Autores

Paz, W.H.P. (UESPI) ; Gomes, I.C.C.S. (UESPI) ; Oliveira, A.R. (UESPI) ; Almeida, L.M. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UESPI)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo aplicar o jogo lúdico “cruzadinha da química inorgânica” com o intuito de ser uma atividade que abrange conceitos estudados em sala aula tal como substâncias químicas, estrutura atômica e tabela periódica. O Jogo foi feito com o auxílio de um fotoshop no qual a regra é a mesma para a cruzadinha tradicional. o jogo foi enumerado de acordo com as respectivas perguntas no qual eram conceitos importantes já estudado. Com a aplicação desse jogo foi possível obter um resultado bem vantajoso, tal como um rendimento melhor, aja vista que os alunos tiveram a oportunidade de relembrar conceitos e aperfeiçoar o conteúdo relacionado ao jogo. Fica evidente a elaboração de atividades complementares de química para aprimorar o conhecimento dos estudantes.

Palavras chaves

Cruzadinha; Química; conceitos

Introdução

Os estudantes sempre tiveram a concepção da disciplina de química como de difícil assimilação e visualização dos conteúdos, desta forma essa atividade lúdica vem com o propósito de auxiliar o professor na complicada tarefa de motivação dos alunos, para impulsionar o interesse e compreensão da disciplina de maneira mais atrativa e mais interessante. Muitas são as alternativas que propicie o favorecimento do estudo de química, entre elas pode-se citar as atividades lúdicas. Nesse sentido o jogo ganha espaço como ferramenta de aprendizagem na medida em que estimula o interesse do aluno, desenvolve níveis diferentes de experiência pessoal e sócia, ajuda a construir novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade, e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador de aprendizagem (Zanon, 2008). Desta forma, o presente trabalho objetiva abordar o conteúdo da química inorgânica por meio de cruzadinhas utilizado como um recurso didático facilitar no processo de ensino-aprendizagem de química. De acordo com Maldaner (1999) a utilização de jogo didático podem-se construir na ruptura do pensamento de que o papel do estudante é o de assimilar conceitos e informações passivamente, sem agir ou interagir com modalidades procedimentais diferenciadas.

Material e métodos

O jogo a cruzadinha da química inorgânica foi elaborado com o auxílio de um programa de fotoshop de computador no qual foi possível construir em três partes contendo respectivamente para cada cruzadinha os conteúdos dados pelo professor: substancias químicas, estrutura química e tabela periódica, como pode ser visto na figura 1 (esquema da cruzadinha respondida). Esse jogo foi aplicado após as aulas teóricas serem ministradas pelo professor, no qual essas atividades foram uma revisão dos assuntos estudados. Foram elaboradas perguntas referentes aos conceitos de cada conteúdo já visto em sala de aula, no qual correspondia as resposta, sendo as mesmas regras de uma cruzadinha tradicional como mostra a figura 2. Com isso os alunos devem associar a pergunta que corresponde a resposta respectivamente na cruzadinha. Para a verificação do aprendizado dos alunos se deu através da resolução do jogo, da participação e interação dos alunos.

Resultado e discussão

O jogo aplicado na turma de 1º ano do ensino médio conteve-se 25 alunos no qual foi feito um levantamento de opiniões referentes ao aproveitamento e assimilação dos conteúdos que obtiveram com a utilização das cruzadinhas envolvendo assuntos de química inorgânica. Observou-se que 95% dos alunos demonstraram um maior rendimento e empenho no desenvolvimento das atividades, como também constatou-se que puderam compreender com facilidade os assuntos, demonstrando participação ativa na execução do jogo em que permitiu suprir as possíveis deficiências na aprendizagem identificadas pelos participantes, como também a mudança de comportamento já que eles demonstraram maior interesse na aula, resultando numa maior interação e motivação nas aulas. Além de possibilitar rever e assimilar o conteúdo já estudado como também adquiriram um conhecimento de forma ativa, dialogada e autônoma de maneira mais divertida e prazerosa facilitando o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo ainda para o desenvolvimento social dos estudantes, aprimorando o espírito de trabalho diferenciado e alternativo e a capacidade de lidar com regras e limites.

Figura 1

Esquema da cruzadinha da química inorgânica respondida

Figura 2

Esquema do jogo com perguntas

Conclusões

Contudo, verificou-se na prática que as cruzadinhas com os conteúdos de inorgânica mostrou-se uma ferramenta atrativa e motivacional no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva que os estudantes percebem-se estimulados a rever e assimilar os respectivos conteúdos tal como substancias químicas, estrutura atômica e tabela periódica de modo lúdico, contribuindo para o seu crescimento educacional.

Agradecimentos

PREX-UESPI; CAPES ; PIBID-UESPI ; UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Referências

MACHADO, J. C.; CORDEIRO A. M. M. Atividades lúdicas como material didático para o ensino e aprendizagem de química. Artigo apresentado a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – Ilha Solteira. 2010. Disponível em: < http://www.prope.unesp.br/xxi_cic/27_36558175843.pdf. Acesso em 10 Maio de 2014 ás 11h43min.
MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova. v. 22, n. 2, p.289, 1999.
ZANON D. A.; GUERREIRO M.A.S.;OLIVEIRA R. C. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação Ciências & Cognição; vol 13 (1): 72 – 81, 2008.