Autores

Araujo, T. (IFPI) ; Santos, R. (IFPI) ; Cruz, S. (IFPI) ; Medeiros, W. (IFPI) ; Castro, Z.C. (IFPI) ; Araujo, A. (IFPI) ; Leite, A. (IFPI) ; Miranda, C. (CESCR)

Resumo

O aprendizado da química, na maioria das vezes, torna-se um desafio, sendo abordada apenas por memorização de fórmulas e conceitos, ocorrendo assim de forma muito abstrata tornando-se chata, não relacionando a teoria com a prática e sem dispor de ferramentas e estratégias que despertem o interesse do aluno e subsídios para que o mesmo tenha um aprendizado significativo. Visando atenuar essa problemática, alguns bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Piauí Campus Parnaíba, confeccionaram o jogo Tabela Periódica Eletrônica para abordar conhecimentos básicos da química e propriedades periódicas dos elementos.

Palavras chaves

Didática; Tabela Periódica; Ensino-aprendizagem

Introdução

A Química provoca na maioria dos educandos, certo “medo” e consequentemente a “rejeição” por esta disciplina, pois são vários conceitos envolvidos, que se agregam a várias fórmulas e símbolos químicos. Neste contexto, faz-se necessário que as abordagens dos conteúdos de química sejam acopladas a jogos lúdicos que atraiam a atenção dos alunos para os assuntos, e assim lhes proporcionem clareza, e amenizem suas dificuldades. O processo de ensino e aprendizagem de química vem sendo considerado por muitos educadores um desafio e por parte dos alunos um processo chato e difícil de concretizar, os alunos sentem essa dificuldade pelo motivo de ver as aulas de química como algo maçante, com memorização de conceitos e fórmulas apresentados nos livros didáticos (SILVA et al, 2012), sem, muitas vezes, saber como essa teoria ocorre na prática. Com o intuito de facilitar o aprendizado dos alunos muitos docentes estão dispondo do uso de ferramentas simples, mas que tragam benefícios no processo de ensino- aprendizagem. As benfeitorias dessas metodologias inovadoras não se restringem apenas aos alunos, mas também facilita a ação docente, pois de um lado, o jogo ajuda o aluno a construir novas formas de pensamento, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade, por outro, para o professor, o jogo o leva à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem (CUNHA, 2012). Foi com o objetivo de proporcionar meios e estratégias que facilitem o aprendizado significativo dos alunos, que um grupo do PIBID da cidade de Parnaíba-PI, formado por graduandos do curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal do Piauí – IFPI, decidiram criar o jogo Tabela Periódica Eletrônica relacionado ao assunto, Propriedades Periódicas.

Material e métodos

O jogo da Tabela Periódica Eletrônica foi um método educativo desenvolvido pelos bolsistas do PIBID. O campo desta pesquisa foi o Colégio Senador Chagas Rodrigues, localizado na cidade de Parnaíba-PI e os sujeitos foram 60 estudantes pertencentes as turmas de 1º ano A e B do Ensino Médio do colégio mencionado. A Tabela Periódica Eletrônica tem vários diferenciais, possui um tamanho considerável, envolve uma boa parte dos elementos químicos indicados com mini lâmpadas, dentre eles os mais utilizados no ensino médio. Para o complemento do jogo foram criadas cartas com dicas que continham características dos elementos químicos, e possui perguntas relacionadas ao assunto. Quando o aluno acerta as repostas das cartas, o elemento com uma luz verde acenderá, porém se o aluno errar uma luz vermelha acende. Para analisar a aprendizagem dos alunos e a eficácia do jogo, foram elaborados dois questionários, que foi distribuído em duas etapas, um após uma aula tradicional e outro questionário juntamente com um questionário de opiniões a respeito do jogo após a aplicação da Tabela Periódica Eletrônica.

Resultado e discussão

Após a finalização das duas etapas, concluiu-se que a utilização de jogos lúdicos no processo de ensino aprendizagem é um grande aliado do professor em sala de aula, pois além de chamar a atenção do aluno, ainda possibilita a interação dos mesmos com o conteúdo ministrado. A aplicação dos questionários antes e depois do jogo teve a finalidade de analisar a eficácia da prática lúdica e saber se com o seu uso, os alunos melhorariam seu conhecimento em relação ao assunto abordado, Propriedades Periódicas. Comparando a aula anterior, somente expositiva e dialogada, com a aula utilizando o jogo, foi obtido um aumento significativo de 24,3% na média dos alunos. Além do aumento da média, o jogo foi conceituado pelos alunos como um aliado na aprendizagem, uma vez que proporciona aulas mais dinâmicas e interativas.

Conclusões

A partir deste trabalho conclui-se que o jogo Tabela Periódica Eletrônica é um objeto motivador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo, tabela periódica. Os objetivos deste jogo vão além da facilitação em se conhecer os elementos químicos e das Propriedades Periódicas, ele trabalhar os aspectos cognitivos e colabora na construção dos conhecimentos dos educandos.

Agradecimentos

Agradecemos a professora Cláudia Barros de Miranda, PIBID, CAPES e IFPI/Parnaíba.

Referências

CUNHA, M.B., Jogos no ensino de química: Considerações Teóricas para a sua utilização em sala de aula. Rev. Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 2, p. 92-98, MAIO 2012.

SILVA, J. L.; SILVA, D. A.; MARTINI, C.; DOMINGOS, D. C. A.; et al. A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Rev. Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 4, p. 189-200, NOVEMBRO 2012.