Autores

Silva, L. (IF SERTAO PE CAMPUS OURICURI) ; Souza, E.C. (IF SERTAO PE CAMPUS OURICURI) ; Oliveira, J.C. (IF SERTAO PE CAMPUS OURICURI)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apontar a importância do PIBID, Subprojeto de Química, do IF Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri. A metodologia adotada partiu de uma pesquisa entre os próprios bolsistas do programa, no que tange às suas experiências para o avanço do ensino de Química nas Escolas Estaduais de Ouricuri e de sua importância na formação docente. Percebeu-se que os bolsistas desenvolveram atividades teóricas e práticas, com a utilização de metodologias práticas com utilização de experimentos e jogos lúdicos; realizando diagnósticos das escolas no viés: pedagógico, administrativo, socioeconômico, cultural e político; e atividades de monitoria.

Palavras chaves

formação docente; campus Ouricuri; PIBID

Introdução

O Município de Ouricuri está geograficamente situado na mesorregião do Sertão Pernambucano, microrregião do sertão do Araripe, distante 620,6 Km da capital do Estado, tendo como base econômica: agricultura de subsistência e funcionalismo público. A carência de profissionais qualificados é notória, pois a bem pouco tempo a população contava apenas com cursos superiores oferecidos pela Universidade de Pernambuco através de Educação à Distância tais como Administração Pública, Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia através do programa de Educação à Distância (NEaD). Levando-se em consideração as dificuldades, fica evidente que essa área de conhecimento requer uma atenção especial, já que os docentes que atuam nesta área não tiveram uma boa formação, quer dizer, não tiveram formação adequada para ministrar aula de Química, pois esses profissionais são deslocados de sua área de formação para outra, neste caso, Química. Além disso, existe uma série de outros fatores que podem dificultar o trabalho desses docentes, como por exemplo: a falta de estrutura na maioria das escolas, de ambientes adequados para praticas envolvendo os acontecimentos do cotidiano, falta de alguns materiais que poderiam auxiliar o trabalho desses docentes, que pelo fato de não serem familiarizados com a disciplina de Química e não terem estudado “a fundo”, não conseguem driblar estes obstáculos. Então o uso de jogos didáticos é uma alternativa que auxiliará os docentes que não tiveram formação adequada a desenvolver novos métodos de ensino, métodos estes que prendam a atenção dos educandos de forma que eles possam aprender brincando.

Material e métodos

A partir da realidade descrita associada a uma grande oportunidade no mercado de trabalho, elaborou-se o subprojeto de Química e, logo após a aprovação do mesmo, iniciou-se a seleção de bolsistas. As escolas selecionadas para atuação do PIBID foram: Escolas Estaduais São Sebastião, Escola Dom Idílio José Soares e Escola Nossa Senhora de Fátima. • A partir do período inicial do PIBID os bolsistas, também conhecidos como “pibidianos” desenvolveram atividades de pesquisas, tais como: • Diagnóstico nas escolas no viés: pedagógico, administrativo, socioeconômico, cultural e político; • Diagnóstico de ensino-aprendizagem junto aos alunos sobre alfabetização científica, em especial Química; • Realização de aulas de reforço; • Seleção e execução de roteiros experimentais; • Elaboração e aplicação de jogos didáticos em sala de aula; • Participação dos bolsistas “pibidianos” na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas; • Escolha de materiais didáticos encontrados no cotidiano a fim de promover a compreensão dos discentes, e despertando nestes o interesse pela Química. Em seguida, foi realizada uma pesquisa entre os “pibidianos” sobre a vivência do PIBID e a formação docente.

Resultado e discussão

A seguir serão apresentadas as falas de alguns bolsistas e relatos decorrentes das atividades desenvolvidas. A participação dos bolsistas “pibidianos” na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas significa a contribuição além da sala de aula que pode ser comprovada através da fala do bolsista A. “O convívio cotidiano nas escolas de rede publica não apenas como licenciando e sim como um educador revelou grande importância para esta articulação faculdade- escola. Tornando perceptível que no planejamento escolar é levado em consideração a realidade local em que se encontra a escola, onde professores, pais e alunos contribuem na elaboração do projeto político pedagógico da escola”. Bolsista A A atuação dos “pibidianos”, através de aulas de reforço ou monitoria, junto aos alunos do ensino fundamental, com conteúdos de Ciências da Natureza (8ª e 9ª series), e ensino médio com conteúdos de Química (1º ao 3º ano), é uma ferramenta para melhorar o processo de ensino aprendizagem. Nas atividades práticas adotou-se uma das ideias defendidas por Freire (1996), que afirma que o educador não transfere conhecimentos e, sim cria a possibilidade para que o aluno realize sua própria construção. A observação das práticas instituídas nos contextos da educação atual possibilitou a constatação de uma prática ainda muito tradicionalista por parte dos atuais professores e podemos com o incentivo do PIBID, contribuir para melhorar esse quadro. Com relação à sala de aula, inovações didáticas foram propostas e, destacamos o fato de que atividades experimentais e lúdicas chamam a atenção dos discentes fazendo com que participem das aulas, construam suas próprias opiniões e consigam conectar o conteúdo científico com sua vida cotidiana.

Conclusões

Por meio da realização deste artigo o PIBID do IF Sertão, Campus Ouricuri, apresenta um perfil diversificado em atividades que contribuem na formação docente, colaborando eminentemente no propósito deste programa, que vincula a teoria vivenciada no Campus do IF Sertão à prática realizada nas escolas atendidas. As experiências dos bolsistas nas escolas atendidas são de fundamental importância para a formação profissional em Química e no desenvolvimento de práxis nas escolas atendidas resultou em maior interesse dos discentes implicando no melhoramento e no desenvolvimento da Educação Básica.

Agradecimentos

A CAPES pela concessão das bolsas, ao IF Sertão Pernambucano pela oferta do curso de graduação em Licenciatura em Química.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire. - São Paulo: Paz e Terra, 1996.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília: 2009. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40/3/EdSoc_Estudo_professor.pdf> Acesso em: 25/03/2014