Autores

Roberllan Medeiros de Siquira, D. (IFPE) ; de Oliveira Silva, G. (IFPE) ; Maria de Santana, J. (IFPE) ; Kássia Reis de Araújo, D. (IFPE) ; Pascífico da Silva, J. (IFPE) ; Pereira dos Santos Junior, O. (IFPE)

Resumo

O aumento populacional e o crescimento da economia provocaram um aumento da degradação do meio ambiente, devido à exploração desordemada dos recursos naturais. Como tentativa de amenizar os efeitos da industrialização e do avanço da tecnologia se faz necessário uma intervenção no consumo inconsciente e desperdício da energia elétrica. O presente estudo faz parte do projeto “Agenda 21” desenvolvido pelos alunos do 2º período(2013) do curso de Licenciatura em Química do IFPE-Campus Vitória de Santo Antão tem como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica do IFPE, sobre os benefícios e as formas de economizar energia. Foi realizado um teste com a instalação de dois painéis fotovoltáicos na tentativa de a partir deles gerar energia suficientes para comportar duas TVs LCD.

Palavras chaves

Energia Solar; Economia; Consciência Ecológica

Introdução

O crescimento populacional acompanhado do desenvolvimento econômico, e o aumento do consumo implicou na origem de problemas ambientais, cuja solução tornou-se grande desafio para pesquisadores, governantes e ambientalistas de todo o mundo. Em meio a essa evolução, tornou-se essencial a conquista da qualidade de vida sem o comprometimento da integridade do planeta, ou seja, são necessárias atitudes sustentáveis. Por meio do desenvolvimento sustentável, é possível manter a comodidade adquirida e amenizar os danos aos recursos naturais, valendo-se de ações de eficiência energética e potencializando o processo (PUCRS,2010). Nesse contexto, combater o desperdício de energia elétrica através do incentivo ao consumo consciente é fundamental, tanto na redução de custos para o país quanto para o consumidor, além de contribuir, decisivamente, para a redução dos impactos ambientais, induzindo à modernização industrial, enfatizando valores fundamentais, especialmente em um país em desenvolvimento, que não pode desperdiçar seus recursos (PUCRS,2010). Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, evitar que as portas de freezers e geladeiras fiquem abertas desnecessariamente, manter as janelas e as portas fechadas quando o ar condicionado estiver sendo usado, utilizar sensores de presença nos ambientes pouco utilizados, fazer uso da energia fornecida pelo sol e pelo vento, são exemplos de medidas que podem ser realizadas, e que contribui para redução do gasto desnecessário de energia. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo conscientizar os alunos, professores e servidores do Instituto Federal de Pernambuco–IFPE Campus Vitória de Santo Antão sobre os benefícios de economizar energia e quais danos o consumo de forma exacerbada pode causar ao meio ambiente.

Material e métodos

O estudo é de natureza qualitativa do tipo descritivo de campo. Esta sendo desenvolvido no Instituto Federal de Pernambuco–IFPE Campus Vitória de Santo Antão. Apresenta como sujeitos alunos, professores e servidores da Instituição. Serão ministradas palestras a respeito da importância de economizar energia enfatizando as diversas formas de obtê-la e serão distribuídas cartilhas educativas no Campus, com dicas de economia de energia. O projeto conta com a parceria do curso Técnico em Eletroeletrônica do IFPE–Campus Afogados da Ingazeira, que participou cedendo as placas solares, bem como apoio técnico e estudo de equipamento, a partir de sucata, para conversão de energia suficiente para que dois televisores (LCD, MARCA,com consumo aproximado de 0.17 kW/h) da cantina e do corredor da escola funcionem com a energia captada das placas solares. Entre os dias 21 e 25 de outubro de 2013, ocorreu no Campus a Semana de Ciência e Tecnologia, onde através de uma parceria com o curso de Eletroeletrônico do Campus Afogados da Ingazeira foi realizado um teste com dois painéis solares (dispositivos utilizados para converter a energia solar em energia elétrica), essa é uma forma limpa e inesgotável de obter-se energia, os equipamentos foram montados pelo professor Janailson do IFPE–Campus Afogados da Ingazeira esteve conosco para montar os painéis junto com os alunos envolvidos no projeto. Através do projeto, foi ministrada uma palestra no I Fórum de Aprendizagem do IFPE–Campus Belo Jardim, pelos alunos participantes do projeto com a finalidade de incentivar os alunos a criarem também uma Agenda 21 para a escola, em busca de soluções dos problemas que eles convivem.O projeto tem prazo indeterminado, pois, a intenção é que a causa seja abraçada pelas futuras turmas do curso.

Resultado e discussão

Com a implantação desse projeto pretende-se ter um desenvolvimento na conscientização dos discentes, docentes e servidores do IFPE-Campus Vitória de Santo Antão. Através de debates, palestras e mesas redondas que deverão acontecerão menos, uma vez ao mês onde irá discutir o que pode ser feito na própria Instituição, além de palestras enfatizando a verdadeira situação do planeta. A partir destes encontros os melhores caminhos para que se obtenham os melhores resultados e avanços no uso sustentável da energia elétrica surgiram eventualmente. A energia solar nos dias de hoje é uma das fontes renováveis mais utilizada, pois mostra ser bastante eficaz (captura 1 kWh/m2 dia), mesmo tendo um custo elevado. Pesquisa de mercado trás uma média de R$ 650,00 por placa (1470x 680x 25 mm), no nosso ensaio utilizamos dois painéis com três placas cada (captura de 3 kWh/dia, por painel). Os televisores do experimento possuem 100 W de potência (padronização para efeito de cálculo, simulador Copel,disponível em: http://www.copel.com/hpcopel/simulador) e gera um consumo de 42 kWh/ mês (admitindo um consumo de 14 horas/dia), que, segundo o simulador, provoca um custo mensal de R$ 16,65 por televisor/mês (R$ 199,80/ano). A utilização dos dois painéis é suficiente para comportar os dois televisores do ensaio (consumo de aproximadamente 3 kWh/dia), admitindo as perdas nos demais equipamentos da estrutura, com sobra para outras aplicações (tomadas para recarga de eletroeletrônicos, outros televisores e etc).

Conclusões

Nosso projeto foi desenvolvido a fim de conscientizar a comunidade acadêmica do IFPE-Campus Vitória de Santo Antão a respeito do uso consciente da energia elétrica, bem como a redução deste consumo. Porém, sabemos que apenas ações isoladas não são suficientes para que bons resultados aconteçam. Para mudarmos a realidade e atingirmos um resultado significativo, é necessária uma conscientização coletiva, que envolvam todos que formam essa instituição, pois, participar e agir pela mudança sustentável também faz parte do exercício da cidadania.

Agradecimentos

Primeiro agradecer a Deus e a todos os que fazem parte desse projeto.

Referências

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
MANZINI, E.; VEZZOLLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2002.
PUCRS. USE - Uso Sustentável da Energia: Manual de Economia de Energia. Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://www.pucrs.br/biblioteca/manualuse.pdf>. Acesso em 17 fev. de 2014.