Autores

Souza, F.A.G. (UNIGRANRIO) ; Martins, H.G. (UNIGRANRIO) ; Capaci Rodrigues, G. (UNIGRANRIO)

Resumo

Ao final do ensino fundamental o aluno deve ser capaz de interpretar os fenômenos químicos e bioquímicos, que são transmitidos por professores de ciências, logo para a melhoria do ensino da química é necessário envolve-los. O objetivo deste trabalho foi investigar as representações sociais acerca da química, utilizando alunos licenciandos de Ciências Biológicas da Unigranrio. Através dos dados obtidos foi possível verificar que a expressão mais citada entre os licenciandos foi "difícil" com 28,1%. Dessa forma, pode-se pressupor que existe uma barreira entre o futuro professor de ciências e a disciplina de química, o que poderia prejudicar o primeiro contato com a disciplina, dificultando o desenvolvimento futuro da mesma.

Palavras chaves

Ensino de Química; Representação Social; Ciências Biológicas

Introdução

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) ao final do quarto ciclo do ensino fundamental o aluno deve ser capaz de interpretar os fenômenos químicos e bioquímicos. Para que esses educandos se apropriem da aprendizagem significativa desses fenômenos, é interessante que eles disponham de exemplos de misturas, separação de misturas e reações químicas, e possam também compreender que a matéria é constituída por partículas, como átomos e moléculas, além de outros conceitos químicos (BRASIL, 1998). Os conceitos iniciais de química trabalhados no nono ano do ensino fundamental atualmente são transmitidos por professores de ciências, que possuem formação em ciências biológicas (FREITAS, 2007). Tanto no ensino fundamental quanto no médio a disciplina de Química é citada como uma das mais difíceis de se aprender. Este fato vem estimulando estudos e gerando diversas propostas para que este aprendizado se torne mais significativo e prazeroso (SILVA 2011). Tendo em vista que neste processo de melhoria do ensino da química se faz necessário envolver os professores licenciados em ciências biológicas, este trabalho teve como objetivo investigar as representações sociais acerca da química, utilizando 32 alunos voluntários do primeiro período de Ciências Biológicas da Unigranrio.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada na Unigranrio com 32 alunos voluntários do primeiro período de licenciatura em Ciências Biológicas. Os dados foram coletados através de um questionário. As palavras obtidas por meio das evocações livres foram analisadas segundo metodologia proposta por Vergès (apud Sá, 1996). Essas palavras foram organizadas considerando-se a frequência e a ordem em que foram evocadas, o que permite a identificação de um núcleo central da representação. A frequência (f) representa o número total de vezes que a mesma palavra aparece nas evocações dos alunos e a ordem média de evocação (OME) representa o posicionamento que a mesma palavra ocupa dentro das evocações. Quanto menor a ordem média de evocação de uma palavra, mais prontamente ela foi evocada, constituindo-se assim como participante do núcleo central. Ao se considerar tanto a frequência quanto a OME, combinam-se dois critérios metodológicos: um de natureza coletiva, representado pela frequência com que a categoria é evocada pelo conjunto dos sujeitos; e outro de natureza individual, dado pela ordem que cada um confere à categoria no conjunto de suas próprias evocações.

Resultado e discussão

A partir do exame conjugado da frequência e da ordem média de evocação dessas palavras pelos estudantes, foram levantados os elementos pertencentes aos núcleos centrais, intermediários e periféricos da representação social. O núcleo central foi responsável pelas significações fundamentais da representação, que mostraram sua identidade. Na pesquisa em questão, trabalhou-se como foco principal o núcleo central, considerando-se que neles estavam as expressões mais fortemente associadas à representação social estudada (Tabela 1). A partir dos dados obtidos neste estudo foi possível observar que na percepção dos sujeitos que participaram da pesquisa a palavra "difícil" foi a expressão que alcançou a mais elevada frequência de citação (28,1%). Em relação a OME, no entanto, a palavra mais relevante foi "transformação" (1,6). Além disso, outras palavras também pertencentes ao núcleo central tiveram um número relevante de evocações, tais como sustentabilidade, poluição e meio ambiente. Esses conteúdos mostram-se de grande importância uma vez que fazem parte da proposta pedagógica enquanto licenciando em Ciências Biológicas.

Tabela 1

Representações Sociais de Química para Licenciandos de Ciências Biológicas

Conclusões

A partir dos resultados obtidos com esta pesquisa, pode-se pressupor que para o grupo estudado existe uma barreira para o estudo de química, o que poderia dificultar quando este licenciado for introduzir o estudo dessa disciplina no nono ano do ensino fundamental. Em contrapartida, os termos relacionados ao meio ambiente foram bastante evocados provavelmente em função da formação que os alunos estão recebendo. Vale destacar que, dados dessa natureza são pouco pesquisados e, com isso, se faz necessário o investimento em novos estudos.

Agradecimentos

Aos alunos licenciandos em Ciências Biológicas da Unigranrio, participantes desta pesquisa.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC, 1998.
FREITAS, A.M. As competências na atuação do profissional egresso da licenciatura em ciências biológicas da unesc: uma análise dos anos de 2002-2005. Dissertação de mestrado em educação. Unesc. 2007.
SÁ, C.P. Núcleo das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.
SILVA, A.M. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. Revista de Química Industrial, RJ, no. 731, 2011.