Autores

Medeiros, I.J.S. (UERR) ; Rizzatti, I.M. (UERR) ; Pinto, J.R.S. (UERR)

Resumo

A pesquisa que teve como objetivo demonstrar a utilização do software Equil como ferramenta para o aumento da abstração e auxílio na construção da representação mental do conceito de Equilíbrio Químico. O estudo foi realizado com 13 estudantes do 1°, 4° e 6° semestre do curso de Licenciatura em Química de uma Universidade pública no Estado de Roraima, realizado em três etapas. Foi possível verificar com os dados que os futuros professores de Química possuem dificuldades na definição do conceito de Equilíbrio Químico, logo sendo necessária novas estratégias com o intuito de melhorar a aprendizagem conceitual destes estudantes, pois a formação destes professores poderá estar comprometida.

Palavras chaves

software equil; equilibrio químico; ensino de química

Introdução

O professor necessita gerar por meio das tecnologias digitais, ambientes de aprendizagem que estimulem as novas gerações de estudantes que estão em contato direto com estas tecnologias, desta forma, existe a necessidade de repensar a formação inicial de professores e o desenvolvimento de novas metodologias de ensino. O desafio, no campo da educação, é projetar tecnologias de aprendizagem que se baseiam tanto nos conhecimentos sobre a cognição humana como nas aplicações práticas de como a tecnologia pode facilitar tarefas complexas no processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto, com o avanço da tecnologia da informação surge à necessidade de elaborar novas metodologias para o ensino, sendo necessário elaborar alternativas que possibilitem o uso de novas tecnologias digitais no ensino de química, impondo ao sistema educacional a necessidade de modificar o processo no qual se inseri. Vários autores detectam e investigam os obstáculos enfrentados pelos estudantes do Ensino Médio durante o processo de elaboração do conceito na temática do Equilíbrio Químico. Outras pesquisas são direcionadas para avaliar os erros conceituais dos estudantes, mas poucas pesquisas procuram averiguar estes erros em estudantes universitários. Esta pesquisa insere-se no contexto deste debate, pois procura investigar as dificuldades dos estudantes em determinar o conceito de equilíbrio químico durante o processo de formação no curso de Licenciatura em Química na Universidade Estadual de Roraima, nas disciplinas de Química Geral II e Físico- química I, e a potencialidade do software Equil como ferramenta para aumentar a abstração por meio da inserção de uma metodologia de ensino que facilite a aprendizagem dos conceitos de equilíbrio químico.

Material e métodos

Os sujeitos desta pesquisa foram 49 acadêmicos do 1°, 4° e 6° semestre, das três turmas do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima (UERR), campus Boa Vista. Foram aplicadas três listas de exercícios, a primeira lista denominada Lista A contendo seis questões, que serviu como diagnóstico do conceito de Equilíbrio Químico adquirido pelos estudantes em outras disciplinas cursadas durante o Ensino Médio e ao longo do curso de Licenciatura em Química (Química Geral II e Físico-química II). A segunda etapa foi realizada por meio da utilização da ferramenta de aprendizagem Equil, em seguida foi aplicada a segunda lista denominada Lista B contendo seis questões, com o intuito de verificar a eficácia do software Equil como ferramenta de auxílio para a construção da representação mental do conceito de Equilíbrio Químico. Após três semanas foi aplicada a 3ª lista denominada Lista C que continha 5 questões, esta etapa teve como objetivo verificar a existência de uma possível mudança conceitual dos estudantes. Em todas as listas os alunos tiveram 40 minutos para responder. A avaliação do conceito dos estudantes foi feita com base no conceito determinado nos livros didáticos de referência de química do Ensino Superior, e tabulado. Foi analisado somente os resultados dos estudantes do 4° e 6° semestre que participaram das três etapas da pesquisa, exceto os estudantes do 1° semestre que participaram somente da 1ª etapa. Foram avaliadas as respostas conceituais de 10 estudantes, sendo 4 do 1° semestre, 3 do 4° semestre e 3 do 6° semestre. A escolha dos 4 estudantes do 1° semestre foi feita com base no maior número de questões respondidas na lista A, e para os do 4° e 6° semestre escolhidos por pelo fato de terem participado das 3 etapas da pesquisa.

Resultado e discussão

Foi questionado aos estudantes dos semestres estudados sobre o conceito de equilíbrio químico e analisando o conceito dos estudantes do 1° semestre, para compreender como encontra-se o conceito dos ingressos no curso de Licenciatura em Química, verificou-se uma extrema dificuldade na definição do conceito de Equilíbrio Químico. Estes estudantes responderam somente a primeira pergunta da Lista A deixando as demais em branco. Diante das respostas dos estudantes pode se verificar que a concepção de Equilíbrio Químico esta estritamente ligada a um sentido de igualdade ou estabilidade, tendo em vista que num estudante deste semestre respondeu que equilíbrio químico é quando a reação entra em harmonia, que segundo o dicionário Aurélio (2009) a palavra harmonia pode ter como significado: proporção, ordem e simetria. Os estudantes do primeiro semestre relataram que este seria o seu primeiro contato com a temática Equilíbrio Químico pelo fato que durante o Ensino Médio este conteúdo não foi repassado, logo não poderiam responder a Lista A de forma precisa. Os estudantes do 4o e 6o semestre também apresentaram respostas incompletas e evasivas sobre a definição de equilíbrio químico. O que causou muita preocupação, tendo em vista que estes estudantes já cursaram a disciplina de química geral II e cursavam Físico-Química I, que abordam este tema. A segunda lista, respondida após a exposição do software, verificou-se um leve melhora na definição do conceito de equilíbrio químico, mas foi considerado ruim os conceitos apresentados. Na terceira etapa da pesquisa, onde os estudantes responderam após 3 semanas da aula com o software, verificou-se que dos 6 estudantes, apenas 1 conseguiu aprimorar o conceito de equilíbrio químico, os demais continuaram com um conceito considerado ruim.

Conclusões

Os resultados aqui apresentados demonstram a carência por parte dos licenciandos na compreensão de aspectos básicos de Equilíbrio Químico. Isto parece estar ligado ao modo de construção do conceito pelos alunos durante o processo de aprendizagem, desta forma os conceitos elaborados pelos materiais didáticos não estão sendo suficientes. Assim sendo, torna-se necessário a inserção de novos métodos com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes inseridos neste contexto.

Agradecimentos

Referências

DICIONÁRIO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 5ª edição. Rio de Janeiro: Editora Positivo, 2010.
DUIT, R. (1999) “ Conceptual change. Approaches in Science educationˮ. En: W. Schnotz; S. Vosniadou e M. Carreto (eds.) New perspectives on conceptual change. Oxford: Elisevier.
POZO, I, J.; CRESPO, M, A, G.; A aprendizagem e o ensino de ciências – do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução: Naila Freitas, 5ª edição, 2009.