Autores

Leal de Castro, D. (IFRJ) ; Silva de Abreu, I. (IFRJ)

Resumo

Este trabalho é parte de um projeto de extensão que vai a empresas da área de química ministrando palestras e promovendo atividades educacionais. Assim o objetivo desta pesquisa foi saber se na formação dos profissionais de uma indústria química de produtos de limpeza houve a presença da abordagem CTS. Esta indústria apresenta forte preocupação com as questões ambientais, promovendo recolhimento de óleo de fritura doméstico em troca de materiais de limpeza. Para isso foi feita uma pesquisa junto a estes funcionários, para verificar se os mesmos possuíam alguma formação referente as questões ambientais que incluísse a abordagem CTS. Verificamos que houve na formação da maioria dos funcionários, a abordagem de questões ambientais, mas não com a denominação da abordagem CTS.

Palavras chaves

CTS; Profissionais da Química; Produtos de limpeza

Introdução

O enfoque CTS surgiu como uma abordagem que levasse a sociedade a refletir sobre as questões advindas do agravamento dos problemas ambientais e diante de discussões sobre a natureza do conhecimento científico e seu papel na sociedade. Cresceu no mundo inteiro um movimento de crítica ao modelo de desenvolvimento científico e tecnológico que passou a refletir sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Esse movimento levou a proposição, a partir da década de 1970, de novos currículos de ensino de ciências que buscaram incorporar os conteúdos de CTS, em suas matrizes curriculares. Quando se fala em currículo com ênfase CTS, se propõem um currículo que promove a integração entre a educação em ciência, em tecnologia e no aspecto social. Um currículo em que os conteúdos ligados a ciência e a tecnologia, são propostos e analisados de acordo com o momento socioeconômico, histórico, ético e político em que ocorreu. São centrados na explicação científica, planejamento tecnológico e solução de problemas, e tomada de decisão sobre temas práticos de importância social (ROBERTS, 1991). As relações entre ciência, tecnologia, sociedade, passaram a ser amplamente discutidas, tendo o movimento se expandido também para o âmbito educacional. No Brasil essa inserção se deu formalmente na década de 90, com a produção de trabalhos nos cursos de pós-graduação em conjunto com a publicação de livros e artigos (SANTOS, 2007). A introdução desses pressupostos nos currículos do ensino de ciências, passaram a incorporar as questões sobre a ciência, tecnologia e sociedade (CTS), mais tarde passou-se a considerar também as questões ambientais, tendo em vista que as consequências do desenvolvimento científico e tecnológico podem atingir também o meio ambiente, portanto o movimento também é chamado de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). A inserção do movimento CTS na educação em geral, teve como objetivo a formação de sujeitos críticos com poder de tomada de decisão consciente, visando o bem geral da sociedade e não a busca por interesses próprios. Sendo assim, a escola que era reconhecida como detentora do saber, onde as pessoas conseguiam adquirir informações, passa a ter um novo papel, que foge do status de acumulo de informação e transmissão de conhecimento para um preparo dos alunos para a vida. (CHASSOT, 2003). As propostas de ensino com enfoque CTS pode ser vista nos documentos oficiais de orientação curricular, tais como os PCNs, e na própria Lei de Diretrizes e Bases (1996) que traz um novo olhar para o Ensino Médio ultrapassando a tradição profissionalizante e de preparação para ingresso na universidade. “O Ensino Médio passa a ter a característica da terminalidade, o que significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos; garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania; dotar o educando dos instrumentos que o permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos “fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos” (Art.35, incisos I a IV).” (BRASIL, 2000, p. 9). Segundo Bybee (1987) citado por Santos e Mortimer (2002, p. 3) as propostas de ensino CTS possuem três objetivos gerais: “(i) aquisição de conhecimentos, (ii) utilização de habilidades, (iii) desenvolvimento de valores.” Isso inclui o desenvolvimento de conhecimento e habilidades, dentre estas consideram o desenvolvimento de valores o mais importante. Estes valores devem estar voltados para o proveito de todos, tirando da vez o interesse econômico e político como prioridade. Pode-se considerar então que a atual proposta curricular, com base nos documentos oficiais nacionais, abrange em seus objetivos e fundamentos, as propostas de ensino CTS, pois abordam como premissa a formação do aluno a produzir valores e habilidades na amplitude individual e social do meio em que vive, busca também o aperfeiçoamento do aluno com pessoa humana e ética, visa à busca pela independência intelectual e desenvolvimento do senso crítico. (BRASIL, 2000) Um currículo que possui foco nas propostas CTS deve abordar as inter-relações entre a exposição e entendimento da ciência e tecnologia, bem como o discernimento para resolver problemas e assumir decisões conscientes no contexto social e ambiental. (SANTOS & MORTIMER, 2001) As propostas de ensino com enfoque CTS surgiram então como consequência da necessidade evidente da formação de pessoas em ciência e tecnologia para atuação consciente na sociedade, ou seja, que gerem atitudes favoráveis a um amplo grupo de pessoas, e não somente uma minoria com interesses próprios. Com essa premissa direcionamos o nosso trabalho para a investigação dos reflexos desta educação com enfoque CTS, na atuação dos profissionais de química de uma empresa que atua neste ramo.

