Autores

Sheldon Lins André, A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Rosely de Sousa Araújo, M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Rodrigues da Silva, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Sales da Silva, D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ)

Resumo

Na educação para obter-se um ensino mais eficiente, criar-se constantemente novas técnicas didáticas consistindo numa prática inovadora e prazerosa. Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na educação, através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais. Objetiva-se através de jogos lúdicos, melhorar o raciocínio do aluno, reflexão e consequentemente aumentar seu conhecimento para facilitar a aprendizagem na área de química.O presente trabalho foi desenvolvido na escola parceira do Subprojeto de Química PIBID/UVA, E. E. F. M Sinhá Saboia, no turno da manhã no 3° ano do Ensino Médio, pelo os acadêmicos bolsista do projeto já referenciado.

Palavras chaves

bingo organico; atividade; lúdico

Introdução

Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA; 2004). As atividades lúdicas são utilizadas nas aulas de Química para melhorar a compreensão e diversificar de uma forma prazerosa a disciplina de Química. O Bingo Orgânico é uma alternativa diferente de ministrar uma aula com objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos sobre as fórmulas e o nome das principais moléculas orgânicas; além do que o jogo é considerado um tipo de atividade lúdica como Kishimoto comenta “... O jogo educativo possui duas funções que devem estar em constante equilíbrio. Uma delas diz respeito à função lúdica, que está ligada a diversão, ao prazer e até o desprazer...” pág. 73. Neste trabalho objetivou-se demonstrar aos alunos as fórmulas estruturais e com seu respectivo nome, melhorando o raciocínio do aluno, reflexão e consequentemente aumentar seu conhecimento e além de facilitar sua aprendizagem e socialização entre os colegas de turma e com o professor.

Material e métodos

Com a utilização da metodologia lúdica, pelos acadêmicos bolsistas do projeto Subprojeto de Química PIBID-UVA 2011, da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, é mostrar que a disciplina de Química pode ser ensinada, além do ensino convencional, através de atividades de jogos lúdicos. O Bingo Orgânico foi ministrado na escola ensino fundamental e médio Sinhá Saboia, no turno da manhã no 3° ano do ensino médio na cidade de Sobral-CE, pelos acadêmicos bolsistas do projeto já referenciado, onde percebeu-se com o jogo que os alunos se motivam, a aprender se divertindo e socializando-se com os colegas e professor designando para uma melhor aprendizagem. O Jogo foi desenvolvido de acordo com as aulas do professor da escola, onde estas já tinham sido ministradas. O Bingo Orgânico é parecido com um bingo comum, diferenciando-se nas cartelas em vez de números possui na verdade a fórmula estrutural do composto orgânico, e no globo o nome do respectivo composto. O jogo foi confeccionado com matérias de baixo custo e fácil acesso, sendo as cartelas do Bingo Orgânico feitas em folhas de papel A4 e o globo de garrafas pet, já as pedras do globo de bolinhas de isopor com o nome das moléculas. Como esses materiais são do conhecimento do aluno, de seu cotidiano, melhora significativamente sua compreensão como diz Abreu e Lopes “... toda vez que contextualizamos determinado assunto ou tentamos defender fenômenos cotidianos, estaremos estabelecendo inter-relações entre diferentes saberes...” [ABREU, 2010]

Resultado e discussão

Os acadêmicos bolsistas que foram os mediadores do jogo esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos, assim como incentivando estes a trabalharem em grupos, pois melhorariam a atividade de relacionar as moléculas orgânicas com seu respectivo nome. Com isso os jogos como diz Zanon, Guerreiro e Oliveira “... pode ser considerado educativos se desenvolverem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem, resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido dentre outras habilidades...” pág. 73 Após o término da atividade lúdica foi feito um estudo a fim de validar os objetivos pretendidos, passado um questionário de seis (6) questões para os alunos participante da atividade, com o objetivo de obter a opinião dos alunos sobre o Bingo Orgânico, como forma motivadora e recurso didático para sua aprendizagem. Observe as figuras abaixo. A figura 2 mostrou que 76,20% dos alunos acharam que a atividade lúdica deve ser utilizada como uma forma diferente e que melhorará a aprendizagem destes alunos. Pode-se observar que o Bingo Orgânico foi de grande importância para uma melhor compreensão da disciplina de Química Orgânica, pois o estudo mostra que 52,39% dos alunos acharam esta atividade lúdica ótima e 66,66% que contribuiu para melhor assimilação do nome dos compostos orgânicos. Além de que nenhum aluno responder que a atividade foi ruim, tornando a aula prazerosa e satisfatória.

Exemplo das cartelas do Bingo Orgânico



Opinião dos alunos sobre o uso de novas formas metodológicas de ensino



Conclusões

Pode-se observar que a atividade lúdica causa uma interação entre os alunos e professor, já que o professor é o mediador do jogo, e os alunos mostram-se motivados e ativos na aprendizagem de nomenclaturas dos compostos orgânicos. Os resultados apresentados no questionário foram bem satisfatórios e demonstraram uma boa aceitação por parte dos alunos com a utilização de atividades lúdicas utilizada, facilitando a aprendizagem sobre ensino de química orgânica. Retirando assim os costumes de uma educação tradicional e monótona, possibilitando uma melhor construção do conhecimento.

Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, entidade do governo Brasileiro voltado para a formação de recursos humanos.

Referências

ABREU, Rozana Gomes de; LOPES, Alice Casimiro. “A Interdisciplinaridade e o Ensino de Química: Uma Leitura a partir das Políticas de Currículos”. In: Ensino de Química em Foco; Ijuí, 2010.
KISHIMOTO, T. M (2002). “O brincar e suas Teorias”. In: Jogo Didático Ludo Químico para o Ensino de Nomenclatura dos Compostos Orgânicos: Projeto, Produção, Aplicação e Avaliação; Ciências & Cognição 2008; Vol. 13(1): 72-81, disponível em <http://cienciasecognicao.org>acessado em 24 de Dezembro 2012 às 15h00min.
MENEZES, Sabrina Lima Murussi; LIMA, Edi Inês Medeiros de; SILVA, Maria Amélia de Melho; OURIQUE, Alex Diogo Sieg. O Jogo Lúdico como Ferramenta Complementar no Ensino de Química; XVI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e extensão, Universidade do Desenvolvimento Regional; 04, 05 e 06 de Outubro 2011.
ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; GUERREIRO, Manoel Augusto da Silva; OLIVEIRA, Robson caldas de. Jogo Didático Ludo Químico para o Ensino de Nomenclatura dos Compostos Orgânicos: Projeto, Produção, Aplicação e Avaliação; Ciências & Cognição 2008; Vol. 13(1): 72-81, disponível em <http://cienciasecognicao.org>acessado em 24 de Dezembro 2012 às 15h00min.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo.
Eneq 028- 2004.