Autores

de Moraes Brito, M. (IFPI) ; dos Santos Marques, J. (IFPI) ; Mery Araujo Cunha, K. (IFPI) ; de Brito Pereira, M.J. (IFPI) ; Rocha do Nascimento, A. (IFPI) ; de Arimateia Araujo, K. (IFPI) ; Marques Leite, A. (IFPI) ; Bitencourt Medeiros, A.W. (IFPI) ; Barros de Miranda, C. (IFPI) ; Carvalho Santos, E. (IFPI)

Resumo

O objetivo desse trabalho foi mostrar a importância da experimentação juntamente com a contextualização, uma vez que estas sendo aplicadas isoladas não é o suficiente para que haja o aprendizado dos alunos. Para comprovar isso, foram aplicadas uma série de perguntas contextualizadas em duas turmas de segundo ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues. Uma das turmas assistiu aos experimentos referentes ao conteúdo abordado em sala de aula e depois respondeu a uma lista de questões contextualizadas referente ao tema ministrado. A outra turma respondeu as mesmas questões antes de observar aos experimentos.

Palavras chaves

Ensino de Química; Contextualização; Experimentação

Introdução

Embora, haja professores de química que repassam o conteúdo muito bem, é necessário o uso de métodos que contribuam para uma melhor compreensão e fixação dos conteúdos abordados. A utilização de novas estratégias e metodologias, visando aproximar a química do cotidiano do aluno, tem permeado uma série de propostas didáticas, as quais chegam a se expressar, em diferentes níveis, nas salas de aulas reais de química e de ciências de um modo geral. (Ferreira; Silva, 2011, p. 1) Nesta linha de pensamento a contextualização melhora a capacidade cognitiva do aluno, desde que seja mesclado com as atividades experimentais, pois esta dissociada da experimentação não permite ao aluno uma compreensão satisfatória, para isto ela deve está inserida dentro do cotidiano dos alunos. Segundo Queiroz (2004), a química na sua especificidade trabalhada no ensino médio deve ser mais abrangente levando o aluno a interrelação de conceitos trabalhados em laboratório ligados ao cotidiano. Os conteúdos de química abordados em sala de aula devem ser contextualizados, ou seja, aplicadas no cotidiano do aluno para que ele possa compreender melhor os conceitos da química. E a contextualização por sua vez é muito importante, pois é uma facilitadora tanto para o docente como para o aluno uma vez que estes conseguem assimilar os conteúdos com sua vida cotidiana. (SILVA, 2007). Zuliani (2006) considera importante a contextualização, pois esta favorece a investigação do cotidiano dos alunos desenvolvendo assim sua capacidade cognitiva. A contextualização também, proporciona ao aluno uma capacidade de percepção da importância dos conceitos de química estudados em sala de aula correlacionando- os com seu dia-a-dia. (PEREIRA, 2010).

Material e métodos

O questionário e as atividades experimentais foram métodos educativos desenvolvidos pelos bolsistas do PIBID em Química do IFPI – Campus Parnaíba. O campo desta pesquisa foi o Colégio Senador Chagas Rodrigues (em Parnaíba-PI) e os sujeitos foram 71 estudantes pertencentes a turmas de 2ª ano A e B, turno manhã do colégio mencionado. Essa pesquisa teve duração de 06 horas aula, sendo 03 horas de atividades experimentais e 03 horas para aplicação de questionários para as turmas, e foi realizado entre os dias 7 a 14 de abril de 2014. Primeiramente foi realizado os experimentos na turma A em seguida aplicado o questionário, já na turma B primeiro foi executado o questionário e só depois os alunos assistiram aos experimentos. Esse trabalho foi baseado no estudo da lei dos gases, onde foi realizado três experimentos para explicar as leis que regem esse estudo. O primeiro experimento foi para explanar a lei de Boyle-Mariotte, onde utilizou-se seringas e bexigas, já o segundo e terceiro foi para esclarecer as leis de Charles e Gay-Lussac, onde utilizou-se respectivamente: uma vela acessa, uma placa de Petri e um recipiente de vidro; e uma garrafa PET, uma bexiga e recipientes contendo água quente e fria.

Resultado e discussão

O questionário revelou as seguintes porcentagens de acertos por questão: 01 (78,3%), 02 (37,8%), 03 (78,3%), 04 (27%), 05 ( 54,1%) e 06 (48,6%) para a turma de 2ª ano A que assistiu aos experimentos antes de responder ao questionário. E 01 (47,1%), 02 (35,2%), 03 (20,1%), 04 (11,7%), 05 (29,4%) e 06 (23,5%) para a turma de 2ª ano B que respondeu ao questionário e somente depois assistiu aos experimentos. Esses resultados provam que a contextualização deve está associada à experimentação para que haja um aprendizado mais significativo, tendo em vista que a turma que respondeu o questionário antes dos experimentos não obteve um rendimento tão eficaz quanto a turma que respondeu o mesmo questionário após os experimentos.

GRAFICO 1-

Resultado do questionário: Porcentagem de acertos por questão nas turmas A (Azul) e B (Vermelho).

Conclusões

Os resultados obtidos com o questionário serviram para comprovar que a experimentação unida à contextualização possibilita um aprendizado mais eficaz. Fato este que pôde ser observado pelo rendimento insatisfatório do 2ª ano B que mesmo conhecendo o assunto, por falta de experimentação não conseguiu ter o mesmo resultado da turma que assistiu os experimentos e só depois respondeu o questionário.

Agradecimentos

A CAPES pela concessão da bolsa PIBID, aos bolsistas e a coordenadora do PIBID, Profª. Evânia Carvalho dos Santos.

Referências

FERREIRA, W. M.; SILVA, A. C. T. As fotonovelas no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, p. 25, 2011.
PEREIRA, GRACIELLE C. L. et al.. Alimentos: tema gerador para aquisição de conhecimento químico. Disponível em: <http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1710/1025>. Acesso em: 03/06/2014 as 19:10 hs.
QUEIROZ, S.L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004.
SILVA, Erivanildo Lopes da. Contextualização no Ensino de Química: ideias e proposições de um grupo de professores. 2007. 144 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
ZULIANI, S.R.Q. A. Prática de ensino de química e metodologia investigativa: uma leitura fenomenológica a partir da semiótica social. 2006. Tese (doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos 2006.