Material e métodos

A escolha do local de aplicação do trabalho foi baseada na preocupação que a empresa apresenta, com as questões ambientais, e com a orientação neste sentido, que oferece aos seus funcionários. Há vários trabalhadores da empresa que são também alunos da instituição pesquisadora. Para a aplicação desta pesquisa, solicitamos a permissão da instituição e dos participantes da pesquisa, que assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido, onde é exposto o tipo de pesquisa e a possibilidade de desistência de participação a qualquer momento. Neste termo também fica assegurado o sigilo em relação ao nome e as respostas dos participantes da pesquisa. A coleta de dados se deu por meio de aplicação de questionários com um total de 3 questões mistas, ou seja, fechadas e abertas, que foram respondidas após uma breve apresentação das premissas da abordagem do ensino de Química com enfoque CTS. Participaram da pesquisa 7 funcionários da fábrica, sendo 1 licenciado em Química e técnico em Química, 1 químico industrial e 5 técnicos em Química. O questionário fazia uma breve introdução sobre a abordagem CTS e a seguir, na primeira pergunta, apresentava uma série de palavras e pedia que os respondentes marcassem aquelas que lhes parecia ter mais relação com a abordagem CTS. As palavras indicadas foram: informática, meio ambiente, tecnologias, poluição, economia, lazer, combustíveis, consumo e alimentação. Na pergunta seguinte, foi pedido que os respondentes indicassem se eles consideravam importante se preocupar com questões relativas a abordagem CTS, no seu dia a dia e no seu trabalho. Esta pergunta dava duas opções de resposta, sim ou não, e a terceira pergunta pedia que eles explicassem a resposta da questão anterior. A partir desses questionários foi possível avaliar quantitativamente os relatos desses trabalhadores. A utilização desse meio de pesquisa proporcionou o levantamento de opiniões, interesses e situações vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa, bem como alguns dados fechados importantes para elaboração do trabalho. Foram convidados a participar 10 funcionários, mas somente 7 preencheram os questionários. Porém alguns não responderam todas as questões. Sobre isso Gerhardt e Silveira (2009) apontam que utilizar esse instrumento de pesquisa tem algumas desvantagens; como a pequena porcentagem de questionários que retornam para o pesquisador, o grande número de perguntas sem respostas, se houver alguma dúvida por parte do participante não é possível o esclarecimento, dentre outros, entretanto as vantagens de se trabalhar com questionários numa pesquisa quantitativa, especialmente nesse caso, conseguiram superar as desvantagens, dentre elas estão a economia de tempo além do fato da possibilidade de conseguir dados de várias pessoas num tempo curto. Este tipo de pesquisa permite também, uma maior autonomia dos participantes nas respostas, que podem responder no tempo desejado, o que tornou mais viável a escolha desse instrumento para a pesquisa.

