Autores

Lima Eneas, A.A. (UERN) ; Simões Dantas, W. (UERN) ; Farias Falconnieri, A.G. (UERN) ; Santos Gama, K.K. (UERN)

Resumo

Os óleos essenciais são substâncias voláteis extraídas de plantas aromáticas, constituindo matérias-primas de grande importância. A extração de uma essência natural é realizada por extração com solventes voláteis, destilação por arraste a vapor entre outros. Este último método se mostra como o mais eficiente e de menor custo. Este artigo propôs fazer a extração de óleos essenciais de plantas encontradas na região, utilizando a destilação por arraste a vapor, a partir da utilização de materiais alternativos, de modo a levar o aluno de ensino médio a relacionar uma técnica usual com os conhecimentos vistos em sala de aula. O sistema de destilação por arraste a vapor utilizado é todo montado com materiais alternativos em que os próprios alunos encontram em casa.

Palavras chaves

Extração; Óleo essencial; Ensino

Introdução

Óleo essencial é um óleo natural, segregado pelas glândulas de plantas aromáticas, obtido por processo físico e estrutura química formada. A extração de uma essência natural é realizada por prensagem, extração com solventes voláteis ou através de destilação por arraste a vapor. (WOLFFENBÜTTEL, 2007). Através desse tema podemos estudar conceitos como volatilidade, os estados físicos da matéria, as interações intermoleculares, solubilidade, reações químicas envolvidas, funções orgânicas e outros. (MACHADO, 2011). Poucas escolas do Ensino Médio ministram aulas de Química enfatizando a parte prática, apesar de se constituir numa ciência essencialmente experimental. O baixo rendimento dos alunos de Química nesse nível de ensino em todo o país é um fato e não há quem desconheça isto. Para tornar o ensino-aprendizagem de Química simples e agradável, devemos abandonar metodologias ultrapassadas usadas no ensino tradicional, e investir nos procedimentos didáticos alternativos, em que os alunos poderão adquirir conhecimentos mais significativos (BERNADELLI, 2004). Projetos como o PIBID proporcionam aos universitários bolsistas uma visão mais compreensiva da atuação docente e estimula nos docentes uma reflexão sobre a carreira de ser professor. Desta forma um grupo do PIBID/QUÍMICA observou que os alunos têm certos desinteresses pelas aulas de química e que o rendimento escolar não esta muito favorável, preocupados com a situação, pretendeu-se criar um equipamento de extração por arraste a vapor com materiais alternativos, que esta próximo do dia-dia dos alunos e acredita-se que os experimentos e a metodologia utilizada possam facilitar o entendimento dos alunos nas aulas, que essa relação além de tornarem as aulas mais dinâmicas, é um estimulo no ensino de química.

Material e métodos

A abordagem deste projeto foi centralizada na motivação e aplicação em aulas de química para alunos da 3°série do ensino médio da Escola Estadual Moreira Dias situada no município de Mossoró, Rio Grande do Norte. O projeto foi desenvolvido no ambiente escolar e nas dependências do Laboratório de ensino de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. O sistema de arraste a vapor utilizado foi montado com materiais alternativos, o que possibilita a sua confecção a um baixo custo. A seguir é listado todo o material utilizado na montagem da aparelhagem. • Cuscuzeira Pequena (Porção para uma pessoa); • Mangueiras de látex; • Bebedouro de Plástico; • Garrafa pequena; • Barbante; • Vidrarias quebradas (sem uso no laboratório); • Copo; • Aquecedor • Folha de Eucalipto. Inicialmente, a folha do Eucalipto da qual se deseja extrair o óleo essencial foi cortada em pequenos pedaços, sendo então introduzida na cuscuzeira. Em seguida, acrescenta-se água até aproximadamente a metade do volume da cuscuzeira. Após todo o sistema de destilação ter sido montado, iniciou-se o seu aquecimento. Observou-se que o conteúdo começa a destilar em alguns minutos. O extrato, arrastado pelo vapor, é recolhido em um recipiente apropriado, um copo. O Procedimento foi testado três vezes e em seguida foi levado para a Escola. Na escola inicialmente foi feita uma explanação sobre óleos essenciais dando ênfase aos conteúdos que os alunos estão vendo em sala de aula,foram abordadas as principais aplicações dos óleos essenciais no cotidiano, foi feita a confecção do material alternativo junto com os alunos e a extração do óleo essencial.

Resultado e discussão

Normalmente, são obtidos óleos emulsionados que se caracterizam por serem líquidos, a quantidade de água colocada na cuscuzeira deve ser muito superior à normalmente utilizada em uma destilação simples, já que a aparelhagem não permite a introdução de água durante a realização da destilação e o vapor é gerado in situ. Não se optou por gerar o vapor em outro recipiente devido às dificuldades de se montar esse sistema, além das prováveis perdas que ocorreriam durante o processo. Esta experiência propicia ao aluno de ensino médio conhecer uma técnica de destilação e avaliar o seu emprego, verificar a importância dos aromas no seu dia-a-dia, bem como vivenciar as etapas iniciais da produção de um perfume ou aromatizante.

Figura 01.

Materiais utilizados na Confecção do Material alternativo na UERN.

Conclusões

A técnica de destilação por arraste a vapor utilizando material alternativo no ensino de química pode ser explorada didaticamente, esse projeto permitiu que o aluno tivesse um maior interesse e motivação nas aulas de química, uma melhoria no rendimento escolar, compreensão de conteúdos relacionados ao experimento, o aluno aprendeu a construir um equipamento sozinho, o projeto não se limitou apenas na demonstração do experimento, mas na possibilidade de trabalhar vários conceitos através da interdisciplinaridade.

Agradecimentos

Ao Departamento de Química –DQ, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, ao PIBID/QUÍMICA, a CAPES.

Referências

WOLFFENBÜTTEL, A. N. Base da química dos óleos essenciais e aromaterapia: abordagem técnica e científica. São Paulo: Roca, 2010.
MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química para o ensino médio: Fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano.
BERNADELLI, M.S. Encantar para Ensinar - um procedimento alternativo para o ensino de química. In: Convenção Brasil Latino América Congresso Brasileiro e Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais. Foz do Iguaçu. Anais Centro Reichiano, 2004. CD-ROM (ISBN – 85-87691-12-0).