Autores

Assis Jr, P.C. (CESP/UEA - SEDUC/AM) ; Batista, I.A. (CESP/UEA-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Costa Filho, M.A.L. (CESP/UEA-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Guerreiro, D.B. (CESP/UEA-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Rodrigues, E.M. (CESP/UEA-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Santos, H.C. (CESP/UEA-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Souza, J.M. (CESP/UEA-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Souza, T.G. (CESP/UEA-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)

Resumo

Nas discussões sobre o ensino da Química, percebe-se claramente a necessidade da utilização de novas estratégias e métodos mais interessantes para os estudantes. Sendo assim, a elaboração de novas práticas pedagógicas têm sido uma constante na rotina das escolas na tentativa de relacionar o meio ambiente com o ensino da Química. Estamos em presença de grandes situações ambientais encontradas nas escolas públicas de Parintins - AM, e o desenvolvimento deste trabalho foca na conscientização ambiental. Construir uma horta escolar, como alternativa de educação ambiental, voltada para sensibilizar ou restabelecer a harmonia entre os alunos da escola e o ambiente que os cerca foi o ponto de partida para aplicar uma prática que resultou num manual de construcao de uma horta escolar.

Palavras chaves

educação ambiental; ensino da química; sustentabilidade

Introdução

As técnicas utilizadas na construção da horta escolar contribuem para os alunos compreenderem o perigo na utilização de agrotóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente; proporciona uma compreensão da necessidade da preservação do meio ambiente escolar; desenvolve a capacidade do trabalho em equipe e da cooperação; proporciona um maior contato com a natureza, já que os alunos, hoje em dia, estão cada vez mais afastadas do contato com a natureza. Proporciona também a modificação dos hábitos alimentares dos alunos, além da percepção da necessidade de reaproveitamento de materiais tais como: garrafas pet, embalagens tetra pak, coposdescartáveis, entre outros. Tais atividades auxiliam no desenvolvimento da consciência de que é necessário adotarmos um estilo de vida menos impactante sobre meio ambiente bem como a integração dos alunos com a problemática ambiental vivenciada a partir do universo da horta escolar. Numa horta escolar há possibilidade de se trabalhar diversas atividades, dentre as quais, os conceitos, princípios, o histórico da agricultura, a importância da educação ambiental, a importância das hortaliças para a saúde. Além das aulas práticas onde se trabalham as formas de plantio, o cultivo e o cuidado com as hortaliças. A Educação Ambiental representa uma ferramenta fundamental para estabelecer uma ligação mais estreita entre o ser humano e a natureza. Uma transformação social de caráter urgente que busque conforme Sorrentino (2005), a superação das injustiças ambientais e sociais na humanidade.

Material e métodos

A metodologia adotada neste trabalho permitiu, o envolvimento dos alunos e o corpo docente da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles da cidade de Parintins-AM, num trabalho multidisciplinar, em que todos os envolvidos estavam concretizando cada vez mais, um processo educacional que visa no desenvolvimento de consciência ambiental e sustentável. Foram envolvidos na execução do trabalho um professor do Centro de Ensino Superior (CESP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)do curso de Licenciatura em Química, três professores do Ensino Médio da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles (SEDUC), três turmas do ensino médio (uma turma de cada série) e sete alunos do curso de Licenciatura em Química da UEA. A metodologia adotada no desenvolvimento do trabalho foi dividida em oito etapas. 3.1 Levantamento de conhecimentos prévios sobre educacao ambiental. 3.2 Escolha do local apropriado para construção da horta. 3.3 Limpeza do local. 3.4 Construção da horta, com a participação dos alunos para mostrar a grande importância da utilização da adubação orgânica no sentido de produzir hortaliças saudáveis e sem agrotóxicos. 3.5 Confecção de uma Composteira. 3.6 Preparo do solo (adubação). 3.7 Plantio de hortaliças. 3.8 Fechamento do Projeto com a construção do Manual.

Resultado e discussão

O trabalho foi realizado numas turmas do Ensino Médio do turno matutino nas aulas de Química de uma escola da rede pública da cidade de Parintins-AM. O trabalho foi realizado em etapas que foram assim executadas: 1-FERRAMENTAS: enxada, ancinho, pá, regador, luvas e terçado; 2-LOCALIZAÇÃO: boa luminosidade, terreno plano, longe de esgotos ou qualquer lugar que traga malefícios para as hortaliças; 3-LIMPEZA DO LOCAL: limpeza da área roçando e capinando somente o mato no local da horta, demarcação dos canteiros, retirada de torrões com enxada; 4-CONSTRUÇÃO DA COMPOSTEIRA: construção em recipientes de plástico e madeira, diversas formas e tamanhos; 5-PROCESSO DE COMPOSTAGEM- fez-se utilizando-se apenas o que pode compostar com sobras de frutas, legumes verduras e cascas de ovos, pó e borra de café, galhos, restos de folhas, etc.; 6-PREPARO DO CANTEIRO: após a formação do adubo natural, foram colocados os canteiros por cima da terra; 7-SEMENTES E HORTALIÇAS: foram compradas sementes verificando a data de validade e o percentual de germinação. 8-PLANTIO DE SEMENTES: os alunos foram orientados para o plantio adequado, a terra foi deixada fica "fofa", foram feitas pequenas covas para a sementes. Foi criada uma área verde produtiva pela qual os alunos sentem-se responsáveis e com isso o reconhecimento do potencial orgânico dos restos descartados. Alunos agora tem uma visão crítica sobre a importância do alimento saudável cultivado em um ambiente natural, de onde pode-se extrair a complementação para a merenda escolar. O produto final do trabalho foi a horta e um manual para ser distribuído nas escolas do município para a construção e passo a passo.

Construção da Horta Escolar.

Passo a passo da construção da Horta Escolar da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles da cidade de Parintins-AM.

Alunos da Escola Tomaszinho Meirelles e da Universidade do Estado do A

Alunos que participaram da construção da Horta Escolar da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles e Acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas.

Conclusões

A partir do trabalho coletivo para construir a horta, os alunos e os envolvidos além de aprenderem técnicas de plantio, aprendem também boas práticas ambientais de como preservar o meio ambiente através da reutilização (reciclagem e compostagem), em que garrafas servem como proteção da horta e resto de lixo orgânico vira adubo. A importância de se ter uma horta na escola e que ela serve tanto para enriquecer a alimentação como para auxiliar na mudança dos hábitos alimentares dos alunos e o mais importante que é construir uma noção inovadora nos envolvidos do trabalho.

Agradecimentos

Escola Estadual Tomazsinho Meirelles; SEDUC-AM; Centro de Ensino Superior de Parintins (CESP) da Universidade Eatadual do Amazonas (UEA).

Referências

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