Autores

Nabiça, M.G. (FAQUI/ UFPA) ; Pereira, C.C. (FAQUI/ UFPA) ; Amador, D.H.T. (FAQUI/ UFPA) ; Reis, A.R.P. (FAQUI/ UFPA)

Resumo

A finalidade deste trabalho é expor a contribuição da observação no Estágio Supervisionado I, em turmas da 8° série do ensino fundamental, desenvolvida na Escola de Aplicação da UFPA em Belém do Pará. As atividades de observação foram executadas no período de 29 de abril a 27 de junho de 2013, foi realizado o acompanhamento através da observação das aulas, com a participação dos graduandos em resoluções de exercícios, ajuda em caso de dúvidas aos alunos, correção de atividades avaliativas e participação no sábado recreativo e festa junina. Ao decorrer das atividades, executadas pelo professor atuante da escola, foi possível vivenciar a rotina de um educador, proporcionando a experiência dos discentes em química no âmbito escolar, desta forma o aprimorando como futuro professor.

Palavras chaves

Estágio; Observação; Experiência

Introdução

“Atualmente, dispomos de inúmeros estudos e investigações que nos revelam que cursos de Licenciatura em Química/Ciências apresentam inúmeros problemas, já que não estão formando professores capazes de atuar adequadamente nas escolas de ensino fundamental e médio de nosso país” (SILVA; SHNETZLER, 2008), vários fatores influenciam em uma formação acadêmica, como a falta de experiência que um recente formado na área da educação pode vim a ter. Sendo assim, o estágio supervisionado é um dos elementos que proporciona o primeiro contado do graduando com seu futuro campo de atuação. Através das vivências no estágio, o discente irá observar o professor atuante da escola e irá se identificar, ou não, com as técnicas utilizadas pelo educador em sala de aula, como postura, tom de voz, o uso do quadro e utilizações de ferramentas didáticas para o ensino, contribuindo com o desenvolvimento de sua própria prática pedagógica, passando a ”enxergar a educação com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compõem” (JANUARIO, 2008). O estágio supervisionado é uma disciplina de fundamental importância na formação dos professores ao longo do curso de licenciatura em química da UFPA. O estudante deverá cumprir 400 horas de estágio em escolas do ensino médio e fundamental, divididas em quatro disciplinas curriculares nos dois últimos anos do curso. Este trabalho refere-se a atividades desenvolvidas no período de 29 de abril a 27 de junho de 2013, como forma de “estabelecer um novo conhecimento sobre a docência e sobre as decisões e ações de aula, de maneira crítica e criativa” (LIMA; SANTOS, 2010).

Material e métodos

As atividades de estágio foram desenvolvidas no período de 29 de abril a 27 de junho de 2013, durante a disciplina curricular de estágio supervisionado I, vivências pedagógicas na 8° série do ensino fundamental na escola de Escola de Aplicação da UFPA em Belém do Pará. Onde foi feito o acompanhamento através da observação das aulas, com a participação dos graduandos em resoluções de exercícios, ajuda aos alunos em caso de dúvidas, correção de atividades avaliativas, com orientação do professor atuante, e a participação dos estagiários no sábado recreativo e festa junina, realizada no estacionamento da escola.

Resultado e discussão

Concluídas as atividades objeto da disciplina Estágio Supervisionado I, pode-se observar que o estágio é uma forma de proporcionar aos futuros professores a vivência da rotina de um profissional da educação, onde foi possível analisar o método que o professor atuante desenvolvia em sala de aula. Vivenciaram-se as dificuldades que um educador pode encontrar em uma escola, como a falta de uma boa infraestrutura escolar, pois a escola possuía uma grande infraestrutura, porém a sala de aula, mesmo havendo um sistema de refrigeração, não funcionava, ficando com um ambiente não agradável para estudo, além de não possuir banheiros adequados para os educandos. Foi notória a presença de alunos que necessitam de uma atenção diferenciada e professores preparados para encontrar uma turma heterogênea, pois se encontrou estudantes com diferentes tipos de comportamentos. Vale ressaltar que em uma das turmas, constava com uma aluna portadora de deficiência visual, onde a estudante assistia às aulas normalmente com os demais alunos, porém a sala de aula não oferecia os recursos necessários, bem como uma pessoa especializada para acompanhar a aluna nas atividades, pois somente o professor para orientá-la não era o suficiente. A escola possuía Laboratório de Química, onde foi utilizada para execução de um experimento demonstrativo. Sendo um espaço visualmente bom, porém não muito utilizado. Notou-se que os alunos não demonstravam interesse, porém ao se desenvolver o experimento, os alunos passaram a prestar atenção. A figura 1(a) apresenta as atividades do sábado coletivo. A Figura 1(b) a festa junina da escola. Sendo uns dos pontos positivos da escola, pois desta forma há a interação entre alunos, familiares dos alunos, estagiários e todo o corpo docente que compõe a escola.




Conclusões

Observou-se que o estágio proporcionou a experiência em sala de aula, onde foi possível se identificar, ou não, como um educador de química e vivenciar as dificuldades que um docente pode encontrar em uma escola. Além de ser possível analisar e pensar em metodologias para ser usado futuramente em sala de aula, com o propósito de despertar o interesse e facilitar a compreensão dos assuntos químicos.

Agradecimentos

UFPA, Escola de Aplicação da UFPA.

Referências

JANUARIO, Gilberto. O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, 2008. v. único.p. 1-8.

LIMA, G. B. V; SANTOS, M. L. B. Contribuição do Estágio Supervisionado para formação do futuro professor no Curso de Licenciatura em Química do IFPB. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.

SILVA, R. M. G; SHNETZLER, R. P. Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas . Quim. Nova, Vol. 31, No. 8, 2174-2183, 2008