Resultado e discussão

A análise dos questionários aplicados foi registrada e discutida. Para melhor entendimento e organização os respondentes foram nomeados com as siglas T-1 até T-7, respectivamente. Todas as perguntas estão apresentadas separadamente com as considerações pertinentes a cada uma. 1-Na sua opinião, das palavras citadas a seguir, quais se relacionam com CTS? Um total de nove palavras foram disponibilizadas para que os entrevistados escolhessem quais desejassem, são elas: informática, meio ambiente, tecnologia, poluição, economia, lazer, combustíveis, consumo e alimentação. Os resultados podem ser vistos na Tabela 1: Figura 1 Palavras que se relacionam com a abordagem CTS Escolheu todas as alternativas o entrevistado do questionário nomeado T-7. Santos (2008) respaldado em Ramsey (1993) destaca alguns critérios para analisar se um tema é pertinente aos pressupostos CTS, para ele é preciso analisar se há controvérsias relacionadas a um tipo de assunto, verificar se o tema possui alguma acepção social e se tem qualquer relação com a ciência e tecnologia, que permitam aos alunos serem capazes de desenvolver habilidades e tomar decisões conscientes. As três palavras mais escolhidas pelos entrevistados, foram: meio ambiente (5), tecnologia (4) e poluição (4), elas possuem uma ligação quase que direta com o próprio nome Ciência, Tecnologia, Sociedade. Outro aspecto é a própria atividade com a qual estes trabalhadores estão envolvidos, ligada a reaproveitamento de materiais e preocupação com o meio ambiente, o que pode ter tornado mais fácil a escolha pelos participantes. A palavra menos assinalada foi lazer. Acredita-se que por se tratar de uma pesquisa acadêmica, os respondentes não relacionaram o lazer com uma atividade ligada a ciência e a tecnologia. A palavra lazer apesar de ter sido pouco escolhida, também pode contribuir com uma formação com enfoque CTS. Várias fontes de lazer e divertimento e lazer estão ligadas a tecnologia, e nem sempre são tratadas com a responsabilidade necessária, em termos de segurança de seus usuários. Podemos citar os parques de diversão, com suas instalações elétricas por vezes precárias, e que não raro causam acidentes por vezes fatais. A palavra economia, juntamente com lazer foi também uma das menos marcadas nas respostas destes trabalhadores. Podemos atribuir este fato a desvinculação que a maioria das pessoas faz da economia em relação aos aspectos das ciências. Santos e Mortimer (2002) em uma análise de pressupostos teóricos na abordagem CTS, fizeram algumas sugestões de temas que poderiam ser trabalhados no contexto educacional brasileiro. Entre estes temas, pelo menos sete deles estão diretamente ligados a questões econômicas (tema 1, 3, 4, 5, 6, 7 e 8): No contexto brasileiro, poderiam ser discutidos temas como: (1) exploração mineral e desenvolvimento científico, tecnológico e social. Questões atuais como a exploração mineral por empresas multinacionais, a privatização da Companhia Vale do Rio Doce, as propostas de privatização da Petrobrás, etc. são alguns exemplos de possibilidades nesse tema; (2) ocupação humana e poluição ambiental, na qual seriam discutidos os problemas de ocupação desordenada nos grandes centros urbanos, o saneamento básico, a poluição da atmosfera e dos rios, a saúde pública, a diversidade regional que provoca o êxodo de populações, a questão agrária; (3) o destino do lixo e o impacto sobre o ambiente, o que envolveria reflexões sobre hábitos de consumo na sociedade tecnológica; (4) controle de qualidade dos produtos químicos comercializados, envolvendo os direitos do consumidor, os riscos para a saúde, as estratégias de marketing usadas pelas empresas; (5) a questão da produção de alimentos e a fome que afeta parte significativa da população brasileira, a questão dos alimentos transgênicos; (6) o desenvolvimento da agroindústria e a questão da distribuição de terra no meio rural, custos sociais e ambientais da monocultura; (7) o processo de desenvolvimento industrial brasileiro, a dependência tecnológica num mundo globalizado; nesse tema poderia ser