Autores

Arruda, E.H.P. (IFMT) ; Leão, M.F. (IFMT) ; Pinheiro, D.O. (UEL)

Resumo

Na química a prática é tão importante quanto à teoria uma vez que possibilita assimilar mais facilmente os conceitos estudados.O estudo utilizou a experimentação para estimular o estudo da química.Seu objetivo foi evidenciar a importância de atividades práticas para proporcionar uma melhor aprendizagem.A prática envolveu 46 estudantes da Escola Estadual 13 de Maio,Tangará da Serra-MT.Foram realizados experimentos com material alternativo.Foi realizado levantamento sobre a aceitação de aulas práticas.Constatou-se que nenhum experimento tinha sido realizado este ano,81% dos alunos gostariam de ter mais atividades práticas e 95% acreditam que isto favorece a compreensão dos conteúdos.Conclui-se que essas atividades permitem aos educandos observar, investigar e reconstruir conceitos.

Palavras chaves

Aulas experimentais; Metodologia de ensino; Material Alternativo

Introdução

Na Química, podemos distinguir duas atividades: a teoria e a prática. Esta última ocorre no manuseio e transformação de substâncias. Acredita-se que os conceitos por ela abordados podem ser melhor compreendidos se forem trabalhados de forma a complementar a teoria com a prática. A construção dos conhecimentos químicos deve ser encharcada na realidade, vivenciar o ensino da Química dentro de uma concepção que relacione a ciência com a prática (CHASSOT, 2003).Tais conhecimentos podem ser adquiridos a partir do cotidiano dos estudantes. Cardoso & Colinvaux (2000) sugerem que o estudo da química possibilite ao homem o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo que o cerca, para que possa analisar, compreender e utilizar os conhecimentos do cotidiano a seu favor, tendo condições de posicionar-se diante de situações que interferem em sua qualidade de vida. Neste sentido, ensina-se Química então, para permitir que o cidadão possa interagir melhor com o mundo (MALDANER, 2003). Segundo Santos (2000), a dualidade teoria e prática do ensino de Química deve ser evidenciada como uma ação fundamental. Entretanto, Chrispino & Faria (2010) alertam sobre o modismo de aulas práticas se objetivos claros no ensino de Química, pois muitas vezes, os estudantes vão ao laboratório simplesmente fazer experiências, desconexas com o qual está sendo estudado, isto quando vão ao laboratório. Em outras palavras, não podemos fazer a prática pela prática, mas sim ter claro onde se quer chegar com a atividade. Este estudo visa contribuir com a reflexão de educadores, para que viabilizem atividades práticas em suas aulas para que a experimentação seja utilizada como estratégia de ensino que aproxime os estudantes do objeto de aprendizagem, ligando teoria e prática, conteúdos escolares e a vida.

Material e métodos

O estudo caracteriza-se como um relato de experiência que é a descrição dos resultados da pesquisa com caráter mais informal e que possibilita utilizar uma linguagem que dá mais vida e significado para leitura (MEDEIROS, 1997). A pesquisa ocorreu no 1º semestre de 2014 com 46 estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, Tangará da Serra-MT. Nesta ocasião ocorreram aulas teórico-práticas sobre “Fenômenos Químicos e as evidências das reações”. Os experimentos químicos escolhidos observaram os conteúdos estudados no momento pela turma e utilizavam material alternativo, tais como: bicarbonato de sódio, vinagre, sal, cal, leite, entre outros. Um deles abordou a reação química de oxidação que ocorre com o cobre. Para isto, foi utilizada solução de vinagre com 3 colheres de sopa de sal e moedas de 5 centavos, que estavam com aspecto de velhas. Essa solução reage com o cobre das moedas removendo qualquer oxidação do metal. A superfície das moedas se tornaram brilhantes e com aparência de novas. Este experimento não teve somente o intuito atrativo, mas de perceber os fenômenos envolvidos e dar sentido a teoria estudada em sala de aula. Foi aplicado um questionário para verificar a aceitação de atividades práticas e suas percepções se os experimentos favorecem a compreensão dos conteúdos químicos. O questionário continha as seguintes questões: Você realizou aulas práticas envolvendo experimentos, neste ano? Você gosta quando o professor realiza alguma atividade prática em sala de aula? Você considera que as aulas práticas podem ajudar na compreensão dos conteúdos estudados? O intuito do trabalho foi fomentar a discussão entre educadores e refletir se o recurso da experimentação contribuir para um ensino significativo.

