Autores

Barra, N. (UFPA - CAMETÁ) ; Lopes, M. (UFPA - CAMETÁ) ; Pinheiro, E. (UFPA - CAMETÁ) ; Serrão, C.B. (UFPA - CAMETÁ)

Resumo

O cenário socioambiental vigente é marcado por inúmeros problemas, como a poluição do ar, do solo e da água, produção excessiva de resíduos, desmatamentos, queimadas, perda da biodiversidade, entre outros. Esses problemas são produzidos como resultado da relação desastrosa que o homem vem estabelecendo com os recursos naturais. O presente trabalho tem como objetivos ressaltar a importância de sensibilizar a comunidade escolar para as questões socioambientais; destacar a necessidade de destinar resíduos, no caso o óleo de cozinha, de forma correta para evitar os efeitos negativos para o meio ambiente realizando a prática da a produção de detergente como tentativa de diminuir os impactos causados por este resíduo. As atividades foram realizadas na E.M.E.F. Prof.ª Mª Valda Braga Valente.

Palavras chaves

Resíduo; Sensibilizar; Detergente

Introdução

O desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (C&T) fez surgir nas sociedades humanas inúmeras necessidades que para serem atendidas passaram a provocar sérios desequilíbrios nos ambientes naturais, ocasionado uma desordem global da biosfera (LEIS, 2001). Quanto mais necessidades são criadas, maior a exploração dos recursos naturais, maiores são os impactos nos ambientes naturais. Como consequência temos um aumento significativo na quantidade de resíduos produzidos. Neste trabalho abordaremos um tipo de resíduo produzido na cozinha da nossa casa: o óleo vegetal. E, como sabemos o processo de fritura é um método simplificado rápido e palatável para a maioria das pessoas (THODE FILHO et al., 2013) no entanto, o descarte do óleo, tanto pelas residências quanto pelos estabelecimentos comerciais, é feita de maneira imprópria, talvez por não existir consenso quanto à forma ideal de descarte, sendo lançados diretamente nos solos, corpos hídricos e rede de esgotos, tornando-se um resíduo potencialmente poluidor (THODE FILHO et al., 2013). Pensando em uma maneira de realizar atividades dentro do âmbito escolar que vinculasse o ensino da química em prol do meio ambiente, vimos a necessidade de ministra uma oficina para sensibilizar a comunidade escolar para as questões socioambientais, destacando a necessidade de destinar resíduos e ensinar a produção de detergente a partir do resíduo do óleo vegetal, visto que sua fabricação artesanal não requer muitos investimentos e conhecimentos, pois é um processo simples que utiliza insumos e objetos utilizados no dia a dia da maioria das pessoas, além de ser uma prática para o ensino da química, podendo abordar reações químicas, transformações químicas, mistura, polaridade, entre outros.

Material e métodos

Para a realização desse trabalho foi necessário a elaboração de um projeto para apresentação da intenção do grupo para o diretor da escola onde o trabalho seria desenvolvido, e esta passou então a divulgar a palestra e o curso, se responsabilizando também pela realização das inscrições das mães interessadas em participar da oficina. No primeiro momento da oficina foi realizada uma palestra o qual o objetivo era destacar as consequências da liberação do óleo residual no ambiente natural, buscamos também a sensibilização da comunidade escolar ressaltando que há formas interessantes de reutilizar esse resíduo, como por exemplo, produzindo detergentes. No segundo momento começamos a produção do detergente, onde utilizamos o resíduo do óleo vegetal coletado dias antes da oficina em restaurantes do centro comercial de nossa cidade, o qual ficou em repouso até que os resíduos maiores adquiridos com o processo da fritura se concentrassem no fundo do recipiente e em seguida realizamos o processo de filtração para a retirada de impurezas menores. Em um balde com a capacidade de 5 litros colocou-se 50g de soda caustica, a qual foi dissolvida com 30 ml de água (em temperatura ambiente). Em seguida adicionou-se 300 ml de resíduo de óleo vegetal e 100 ml de álcool. A mistura foi mantida por cerca de 20 minutos ou até que a mistura ficasse homogênea, sob agitação manual. E para finalizar a produção, adicionamos 1L de emulsão de ervas aromáticas para dar o aroma. Após a fase experimental, com o objetivo de contextualizar a prática desenvolvida, discutimos diversos temas relativos aos primeiros conceitos de química para o ensino fundamental, tais como: reações químicas, transformações químicas, mistura, polaridade, além dos principais impactos ambientais causados pelo resíduo.

