Autores

Ventura de Queiroz, B. (UFC) ; David dos Santos, J. (UFPE)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma atividade para se trabalhar o método científico utilizando os eixos temáticos com estudantes do Ensino Médio, na perspectiva de divulgação e escrita científica. A atividade ocorreu durante o 2º semestre de 2012 na Escola de Ensino Médio Edson Corrêa (Caucaia – CE) nas aulas de Química. O projeto atingiu cerca de 50 alunos, onde estes tiveram que desenvolver uma pesquisa científica de acordo com um eixo temática sob a orientação do professor e em seguida apresentada pelos educandos em sala de aula na forma de mini-congresso. A atividade mobilizou os alunos e fizeram com que estes saíssem da situação de alunos passivo de conhecimentos e fossem para um contexto em que eles tiveram que construir seu próprio conhecimento.

Palavras chaves

Ensino de Química; Método Científico; Eixos Temáticos

Introdução

A ciência está presente no cotidiano, mesmo muitos não percebendo isto, o ar que respiramos é uma mistura gasosa, o sabão que lavamos as mãos foi feito com hidróxido de sódio (NaOH), os alimentos que chegam na nossa mesa passa por processos químicos, principalmente aqueles industrializados. E como tomamos conhecimento dessa ciência? Por isso, existe a linguagem científica tão usada pelos cientistas, que adotam o método científico. Segundo Galliano (1986), método científico é um instrumento utilizado pela ciência na sondagem da realidade, formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais os problemas científicos são formulados e as hipóteses científicas são examinadas. No contexto atual a metodologia científica (MC) é usada pelos acadêmicos das universidades nos cursos de licenciaturas predominantemente nos últimos semestres, onde o estudante precisa conhecer o método científico para fazer TCC ou monografia, no entanto MC deveria ser usada sob a ótica da pesquisa em outras disciplinas durante a graduação. Sendo usada poucas vezes durante a formação acadêmica, o licenciando certamente não aplicará com seus alunos secundaristas quando professor. Muitos teóricos defendem o método científico e a pesquisa como algo essencial nos bancos escolares. Segundo Pagotto (1998), é preciso trazer a pesquisa para a sala de aula, dando concretude ao conhecimento construído. A proposta deste trabalho é apresentar uma atividade desenvolvida nas aulas de Química com estudantes do Ensino Médio em 2012, cujo objetivo era desenvolver nos alunos o método científico aplicado com eixos temáticos de Química. Com isso, acredita-se que essa seja uma proposta que venha favorecer o aprendizado dos educandos e despertar o interesse pelos estudos.

Material e métodos

A metodologia de ensino foi aplicada na Escola de Ensino Médio Edson Corrêa (Caucaia – CE) durante o ano letivo de 2012 com cerca de 50 alunos do 3º ano. Antes de apresentar a proposta para os estudantes foi aplicada a dinâmica do amendoim, esta teve como intuito mostrar para os alunos como funciona o método científico. Em seguida foi questionada para os alunos a pergunta inicial: “Como a Química pode contribuir para um mundo melhor?” A partir desta pergunta o docente de Química apresentou através de slides, os seguintes eixos temáticos: Química e os alimentos, lixo, a química da atmosfera, água, química da estética, petróleo e a química da saúde. Cada eixo temático foi dado para uma equipe de alunos e para cada grupo um artigo científico de ensino de Química sobre o eixo temático. O objetivo da proposta era iniciar nos alunos a atividade científica, para isto foi dado um tempo de pesquisa, um mês, neste período os discentes tiveram que propor um projeto científico para pergunta inicial ou um experimento científico, ambos seguindo os eixos temáticos. A etapa de pesquisa foi acompanhada de perto do professor. Na culminância do projeto os alunos fizeram a etapa de divulgação científica, socializando as ideias através de apresentações formais (mini – congresso) e realizaram também a parte de escrita científica, entregando um resumo na forma de artigo. Por fim, foi aplicado um questionário para os estudantes avaliarem as contribuições pedagógicas do projeto.

Resultado e discussão

Percebeu-se que os alunos ficaram empolgados com a proposta e se mostraram dispostos a realizar a pesquisa. Segundo os resultados dos questionários, 62% dos estudantes nunca haviam desenvolvidos uma pesquisa de campo acompanhado do professor, como esta, durante sua vida escolar; este dado ilustra que muitas pesquisas de campos na escola em questão acontecem sem a presença do professor (orientador) e este trabalho vem para reforçar que a participação do educador seja mais intensa no cotidiano do aluno, existindo assim, uma relação orientador-orientando. 43% dos alunos afirmaram ter tido dificuldades na pesquisa, este dado era esperado, uma vez que as pesquisas científicas em ambientes acadêmicos e mesmo em escolas podem ter obstáculos, como falta de material de consumo, de recursos financeiros entre outras. Uma das equipes apresentou como experimento um processo alternativo de filtração de água, utilizando cascalho, areia e algodão, este grupo tinha como eixo temático a água. Já outro grupo apresentou como resultado de sua pesquisa um creme capilar caseiro feito de alimentos (banana, iogurte etc.), esta equipe tinha como eixo temático a química da estética. Os demais grupos optaram por apresentar propostas de pesquisas como a equipe da temática lixo que propôs a ideia de colorir baldes e coloca-los no pátio da escola para ser feito a coleta seletiva. Enquanto a equipe da temática a química dos alimentos propôs a verificar os rótulos de alimentos industrializados para comparar o quanto de açúcares e sal continham em cada alimento. O mini-congresso se deu com a participação dos alunos interagindo com os colegas através de debates com perguntas.

Conclusões

Com a realização deste trabalho, constatou-se que, o uso do método científico com pesquisa pode ser uma importante ferramenta pedagógica em que coloca o aluno numa situação onde ele constrói seu próprio conhecimento, visto que neste trabalho o docente mesmo acompanhando os alunos de perto o deixou livre para criar e pesquisar. Os eixos temáticos nesta pesquisa foram utilizados para contextualizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes. Enfim, a pesquisa teve uma boa aceitação dos estudantes e acredita-se que tenha contribuído para a formação dos alunos como futuros pesquisadores.

Agradecimentos

À Escola de Ensino Médio Edson Corrêa (Caucaia – CE) pelo espaço concedido para realização desta pesquisa.

Referências

PAGOTTO,M.D.S. A organização das licenciaturas: práticas e perspectivas de mudanças. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 9; 1998, Águas de Lindóia. Anais ... Águas de Lindóia, 4-8 maio 1998. p. 376-385

GALLIANO, A. Guilherme. O método científico - teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.