Resultado e discussão

Inicialmente foram realizados alguns experimentos utilizando material alternativo para evidenciar a importância da experimentação no ensino da química. Há que se ressaltar que os professores da Escola Estadual 13 de Maio, não realizam aulas práticas em laboratório, por vários motivos como: não ter um espaço apropriado para os experimentos, não ter um laboratorista que os dê suporte para organizar as aulas, por falta de matérias suficientes como reagentes e equipamentos, e até mesmo por receio (medo) de que aconteça algum acidente, e o professor seja responsabilizado. Um dos experimentos realizados está ilustrado na figura a seguir.Observa-se, nesta ilustração, que a reação química é atrativa devido a alteração na coloração, mudanças perceptivas no aspecto, sem contar que se utilizou-se de elementos do cotidiano dos estudantes. A experimentação favorece o estabelecimento de relações entre a prática realizada e a teoria estudada. Os entrevistados apresentam maior faixa etária entre 16 e 17 anos, sendo eles 10 meninos (22%) e 36 meninas (78%). Entre eles, 52% desses estudantes tem 17 anos. Na avaliação, foi possível analisar que todos os alunos responderam que não realizaram aulas práticas envolvendo experimentos, neste ano, seja em laboratório ou ambiente de sala, tendo em vista que o ambiente escolar não possui laboratório de química. Do público, 81% dos estudantes gostam quando o professor realiza alguma atividade prática em sala de aula. Desses investigados, 95% consideram que as aulas práticas podem e/ou poderiam ajudar a compreender melhor a disciplina de Química. Estas afirmações corroboram o pensamento de Santos (2000) que acredita em um ensino complementar entre teoria e prática. também ressalta-se a importância de realizar experimentos com um objetivo definido.

Experimento sobre reações químicas ocorridos na natureza

Atividade desenvolvida durante a palestra teórico- prática que utilizou materiais alternativos

Percentual dos estudantes que responderam as duas últimas perguntas do

Percentual dos estudantes, que gostam de atividade prática; e que consideram que as aulas práticas poderiam ajudar a compreender melhor a disciplina.

Conclusões

De acordo com as discussões realizadas pelo estudo, é possível verificar que existe relevância o desenvolvimento de atividades práticas nos processos de ensino e de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio, uma vez que permite maior articulação da teoria com a prática e, com isso, dar mais significado à aprendizagem. Este trabalho, portanto demonstra que no ensino de Química, aliado a realização de aulas práticas, mesmo que não tenha laboratório montado na escola, é favorecido e possibilita que os estudantes desenvolvam aprendizagens significativas ao estudarem os conceitos químicos.

Agradecimentos

Ao IFMT pela excelente formação proporcionada e a Escola Estatual 13 de maio pela oportunidade.

Referências

CARDOSO, S. P; COLIVANUX, D. Explorando a Motivação para Estudar Química. Química Nova. Injuí: Unijuí, v.23, n.3, 2000.
CHASSOT, A. A Educação do Ensino de Química. In: Questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 3.ed. 2003.
CHRISPINO, Álvaro; FARIA, Pedro. Manual de Química Experimental. 1. ed. Campinas: Editora Átomo, 2010. v. 1. 253p.
MALDANER, O. A. A formação Inicial e Continuada de Professores de Química, Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003.
MEDEIROS, João B. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 3.ed.. São Paulo: Atlas, 1997.
SANTOS, W. L. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.