Autores

Correia, C. (FAQUI/UFPA) ; Gama, M. (FAQUI/UFPA) ; Lima, A. (SEDUC-PA) ; Dantas, K. (FAQUI/UFPA)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia da utilização de materiais alternativos para a realização da atividade experimental “pilha de limão” como recurso metodológico estimulador da aprendizagem que foi executada na Escola Estadual Avertano Rocha em Belém-PA em turmas do 3º ano do ensino médio. O experimento foi realizado com a participação dos alunos e, posteriormente, foi aplicado um questionário. A análise do questionário comprovou que realização do experimento com materiais alternativos estimulou a aprendizagem dos alunos e evidenciou a possibilidade de trabalhar com experimentação mesmo a escola não possuindo espaço apropriado para executá-las, pois além de ser utilizadas com materiais mais acessíveis, também pode ser feita em sala de aula.

Palavras chaves

experimentação; ensino de química; materiais alternativos

Introdução

A aprendizagem de conteúdos químicos nas escolas é alvo de grande desinteresse por parte dos alunos, pois, muitas vezes, tais assuntos são vistos de maneira tradicional sem nenhum recurso estimulador. Sendo “frequentemente considerada como uma disciplina difícil, uma observação que, por vezes, desestimula os alunos a se interessar pelos conteúdos desta Ciência” (SIRHAN, et al., 2007). “Os conteúdos de química não devem se resumir apenas na transmissão de informações, mas devem fazer relação com o habitual do aluno, seus interesses e suas vivências” (ANTUNES et al, 2009). É neste sentido que a utilização de instrumentos para o ensino de química é de suma importância para estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem. A utilização da experimentação com materiais alternativos é uma metodologia que vem aprimorar a maneira como os conteúdos químicos são explicados. Além disso, proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa. Isso permite ao educando a construção do seu conhecimento, que então passará a fazer parte de sua cultura, deixando de se tornar uma mera memorização (DELIZOICOV et al., 2002).

Material e métodos

A atividade foi realizada com 50 alunos, das turmas do 3º ano, na sala de multimídia da Escola Estadual Avertano Rocha em Belém-PA. Primeiramente, foi ministrado o conteúdo sobre pilhas e ao término da aula o experimento “pilha de limão” foi executado pelos bolsistas do PIBID Química com a participação dos alunos da escola. As soluções da pilha foram substituídas por dois limões, no lugar das placas foram utilizados dois parafusos e duas moedas de cinco centavos, finalizando com fios de cobre e uma calculadora. Por fim, foi distribuído um questionário para verificar se a utilização de materiais de baixo custo favorece e estimula a aprendizagem dos alunos. O questionário era constituído de três perguntas: 1ª) Você acha importante a utilização de experimentos no ensino de conteúdos químicos? Justifique.; 2ª) O experimento facilitou seu entendimento do conteúdo? Você conseguiu relacionar a teoria com a prática? Justifique.; 3ª) O que você acha da utilização de materiais alternativos para a realização de experimentos?.

Resultado e discussão

De acordo com o gráfico 1, 94% dos alunos acham que a utilização de experimentos para o ensino de conteúdos químicos é de grande importância para a aprendizagem. Isso mostra que a metodologia abordada é um instrumento que pode ser desenvolvido em sala de aula. Giordan (1999) constatou que a experimentação desperta um forte interesse entre os alunos, que atribuem a esta um caráter motivador, lúdico e essencialmente vinculado aos sentidos. A análise do gráfico 2 mostra que para a maioria dos alunos o experimento facilitou a entendimento do assunto e que foi possível relacionar com o cotidiano. Assim, conseguiram aprender de forma mais efetiva os assuntos explicados. No gráfico 3, 54% dos alunos disseram que a utilização de materiais alternativos para a realização de experimentos é excelente, pois não é necessário utilizar materiais de difícil acesso, e despertou o interesse em verificar quais materiais em seu cotidiano podem ser utilizados em experimentos químicos.







Conclusões

A utilização de materiais de baixo custo para a realização do experimento mostrou- se de suma importância tanto para os alunos quanto para os bolsistas, pois comprovou que é possível executar experimentos com materiais do cotidiano e que o recurso metodológico aplicado é estimulador da aprendizagem.

Agradecimentos

CAPES, PIBID, UFPA, Escola Estadual Avertano Rocha.

Referências

BUENO, Lígia, et al. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. Universidade Estadual Paulista, 2007. Disponível em: <www.unesp.br >.
VALADARES, E. de C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Revista Química Nova na Escola. Nº 13, p-38, 2001. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a08.pdf>.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências, Química Nova na Escola. 10, 43-49, 1999.
DELIZOICOV, D. et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.