Autores

Santos, F.G.F. (UVA) ; Teófilo, J.A.A. (UVA) ; Araujo, N.V. (UVA) ; Silva, D.S. (UVA)

Resumo

Ludo, ("eu jogo" em latim) é uma versão do jogo indiano Pachisi, para dois a quatro jogadores, verificando conhecimentos de determinado assunto. Com a finalidade de divertir e educar, o tabuleiro do jogo foi desenvolvido com materiais de baixo custo e aplicado em uma turma de 3º ano do ensino médio em Sobral-CE. Os resultados mostraram que houve um aumento no rendimento dos alunos que participaram efetivamente do jogo no que diz respeito a compreensão da disciplina abordada. Verificou-se que os alunos expuseram seus conhecimentos resolvendo as questões propostas após a atividade lúdica de maneira mais coerente em relação ao assunto abordado.

Palavras chaves

Lúdico.; Orgânica.; Química.

Introdução

As atividades lúdicas são consideradas educativas, por desenvolverem habilidades cognitivas e auxiliarem no método para o processo de aprendizagem, resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades. O jogo didático tem como objetivo proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico e por ser utilizado para atingir determinados objetivos, sendo uma alternativa para melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos considerados mais difíceis de atingir a compreensão, CUNHA (1998). O jogo educativo tem duas funções. A primeira é a função lúdica, propiciando diversão e o prazer quando escolhido voluntariamente. A segunda é a função educativa, ensinando qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber e sua compreensão de mundo, KISHIMOTO (1996). Esta atividade, além de divertida implica que o aluno se mostre interessado em enriquecer seus conhecimentos no determinado assunto em que está envolvido, facilita a aquisição de conceitos e introduzem a experimentação de diversos materiais concretos SOARES (2004). Praticar os conhecimentos a partir desta atividade lúdica tem o intuito de apresentar novas técnicas de ensino de Química Orgânica, pois esta atividade além de integrar o conteúdo com a diversão, desperta a atenção, observação, análise, linguagem oral, coordenação visual e principalmente a integração do grupo que está participando.

Material e métodos

Numa turma de 3º ano do ensino médio com cerca de trinta alunos no período vespertino foi realizada a atividade em questão, Ludo Orgânico. A atividade lúdica funcionou sobre um tabuleiro confeccionado de isopor, contido de marcações com diferentes cores nas quais eram determinadas para cada aluno ou grupo de alunos, conforme mostra a Figura 1. A prática se deu com o lançamento de um dado, seguido de uma pergunta referente ao conteúdo visto de Química Orgânica (aldeídos, cetonas, alcoóis, etc.), feita para quem tivesse lançado o dado (e/ou para a equipe), caso acertasse a pergunta, o jogador avançaria o seu peão a quantidade de casas referente ao valor obtido no dado, com o objetivo de chegar ao ponto de chegada marcado no tabuleiro. Após a atividade lúdica, um questionário relacionado ao conteúdo foi aplicado para fins qualitativos e comparativos.

Resultado e discussão

Observou-se uma grande aceitação do método utilizado, pois de acordo com as perguntas que lhes eram feitas no decorrer do jogo, os alunos associavam as respostas de uma maneira objetiva, haja vista que para responder as questões, eles raciocinavam, organizando os conceitos que lhes foram mostrados durante as aulas prévias com o professor da área, e consequentemente, o aplicaram na hora da atividade lúdica. Observou-se também um aumento significativo no índice de acertos em relação a um questionário aplicado antes do jogo. A Figura 2 mostra. Mais do que a compreensão observada, foi evidenciado que todos os alunos estavam se divertindo com o método utilizado, seguindo também os conceitos de Cunha (2012), que para um jogo ser considerado educativo deve manter equilíbrio entre duas funções, a lúdica e a educativa, pois os alunos de certa forma buscavam ser melhores que os outros participantes, mas de uma maneira educativa, buscando assim, vencer o jogo através de seus conhecimentos adquiridos.

Desempenho dos alunos.

Índice de erros e acertos na resolução das questões propostas sem a utilização da atividade lúdica em questão e com a realização da atividade.

Conclusões

Os resultados obtidos pelo trabalho em questão foram satisfatórios, visto que o método facilitou a aprendizagem de conceitos familiares, mas que foram melhor absorvidos graças a forma inovadora e motivadora na qual ele foi apresentado, atribuindo aos alunos uma nova visão de aprendizado em Química Orgânica, associada a um novo tipo de metodologia, no que diz respeito ao aprendizado e a diversão em conjunto, houve a colaboração da parte envolvida, e por esta, o desenvolvimento de novas aptidões, como também o desenvolvimento na parte disciplinar.

Agradecimentos

Este trabalho é financiado pela CAPES através do projeto PIBID, realizado na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Referências

CUNHA, H.S. (1998). Brinquedo, desafio e descoberta. 1ª edição. FAE/MEC/RJ.

KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1996.

SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: Jogos e atividades lúdicas aplicados ao Ensino de Química. São Carlos: UFSCar,2004. Tese de Doutorado, 195 p.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para a sua Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola, Vol. 34, Nº 2, Maio de 2012.