Autores

Ferreira, A.A. (IF SERTÃO-PE) ; Souza, G.L. (IF SERTÃO-PE) ; Cordeiro, R.S. (IF SERTÃO-PE) ; Melo, A.D.Q. (IF SERTÃO-PE)

Resumo

O Ensino de química nas escolas públicas apresenta-se como um grande desafio para os docentes, pois o cenário é de alunos desmotivados e desinteressados em estudar a referida disciplina. Como uma alternativa para mudar essa realidade os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), viabilizaram a realização de práticas experimentais como recurso didático para transmissão de conhecimentos e discutiram a relevância dessa inclusão, durante o 7º Movimento Interdisciplinar São Sebastião (MISS), uma Feira de Ciências realizada na E. R. E. M São Sebastião, localizada na cidade de Ouricuri-PE. As práticas experimentais foram apresentadas pelos alunos da turma do 1º ano do ensino médio sob a orientação dos bolsistas, onde pode se observar alunos mais motivados.

Palavras chaves

ensino de química; experimentos; feira de ciências

Introdução

Estudos em ensino de química que incluam novas metodologias que assegurem o sucesso de ensino-aprendizagem vêm ganhando cada vez mais destaque no cenário acadêmico. A busca por metodologias que se afastem do processo tradicional e estritamente teórico, que produz o desinteressedos alunos em estudar química, conforme observou Costa (2005) “a metodologia tradicional de ensino de Química na Educação Básica se destaca pela utilização de regras, fórmulas e nomenclaturas, gerando uma grande desmotivação entre os alunos”. Um método viável amplamente discutido na literatura para modificar essa realidade é a utilização de experimentos como recurso didático para transmitir conhecimentos, além de despertar nos alunos o interesse em estudar, conforme a citação (Oliveira, et al. 2009) “a experimentação promove aulas dinâmicas e criativas que despertam o interesse dos estudantes pela matéria possibilita o trabalho em grupo”. Este trabalho tem como objetivo realiza um estudo de caso aplicado por bolsistas do PIBID através da aplicação de experimentos em química no 7º Movimento Interdisciplinar São Sebastião (MISS), uma feira de ciênciasque foi realizada entre os dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2013 na Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião (E. R. E. M São Sebastião), localizada na cidade de Ouricuri-PE. As práticas experimentais realizadas durante o evento foram desenvolvidas pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio sob a orientação dos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) que atuam na escola. A finalidade desse trabalho é mostrar que as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos da escola parceira, ajudando-os a compreender melhor os conteúdos.

Material e métodos

Os experimentos apresentados durante o MISS foram planejados pelos bolsistas e executados pelos alunos da turma do 1º ano do Ensino Médio no 2º semestre do ano de 2013. O trabalho foi dividido nas seguintes etapas: Inicialmente os bolsistas pesquisaram experimentos de fácil execução e que utilizassem materiais de baixo custo e de fácil aquisição, e principalmente que estivessem relacionados aos conteúdos ministrados na vigência do projeto, podemos citar, por exemplo, os seguintes conteúdos: nomenclatura de compostos inorgânicos e ácidos e bases. Porém alguns experimentos escolhidos necessitavam de reagentes que a E. R. E. M São Sebastião não dispunha, diante disso o laboratório do IF Sertão-PE disponibilizou estes reagentes, foram selecionados 12 experimentos, entre eles estavam o fogo frio, sopro mágico, ovo engarrafado, polímeros ou geleca, mensagem secreta, encolhendo o isopor, entre outros; a segunda etapa foi dividir a turma de 24 alunos em 6 grupos, cada grupo composto por 4 alunos que ficaram responsáveis em executar dois experimentos. As apresentações foram realizadas em dois turnos, onde dois alunos de cada grupo ficaram encarregados de apresentar os experimentos pela manhã e os outros doisà tarde; na terceira etapa os bolsistas ficaram encarregados em treinar os alunos, para que os mesmos pudessem executar os experimentos no evento, o treinamento ocorreu no próprio laboratório da escola. Os experimentos selecionados envolvem materiais do cotidiano do aluno como ovos, garrafa de vidro, algodão, folha A4, álcool, sal, água, cola branca, corantes, canudos, cotonete, isopor, entre outros, já os reagentes cedidos pelo IF Sertão-PE foram fenolftaleína, hidróxido de sódio e borato de sódio.

Resultado e discussão

Observou-se durante os treinamentos que muitos alunos do 1º ano não dominavam os nomes das vidrarias utilizadas por não apresentarem uma vivência anterior em um laboratório de química. Com a realização desta atividade os discentes deixaram de ser meros expectadores e se tornaram transmissores de conhecimento. Além disso, percebeu-se durante a realização dos experimentos mensagem secreta e sopro mágico que alguns alunos lembraram conceitos de ácido-base, mostrando que este tipo de prática facilitou o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos durante a realização dos experimentos no MISS foram satisfatórios, pois durante em todo o evento houve grande envolvimento dos alunos em executar as práticas e os conteúdos de química contemplados nos experimentos ganharam maior significância. Na apresentação, os experimentos tomaram a atenção do público, principalmente de crianças e adolescentes que prestigiaram o evento, como pode ser visto nas Figuras 1 e 2. Fonte: Próprio autor. O uso desta atividade lúdica é uma alternativa que os docentes de química podem utilizar em suas aulas, tornando-as mais atrativas e motivadoras, como afirma Soares (2004) “[...] essas práticas aumentam a motivação dos alunos perante as aulas de química, pois o lúdico é integrador de várias dimensões do universo do aluno, como afetividade, trabalho em grupo e as relações com regras pré- definidas’’, além disso, facilita o aprendizado dos alunos e estimula os mesmo a buscar novos conhecimentos sobre o tema.

Figura 1

Demonstração do experimento ovo engarrafado

Figura 2

Demonstração do experimento fogo frio

Conclusões

Concluiu-se que a partir da utilização de materiais de fácil acesso e baixo custo foi possível produzir experimentos que podem ser utilizados durante as aulas de química como uma ferramenta metodológica poderosa. Sendo assim, aulastradicionais se transformam em aulas dinamizadas e divertidas. Através da realização deste trabalho se constatou grande envolvimento dos alunos da turma do 1º ano do Ensino Médio da E. R. E.M São Sebastião impulsionados pela curiosidade e conhecimento, adquidos durante a aplicação do trabalho.

Agradecimentos

À Deus, CAPES, IF SERTÃO-PE e à EREM São Sebastião.

Referências

COSTA, S. T; ORNELAS, D. L; GUIMARÃES, P. I; MERÇON, F. A corrosão na abordagem da Cinética Química. Química nova na escola, N° 22, NOVEMBRO 2005.
OLIVEIRA, G. S. N. et al. Proposta de Modelo de Implantação de Laboratório Didático de Química para uso no Ensino Médio. XXI Congresso de Iniciação Científica: São José do Rio Preto – SP, 2009.
SOARES, M.H.F.B. O ludico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. Tese (Doutorado). Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.