Autores

Cordeiro, E.M.S. (UFRN) ; Saraiva, M.H.F. (UECE) ; Lima, S.O. (UECE) ; Souza, C.A.G. (UECE) ; Moreira Junior, J.F. (UFC)

Resumo

O presente trabalho apresentou como objetivo facilitar o aprendizado de alunos do 1º ano do ensino médio utilizando como ferramenta uma aula prática em laboratório na obtenção de sabão denominado ecológico pelo fato de reaproveitar óleo de cozinha no seu método experimental. Ao mesmo tempo, buscou-se conscientizar os alunos quanto aos problemas ambientais que o descarte inadequado de óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente.

Palavras chaves

meio ambiente; ensino médio; óleo de cozinha

Introdução

O sabão é uma substância obtida pela reação de gorduras ou óleos com hidróxido de sódio ou potássio. O sal, formado pela reação de saponificação, apresenta características básicas, pois deriva de uma reação entre um ácido fraco (ácido graxo) e uma base forte, por isso o sabão não atua muito bem em meios ácidos, nos quais ocorrerão reações que impedirão uma boa limpeza (AMORIM; BRANCO, 2011). Na literatura, existem vários trabalhos que citam a produção de sabão a partir do reuso do óleo de cozinha (SOUZA, 2008; GONÇALVES et al. 2010; LEAL, et al. 2011; BRASIL, et al. 2012) com a finalidade de atribuir um destino mais nobre e sustentável a este resíduo. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), aproximadamente 6,4 bilhões de litros de óleo são consumidos anualmente no Brasil (ABIOVE, 2014). Por não serem consumidos integralmente, os resíduos gerados pelo óleo de cozinha quando descartados em locais inadequados (pias, ralos, esgotos e lixos domésticos) podem causar sérios prejuízos e danos ao meio ambiente como entupimento dos encanamentos e tubulações, impermeabilização do solo, contaminação do lençol freático, contaminação de rios que recebem esgotos causando agravos consideráveis a flora e a fauna aquática (TIEGHI, 2012). Neste contexto, percebe-se a importância de facilitar a compreensão dos alunos quanto aos conteúdos de química trabalhados no ensino médio (reações químicas, misturas, cálculos químicos, dentre outros) de forma interativa e buscar a conscientização destes alunos quanto aos problemas ambientais causados pelo descarte inadequado dos resíduos do óleo de cozinha.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido juntamente aos alunos do 1º ano do ensino médio. O experimento para a obtenção do sabão foi realizado no laboratório de química de uma escola do estado, localizada em Fortaleza-CE. Inicialmente, foram feitas amostragens de sabão ecológico utilizando como reagentes hidróxido de sódio (NaOH), óleo reaproveitado e água destilada. Após vários testes, foi escolhido o método que utilizou 23 ml de óleo vegetal reaproveitado pela cozinha da escola, em seguida adicionado 20 ml de álcool comercial e 80 ml de NaOH 25% (m/v) sob constante agitação. Após, foi gotejado ácido acético lentamente até atingir pH entre 7 e 8. O material resultante foi aquecido em chapa aquecedora sob agitação magnética até finalizar a reação e ocorrer a formação de uma massa pastosa. Em seguida, a massa obtida foi resfriada em banho de gelo, e foram acrescentados 150 ml de solução saturada de cloreto de sódio (NaCl) sob agitação vigorosa para proporcionar o aumento da densidade da solução aquosa e, consequentemente, flutuação do sabão. Este foi lavado com 10 ml água destilada gelada.

Resultado e discussão

A aula prática ocorreu com uma intensa participação e interesse no aprendizado por parte dos alunos, onde no decorrer do tempo foram comentados vários assuntos associados ao ensino de química como tipos de substâncias, misturas, soluções e reações químicas; conceito de ácido, base e sais; forças intermoleculares; e substâncias orgânicas. Durante a aula foi bastante enfatizado a importância de reutilizar o óleo de cozinha e os prejuízos que podem acontecer, caso este resíduo seja despejado de forma inadequada no meio ambiente. Além disso, foram apresentadas para os alunos as maneiras adequadas de armazenagem e descarte do óleo de cozinha e a importância desses serem destinados aos pontos de coleta distribuídos pela cidade. Os alunos se mostraram sensibilizados quanto aos assuntos apresentados, no que condiz aos aspectos econômicos, sustentável e ambiental. Quanto aos dados obtidos após análises de pH, pode-se perceber que inicialmente o sabão apresentou um pH acima do desejado (em torno de 10), no entanto com o passar do tempo este pH sofreu uma discreta redução no valor entre 8-9. Este é o motivo pelo qual alguns métodos sugerem o uso do sabão somente após vários dias de sua produção (o envelhecimento causa oxidação e diminui o pH) e até mesmo o uso de luvas durante o uso dos sabões (SOUZA, 2008). Vale destacar que os sabões preparados se apresentaram eficientes na limpeza de objetos.

Conclusões

Foi possível verificar, pelo desenvolvimento deste trabalho, a importância de apresentar aos alunos vários conceitos associados ao ensino de química numa aula prática e despertar neles a consciência ambiental, além do desenvolvimento de novas tecnologias para obtenção de produtos usados com muita frequência no cotidiano. O método utilizado na obtenção do sabão ecológico se apresentou eficiente e viável economicamente e ambientalmente.

Agradecimentos

Referências

AMORIM, F. V. de A.; BRANCO, F. F. C. Produtos de limpeza. 1ª Edição. Edições Demócrito Rocha, Fortaleza, 2011.

SOUZA, L. D. Sabão neutro produzido a partir de óleo de cozinha usado. 48º Congresso Brasileiro de Química, Rio de Janeiro, RJ, 2008.

GONÇALVES et al. Método da fabricação de sabão usando óleo comestível usado. 62ª Reunião Anual da SBPC, Natal, RN, 2010.

LEAL, et al. Educação Ambiental e Gestão de Resíduos: Projeto SOLUZ – Sabão caseiro a partir do óleo de cozinha usado – Ano VI, no quilombo em Alagoa Grande-PB. 3º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, Porto Alegre, RS, 2011.

BRASIL, et al. Oficina de fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha usado e sabonetes. XVI Jornada Nacional de Educação: Territórios De Saberes, Santa Maria, RS, 2012.

ABIOVE, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. Disponível em: <http://www.abiove.org.br/site/index.php>. Acesso em: 9 de junho de 2014.

TIEGHI, A. L. Reciclagem do óleo de cozinha evita graves problemas ambientais, 2012. Disponível em: <http://jpress.jornalismojunior.com.br/2012/11/reciclagem-oleo-cozinha-evita-graves-problemas-ambientais/>. Acesso em: 5 de junho de 2014.