Autores

Oliveira, W.N. (IF SERTÃO PE) ; Filha, V.L.S.A. (IF SERTÃO PE) ; Sá, C.L.S.G. (IF SERTÃO PE)

Resumo

A utilização dos recursos tecnológicos no ensino de ciências se faz necessário para o ambiente escolar, que por sua vez, são de grande auxilio para a prática pedagógica do professor. Partindo dessa necessidade, que se propôs o respectivo trabalho. Que teve como objetivo, analisar a eficácia do ensino da Átomistica no 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Educandário Universo Infantil com auxílio de simuladores phET "Espalhamento de Rutheford" e "Monte um Àtomo". Os resultados obtidos por meio do mesmo demonstram que o aprendizado é mais eficiente mediante a mudança de metodologia em sala, sendo uma delas o uso das novas tecnologias.

Palavras chaves

Ensino de Ciências ; Simuladores; Prática Docente

Introdução

O ensino de Ciências no nível fundamental (6º ao 9º ano), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, envolve os campos das Geociências, Biologia, Física e Química e deve possibilitar uma visão mais ampla sobre a Ciência para o aluno. Segundo Soares (2011) o ensino de Química pode ser facilitado quando relacionamos seus conteúdos com o cotidiano do aluno, entretanto como uma grande parte desse conteúdo podem envolver conceitos abstratos e complexos, pode tornar esta ciência difícil de ser aprendida. Um dos recursos que podem ser utilizados para apoio e dinamizar o aprendizado é a informática com uso de softwares educacionais. A partir dessa ponderação é perceptível a dificuldade encontrada pelos alunos nos diversos níveis de ensino em alguns conteúdos de química, como por exemplo o Átomo. No intuito de resolver esta problemática o projeto teve como principal objetivo analisar a eficácia do ensino da Átomistica no 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Educandário Universo Infantil com auxílio de simuladores phET "Espalhamento de Rutheford" e "Monte um Àtomo".

Material e métodos

Para efetivação deste foram necessários os seguintes materiais:, notebook, projetor de imagens e softwares phET. Lembrando que os simuladores são encontrados de forma gratuita para download em phet.colorado.edu/pt_BR/. Tendo como ordem metodológica os seguintes procedimentos:  Explanação do conteúdo com auxílio do simulador "Espalhamento de Rutheford", nesta práxis o professor utilizou o software para simular a experiência do descobrimento da morfologia do átomo.  Instalação do software "monte um átomo" nos computadores dos alunos.  Utilização de simulador pelos alunos no laboratório de informática;  Construção dos átomos feitos pelos alunos através do software.  Avaliação de desempenho.

Resultado e discussão

Com a utilização do simulador "Espalhamento de Rutheford" foi possível construir conceitos significativos através da reprodução do experimento de Geiger- Marsden, onde o docente contribuiu como facilitador de uma roda de conversa entre os alunos,além disso descreveram as suas próprias teorias sobre o experimento,em conseguinte viram similaridade entre os seus postulados e os de Rutheford em seu modelo planetário. O uso do simulador "Monte um Átomo" apresentou como primeira atividade a sua instalação nos computadores dos discentes, em seguida os alunos verificaram o programa, todavia esta atividade consentiu aos estudantes construir átomos com base no modelo atômico Ruthefor-Bhor. Os educandos analisaram livremente o software, onde segundo Libanêo (1994) “A ideia é de que o aluno aprende melhor o que faz por si próprio”, ademais viu-se a importância das partículas prótons, elétrons e nêutrons na formação do átomo,assim como sua estabilidade,seus respectivos isótopos, íons e massas. Os simuladores apresentaram formas de abordagens distintas, porém resultados significativos simétricos. O primeiro software foi utilizado pelo professor para auxiliar a explanação do conteúdo,no entanto o segundo programa os alunos usufruíram deste, de forma que traçaram os seus respectivos procedimentos da atividade. Apesar das diferentes metodologias utilizada nas práxis, ambos métodos corroborou na construção de conhecimentos significativos dos alunos, onde é possível perceber a contextualização do ensino da atomística com o uso dos recursos tecnológicos abordados no projeto. Ao término do projeto realizou- se a avaliação de desempenho, onde através de uma média ponderada da turma constatou-se que o índice geral foi de 77,4%,comprovando assim a eficiência do método usados.

Figura 1

Simulador "Espalhamento de Rutheford"

Figura 2

Simulador "Monte um Átomo"

Conclusões

Os resultados do presente trabalho demonstram a eficácia do uso dos softwares "Espalhamento de Rutheford" e "Monte um Átomo" como prática qualitativa e quantitativa no estudo da Atomística no Ensino Fundamental, onde demonstra que o aprendizado é mais eficiente mediante a mudança de metodologia em sala, corroborando a construção do saber cognitivo do aluno e também contextualizar os conhecimentos do conteúdo estudado.

Agradecimentos

A CAPES; ao PIBID; a Escola Educandário Universo Infantil e ao IF Sertão Campus Floresta, pela oportunidade de enriquecer nossos conhecimentos.

Referências

BRASIL, PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC-SEMTEC, Brasília, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática- São Paulo: Cortez, 1994
.Soares, L. F.; Magalhães, E. C. S. Escola Virtual de Química: Jogo Educacional em primeira pessoa para o ensino de Química (Unreal Development Kit engine). In: I Simpósio Mineiro de Educação Química. 2011. Viçosa - MG. Viçosa-UFV. 2011.