFPI) ; Silva, E.A. (UFPI) ; Moita Neto, J.M. (UFPI)

Resumo

A avaliação do ciclo de vida das etapas de produção do alumínio permite identificar as razões econômicas e ambientais que moldam o interesse diferenciado na reciclagem do alumínio (ponto de fusão 660,3 °C). As etapas de mineração, refino e redução para produção de alumínio impactam econômica e ambientalmente a produção deste metal tornando a reciclagem método mais sustentável de obtenção do mesmo. Portanto, o sucesso do alumínio na reciclagem tem um duplo motivo produção cara e reciclagem mais barata. O pensamento do ciclo de vida auxilia numa melhor compreensão da sustentabilidade em sua dimensão ambiental.

Palavras chaves

Produção de alumínio; Reciclagem; ciclo de vida

Introdução

A Química é a ciência da transformação da matéria, sendo fundamental no desenvolvimento das sociedades modernas que consomem intensamente os frutos da ciência e da tecnologia. O ramo Ambiental desta ciência considera a gestão dos recursos naturais associada à qualidade de vida do homem agora (neste contexto histórico) e no futuro (as próximas gerações). A Química Ambiental tem muitos desafios para responder neste milênio, os quais têm um simples enunciado: As transformações da matéria empreendida ao longo das cadeias produtivas são sustentáveis qualitativa e quantitativamente dentro dos limites do planeta e da saúde humana? O Pensamento do Ciclo de Vida sugere um julgamento de alternativas de produtos, processos ou serviços, considerando os impactos ambientais, econômicos e sociais ao longo de todo ciclo de vida do sistema avaliado. Considera-se o início do ciclo de vida a partir da extração das matérias-primas e o seu fim com o reuso, a reciclagem e/ou disposição final. Portanto, é o pensamento do ciclo de vida que deve nortear uma resposta adequada dos caminhos da Química Ambiental para vencer seus desafios. O pensamento do ciclo de vida deve permear o ensino e discussão sobre a Química Ambiental. Todos os processos produtivos devem ser criticamente analisados em seus impactos do berço ao túmulo. Para exemplificar o pensamento do ciclo de vida utilizaremos a cadeia produtiva do alumínio. O alumínio é um metal com vasta aplicação industrial cuja reciclagem é sempre festejada por atingir altos índices quando comparado com outros metais. O objetivo deste trabalho foi utilizar o pensamento do ciclo de vida, aplicado ao processo de extração do alumínio como metodologia para o ensino de química ambiental.

Material e métodos

Fez-se análise, utilizando o pensamento do ciclo de vida, do processo de extração do alumínio. O processo foi dividido em três etapas: 1) Mineração; 2) Refino e; 3) Redução (Figura 1). A cada etapa do processo foram mostrados os impactos ambientais associados.

Resultado e discussão

A extração do alumínio (Etapa 1) gera impactos ambientais significativos, pois é necessário o desmatamento de grandes áreas; os recursos hídricos são afetados pelo assoreamento e os lençóis freáticos são contaminados por metais traços. Muitas vezes, a etapa seguinte pode estar a muitos quilômetros da mineradora, então há a necessidade do minério percorrer grandes distâncias, gerando mais problemas ambientais, como a fragmentação de ecossistemas na construção de estradas e a emissão de gases poluentes. A Etapa 2 consiste no processo de obtenção da alumina. Nesta etapa, são necessários vários insumos; considerável quantidade de energia (óleo combustível) usada no processo de calcinação e; grande quantidade de água para obtenção de uma tonelada de alumina. A Etapa 3 consiste na redução da alumina a alumínio sólido. Grande quantidade de energia é consumida nesse processo, sendo o impacto mais significativo associado a esta etapa. Os impactos relevantes advindos da mineração da bauxita e da produção de alumínio são: 1) o desmatamento de áreas extensas para a exploração e 2) o grande consumo de energia, tanto sob a forma de combustíveis fósseis quanto sob a forma de eletricidade. Neste ultimo caso, no Brasil, a maior parte dessa energia provém de hidroelétricas onde os impactos considerados na mineração da bauxita também se associam às construções dessas usinas. A reciclagem para produção de alumínio é favorecida quando se analisa o consumo de energia elétrica, em relação à sua extração. As etapas de mineração, refino e redução para produção de alumínio impactam econômica e ambientalmente a produção deste metal. Portanto, o sucesso do alumínio na reciclagem tem um duplo motivo: produção cara e reciclagem mais barata.




Conclusões

O que o pensamento do ciclo de vida proporciona, acerca de determinado processo de produção, é a reflexão sobre quão sustentável determinado produto pode ser, pois se deve ter uma visão sistêmica para a tomada de decisão. Utilizar o pensamento do ciclo de vida como metodologia para o ensino de química ambiental favorece aos alunos uma reflexão mais aprofundada sobre um tema que, muitas vezes, não é tão superficial quanto parece. O sucesso da reciclagem do alumínio só acontece porque as etapas de extração da bauxita e redução do minério à alumínio são econômica e ambientalmente inadequadas.

Agradecimentos

Um dos autores (José Machado Moita Neto) agradece o CNPq pelo financiamento do projeto (471500/2012-7) e pela concessão de bolsa de produtividade.

Referências

LIFE CYCLE INITIATIVE. What is Life Cycle Thinking? Disponível em: http://www.lifecycleinitiative.org/starting-life-cycle-thinking/what-is-life-cycle-thinking/. Acesso em: 07 jun de 2014.

CEMPRE. Compromisso Empresarial para Reciclagem. Fichas técnicas: latas de alumínio e latas de aço. Disponível em: http://www.cempre.org.br/ft_latas.php. Acesso em: 08 jun 2014.

PEIXOTO, E. M. A. Alumínio. Química Nova na Escola. n.13, 2001.

PINTO-COELHO, R. M. Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 1 ed. Belo Horizonte: Recóleo, 2009.

ROCKSTRÖM, J; et al. Planetary Boundaries: Exploring the Safe Operating Space for Humanity. Ecology and Society, vol 14, n.2, art. 32.