Autores

Silva, H.R.R. (CESC/UEMA) ; Silva, J.T. (CESC/UEMA) ; Sousa, M.S. (CESC/UEMA) ; Magalhães, J.O. (CESC/UEMA) ; Alencar, J.M.F. (CESC/UEMA) ; Moura, K.R. (CESC/UEMA) ; Cunha, M.C. (CESC/UEMA)

Resumo

A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc.(PCN's. MEC/SEMTEC, 1999). A Química é citada pelos alunos como uma das mais difíceis e complicadas de estudar, e que sua dificuldade aumenta por conta de ser abstrata e complexa. A prática do uso do vídeo como recurso pedagógico traz a possibilidade de utilizar não somente palavras, mas também imagens (MORAN,2007). Nesse aspecto, vale ressaltar que os vídeos se utilizam de efeitos visuais(gráficos, animações, legendas etc.) para reforçar uma mensagem veiculada por esse recurso audiovisual.

Palavras chaves

Ensino de Química; Vídeos ; Recursos Didáticos

Introdução

O ensino de Química nas últimas décadas vem se aprimorando, pois nota-se um crescente aumento no número de publicações nos encontros e congressos voltados ao Ensino de Química, onde o processo de ensino-aprendizado vem ganhando espaço e inúmeras publicações na área. No sentido de promover interações entre educando e educador para tornar o aprendizado significativo, a criação dos PCN’s nas diversas áreas do conhecimento buscou inserir o educando em um processo educacional voltado à aquisição de conhecimentos que o possibilite tornar-se um cidadão capaz de associar os conhecimentos adquiridos na esfera educacional e usá-los em ações dentro de seu contexto social. Porém, o ensino, especificamente na disciplina de Química, está ainda muito limitado ao processo tradicional, visto que tanto os processos seletivos anteriores ao ENEM e os livros didáticos indicados se baseavam em questões conteúdistas que priorizavam a memorização e não a construção do conhecimento e apropriação da aprendizagem por parte do educando. As aulas tradicionais expositivas que usam como único recurso didático o quadro e o discurso do professor, não são alternativas únicas e nem as mais produtivas para o ensino de química. A utilização de meios alternativos para as aulas de química pelos docentes, principalmente no ensino médio nos traz uma nova forma de cativar os alunos, e abrir caminhos para a construção de conhecimentos em química.

Material e métodos

Com o objetivo de analisar a utilização de vídeos em sala de aula como recurso didático para o ensino de química, foi aplicado questionários a alunos e docentes em escolas do 1° ano do Ensino Médio da rede pública estadual no município de Caxias-MA. Os entrevistados foram indagados a respeito da utilização de vídeos como recurso didático para o ensino-aprendizagem de química. Após a aplicação dos questionários os dados foram analisados, codificados e apresentados em gráficos e tabelas.

Resultado e discussão

Ao se analisar os gráficos 1 e 2, na qual foram feitas perguntas direcionadas a respeito da utilização de vídeos como recurso didático para o ensino- aprendizagem de química utilizado nas escolas de ensino médio no município de Caxias-MA. No gráfico 1- Análise dos discentes na utilização de vídeos, onde os alunos relatam que poucos professores utilizam o vídeo como uma ferramenta de ensino aprendizagem em química e 95% dos discentes afirmaram que é necessário, pois facilita o aprendizado, atrai a atenção do aluno e é melhor para assimilar o assunto. Já no gráfico 2 – Análise dos docentes na utilização de vídeos, os professores relatam que tem muita dificuldade nas aplicações de vídeos, alegam não ter sala apropriada, falta de instrumento, perde muito tempo para montar e não encontram vídeos relacionados ao conteúdo aplicado. Os pontos positivos mostra uma visão prática da teoria deixando os alunos mais estimulados. Os pontos negativos se não usado corretamente pode tornar uma aula dispersa. O recurso mais utilizado para planejar e ministrar aula é o livro didático.

Gráfico 1



Gráfico 2



Conclusões

Portanto, pode-se perceber que os vídeos são de fundamental importância no auxilio das aulas de química, pois, possibilita tanto o professor quanto o aluno a saírem da mesmice da famosa aula tradicional, buscando assim romper barreiras e fugir do abstrato, o que vai levá-lo a ter uma aprendizagem mais significativa, fazendo-o relacionar o televisual com o cotidiano. E vale a pena pesquisar novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do sensorial, emocional, racional e do ético, do presencial e do virtual; de integração da escola, do trabalho e da vida.

Agradecimentos

CESC/UEMA

Referências

PARÂMETROS Curriculares Nacionais (PCN) – Ensino Médio; Ministério da Educação,
1999.
MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007.