Autores

Carvalho, W.B. (IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ) ; Carvalho, C.V.M. (IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ) ; Mendonça, R.B. (IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ) ; Moreira, D.A. (IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ) ; Souza, J.A.R. (IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ)

Resumo

É necessário criar iniciativas e práticas voltadas à preservação ambiental para que sejam formados cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Desse modo, o presente trabalho foi direcionado para alunos das três séries dos Cursos Técnicos de Nível Médio e graduandos de diferentes Cursos Superiores do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, onde aplicou-se um questionário aos alunos envolvidos, pelo meio da qual buscou-se diagnosticar a diferença entre os níveis de conscientização ambiental do público- alvo, devido à maturidade e níveis social e escolar.

Palavras chaves

Educação ambiental; Conscientização; Descarte de lixo

Introdução

A aquisição de conhecimentos relacionados ao tema meio ambiente deve contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global (BRASIL, 1997). Para isso, é necessário criar iniciativas e práticas voltadas à preservação ambiental, cabendo às escolas o oferecimento de meios efetivos para que cada aluno compreenda as ações humanas e suas consequências para os outros seres vivos e o ambiente.(FARIAS et al., 2012). Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de alunos de diferentes faixas etárias, classes sociais e níveis de escolaridade do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, quanto à importância da responsabilidade ambiental.

Material e métodos

Este trabalho foi direcionado para alunos das três séries dos Cursos Técnicos de Nível Médio e graduandos de diferentes Cursos Superiores do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, por meio de um estudo de caso, onde aplicou-se um questionário aos alunos envolvidos, pelo meio da qual buscou-se diagnosticar a diferença entre os níveis de conscientização ambiental do público-alvo, devido à maturidade e níveis social e escolar. O questionário foi aplicado para 200 alunos dos diferentes públicos-alvo, apresentando quatro questões objetivas que identificavam a renda familiar, a faixa etária e os hábitos quanto ao descarte do lixo produzido em casa e no ambiente escolar, e uma questão discursiva, para avaliar o conhecimento prévio do aluno quanto à importância da responsabilidade ambiental para manutenção da vida.

Resultado e discussão

Os dados obtidos quanto aos diferentes níveis sociais evidenciam que este não é o fator determinante na conscientização ambiental. Já os dados referentes à maturidade, nível de escolaridade e responsabilidade ambiental são apresentados na Figura 1, onde observa-se que uma quantidade superior de alunos de Cursos de Graduação, cuja a faixa etária é maior, apresentam hábitos considerados corretos quanto ao descarte de lixo e separação de materiais recicláveis, dentro e fora do ambiente escolar. Dos 200 alunos do Ensino Médio e Técnico que responderam ao questionário, 27% jogam o lixo no chão, ou seja, 73% jogam o lixo na lixeira, mas desses alunos, apenas 35% têm hábitos de separar o lixo orgânico do reciclável, representando um total de 51 alunos do nível médio pesquisados. Considerando os 200 alunos que são estudantes de graduação, 87% jogam o lixo na lixeira, o que representa que 13%, apesar de frequentar a escola no mínimo 12 anos, ainda possuem o hábito de jogar lixo no chão. Dos 87% dos alunos de graduação que jogam lixo na lixeira, 61% separam o lixo orgânico do reciclável, o que representa 106 alunos dos 200 que foram questionados. Apesar dos alunos de faixa etária mais elevado possuírem maior conscientização ambiental, ainda é alto o índice de alunos desse grupo investigado, que não apresentam o mínimo de responsabilidade ambiental, que é jogar o lixo no lixo, indicando que a educação ainda tem muito o que avançar frente a essa temática.

Figura 1

Diferença entre os hábitos de descarte do lixo entre alunos de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade.

Conclusões

Percebe-se que o nível social não é determinante na conscientização ambiental dos alunos, porém, a diferença na maturidade, o que se relaciona diretamente com a escolaridade mais avançada, é decisiva frente à responsabilidade ambiental do descarte correto e reciclagem do lixo produzido. Portanto, a educação ambiental é um tema que deve ser trabalhado desde os anos iniciais da vida escolar, como proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN)(BRASIL, 1997 através dos Temas Transversais, para que posteriormente sejam formados cidadãos comprometidos e conscientes ambientalmente.

Agradecimentos

Ao CNPq e Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : meio ambiente, saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FARIAS, M. F.; MEDEIROS, J. L.; AZEVEDO, D. S.; MARACAJÁ, K. F. B. Consumo, sustentabilidade e responsabilidade social: o papel dos professores na tentativa de sensibilizar os alunos através da educação ambiental. Revista Querubim, v. 2, n. 16, p. 106-112, 2012.