Resultado e discussão

Realizamos várias pesquisas relacionadas ao assunto e pudemos perceber que o resíduo do óleo vegetal é pouco reutilizado para outros fins, sendo a grande maioria descartada inadequadamente, foi então que decidimos realizar atividades capazes de não somente ajudar o planeta em que vivemos como também relacionar o ensino da química com a questão ambiental. A produção de detergente a partir do resíduo do óleo vegetal foi a escolhida não somente pela reutilização do resíduo, impedindo que este alcance o meio ambiente na sua forma mais prejudicial, como também por se tratar de uma prática rápida e simples e que envolve ensinos relacionados a química. A receita selecionada foi realizada várias vezes utilizando-se de diferentes essências onde pudemos observar a variação nas cores de acordo com a essência utilizada. Observamos também o quanto o álcool e o movimento na hora da mistura dos ingredientes, são importantes para que se atinja o ponto da receita. Durante a realização da palestra e da oficina (Figura 1 e 2) observamos o entusiasmo das mães em estarem aprendendo uma nova maneira de ajudar na preservação do meio ambiente e também de diminuir alguns custos das despesas do lar, pois o detergente é um produto bastante utilizado em várias atividades do lar. Procuramos mostrar com essa prática, uma alternativa de aumentar a renda familiar dessa comunidade, através da formação de associações entre moradores, podendo estes estar produzindo e vendendo esse produto. A partir do momento que se obteve o detergente, cada mãe levou uma porção de sua própria produção e nós, obtivemos uma maior satisfação em poder ajudar o meio em que vivemos desenvolvendo práticas para o ensino da química em prol do meio ambiente.

Figura 1

Palestra sobre reciclagem e meio ambiente – CUNTINS – UFPA

Figura 2

Mães realizando a prática da produção do detergente

Conclusões

O cenário socioambiental vigente exige a realização de atividades educativas que possibilitem a reflexão e a sensibilização das pessoas. Concluímos que com este trabalho conseguimos sensibilizar e provocar reflexões necessárias para o inicio de transformações importantes na forma de como nos relacionamos com o meio ambiente. Oportunizando a reflexão sobre como o nosso modo de vida vem alterando o funcionamento dos ecossistemas. Concluímos também que a prática pode ser desenvolvida com alunos do ensino fundamental maior, por envolver vários assuntos relacionados a química.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Deus e a toda comunidade da E.M.E.F. Prof.ª Maria Valda Braga Valente por ter nos recebido com tanto carinho.

Referências

LEIS, Héctor Ricardo. Ambientalismo: um projeto realista-utópico para a políticamundial. In: VIOLA, Eduardo, J. Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para as Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 15-43.

THODE FILHO,Sérgio; SENA Marcelo Fonseca Monteiro de; SILVA, Elmo Rodrigues da; CABRAL, Gabrielle Borges; MARANHÃO, Fabíola da Silveira. Sistema de análise estequiométrica para produção de sabão a partir do óleo vegetal residual: uma estratégia para redução do impacto ambiental. Disponível em: cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/.../pdf. Acesso em: 12 Fev. 2014.

THODE FILHO, Sérgio;SENA,Marcelo Fonseca Monteiro de; SILVA,Elmo Rodrigues da; MATTOS,Ubirajara Aluízio de; LEAL, Ingra Pinto Martis. Avaliação do nível de deterioração do óleo vegetal utilizado em estabelecimentos comerciais de Duque de Caxias – RJ. Disponível em:http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/view/8729. Acesso em: 12 Fev. 2014.