Autores

Souza, J.A.R. (IFGOIANO - CÂMPUS URUTAÍ) ; Moreira, D.A. (IFGOIANO - CÂMPUS URUTAÍ) ; Carvalho, W.B. (IFGOIANO - CÂMPUS URUTAÍ) ; Carvalho, C.V.M. (IFGOIANO - CÂMPUS URUTAÍ)

Resumo

Dentre as várias estratégias que podem ser utilizadas pelo educador, de forma a estimular o aluno a um real envolvimento com as disciplinas, particularmente aquelas da área das Ciências Naturais, incluem-se, portanto, os recursos práticos. Assim, neste estudo, a disciplina Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi ministrada sem utilização de aulas práticas e a partir da discussão dos resultados obtidos em aulas práticas. A utilização de aulas práticas para a disciplina de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos demonstrou ser uma forma adequada e bastante motivacional na condução do seu conteúdo programático, aumentando-se o nível de comprometimento e de aprendizado.

Palavras chaves

EXPERIMENTAÇÃO ; ENSINO; EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Introdução

O ensino de ciências deve ser voltado a uma reflexão crítica acerca dos processos de produção do conhecimento científico-tecnológico e de suas implicações na sociedade. Para tanto, não deve se limitar à mera descrição de conteúdos teóricos, mas sim oferecer condições para que o aluno possa construir seus conhecimentos através de atividades práticas, preferencialmente a partir da valorização da natureza interdisciplinar da ciência (SILVA; LANDIM 2012). Dentre as várias estratégias que podem ser utilizadas pelo educador, de forma a estimular o aluno a um real envolvimento com as disciplinas, particularmente aquelas da área das Ciências Naturais, incluem-se, portanto, os recursos práticos. Sua importância deve-se não somente ao que diz respeito ao interesse e à aprendizagem efetiva do aluno, mas, também, ao desenvolvimento de diversas habilidades, como a observação, acuidade visual e análise de dados. Neste cenário, com este estudo, buscou-se comparar a utilização de atividades práticas na compreensão sobre a temática ambiental

Material e métodos

Neste estudo, a disciplina Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ofertada para as turmas do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, foi ministrada em duas formas distintas: Em uma turma, procedeu-se da forma convencional, onde o conteúdo programático fora apresentado com a ajuda de “datashow” e apenas discussão induzida pelo professor sobre cada tema. Na segunda turma, procurou-se desenvolver atividades práticas, propondo aos alunos, no início do semestre letivo, a realização de trabalho de campo, de tal forma que toda a discussão se desenvolvesse a partir de dados coletados por eles. Esta atividade prática foi conduzida no lixão da cidade de Urutaí-GO, cujo objetivo era o de conhecer as etapas de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos do município. Nesse sentido, procurou-se fazer com que os alunos obtivessem dados que representasse a realidade local e não apenas valores de literatura, os quais serviriam como base para a discussão sobre a temática de meio ambiente e gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, Além disso, a fim de demonstrar o valor do desperdício, realçando a importância da reciclagem, os alunos coletaram dados necessário ao cálculo da valoração dos resíduos descartados no lixão (composição gravimétrica). A composição gravimétrica foi obtida conforme metodologia proposta pelo IBAM (2001), determinando-se os percentuais dos componentes recicláveis conforme os interesses da administração municipal (plásticos, metais, vidros, papeis e descarte).

Resultado e discussão

O trabalho prático conduzido pelos alunos apresentou como resultados grande quantidade de dados que melhoraram as discussões sobre as temáticas envolvidas. Além de conhecerem a complexidade do sistema de coleta, observaram que, na cidade de Urutaí-GO, os resíduos descartados eram compostos por 6,81% de plásticos; 1,92% de metais; 2,50% de vidros; 8,33% de papéis e 80,44% de descarte que, em relação a valores financeiros, correspondiam a um desperdício de R$1.620,00; R$ 334,80; R$ 64,80 e R$411,0, respectivamente totalizando-se, assim, um desperdício de R$ 2.431,00, ou seja, 3,4 salários mínimos. Para a disciplina conduzida a partir de trabalhos práticos, com discussões baseadas nos dados obtidos “in loco”, observou-se melhor motivação e nível de comprometimento com a disciplina e com sua aplicação no cotidiano (separação adequada do lixo), sendo o índice de aprovação chegou a 92% dos alunos matriculados, contra os 75% aprovados com a turma em que a disciplina foi ministrada da forma convencional.

Conclusões

A utilização de aulas práticas para a disciplina de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos demonstrou ser uma forma adequada e bastante motivacional na condução do seu conteúdo programático, aumentando-se o nível de comprometimento e de aprendizado.

Agradecimentos

Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutai Prefeitura Municipal de Urutaí - Go

Referências

IBAM. Manual de Gerenciamento Integrado de resíduos sólidos. Coordenação técnica Victor Zular Zveibil. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.

SILVA, T. S.; LAMDIM, M. F. Aulas práticas no ensino de biologia: análise da sua Utilização em escolas no município de Lagarto/SE. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. 2012