discutida, por exemplo, a exportação de silício bruto ou industrializado; (8) as fontes energéticas no Brasil, seus efeitos ambientais e seus aspectos políticos; (9) a preservação ambiental, as políticas de meio ambiente, o desmatamento. (SANTOS E MORTIMER, 2002, p. 11) As palavras combustíveis, informática e consumo, foram indicadas por três respondentes, como sendo palavras relacionadas ao enfoque CTS. Estas indicações podem ser facilmente entendidas pela relação direta que elas possuem com as questões ambientais. É recorrente a discussão a respeito do quanto é danoso ao meio ambiente a utilização de combustíveis fósseis pela humanidade, bem como a demanda crescente de materiais para o consumo humano, entre eles se destacam os materiais consumidos em acessórios de informática, que se tornam obsoletos em pouco tempo e tem seu descarte feito nem sempre de maneira adequada. A alimentação foi citada por dois respondentes apenas. Acreditamos que os respondentes não visualizaram as intrincadas relações que existem entre a ciência e a produção e conservação de alimentos no mundo moderno. Entendemos que ainda existam lacunas na formação destas pessoas, que não permitiram que elas fizessem a relação necessária para indicar a alimentação também como um tema CTS. Na segunda questão era perguntado se os trabalhadores consideravam relevantes as questões relativas à abordagem com enfoque CTS, no dia a dia e no trabalho. Para esta questão, a totalidade dos respondentes marcou sim. Sendo que seis deles explicaram o porquê. O respondente que marcou todos os itens com relacionados com o enfoque CTS na questão 1, justificou a seguir: “Na abordagem tradicional, do ensino das ciências, os conteúdos são as bases, induzindo o aluno (e futuro profissional) a memorizar as informações, sem verdadeiramente compreendê-las (significado e importância para o seu futuro profissional). Com a abordagem CTS, este futuro profissional será capaz de participar de forma consciente (significado e importância), de processos decisórios nos mais diversos setores sociais, nos quais estejam inseridos”. Outro respondente afirma: “Considero importante, pois o desenvolvimento humano gira em torno desses três fatores: ciência-tecnologia-sociedade, ou seja, ela contribui para a formação da cidadania”. Outro respondente argumenta: “As grandes descobertas da ciência e os avanços tecnológicos, ao longo dos anos, vem crescendo em ritmo acelerado. E isto tem gerado incertezas para a sociedade, e o aumento de questionamento científico- tecnológico. Os CTS abrem discussões acerca dos muitos paradigmas que envolvem a nossa sociedade, como forma de promover a compreensão das implicações e influências advindas do desenvolvimento científico e tecnológico e o posicionamento dos cidadãos para a participação na tomada de decisões sobre os aspectos que envolvem questões de cunho científico-técnico-social”. Outro respondente, fez relação do ensino de Química com enfoque CTS, com o trabalho que é desenvolvido por eles: “ No que diz respeito principalmente a reciclagem ambiental, o que reciclamos, o óleo de soja, que geralmente seria jogado no meio ambiente e contaminaria rios, solos, etc. e aqui transformamos em sabão pastoso”. O respondente T-5 afirma que: “É importante para que um dia possamos viver em harmonia no planeta, de um modo geral”. Finalizando os resultados, o respondente T-6 indica que ele acha relevante “por causa da nossa saúde, pois estamos expostos a fatores que provocam danos ao meio ambiente e logo prejudica a saúde da população. E a ciência está avançada e tem ajudado a população do mundo”.

Palavras que se relacionam com a abordagem CTS

Figura 1- Palavras que se relacionam com a abordagem CTS

Conclusões

Concluímos que de um modo geral os profissionais da área de Química que foram entrevistados desconheciam o enfoque CTS no ensino de Química. Em suas formações não houve a preocupação com a formação Química interdisciplinar. Não estiveram inseridos num sistema em que os conteúdos ligados a ciência e a tecnologia, são propostos e analisados de acordo com o momento socioeconômico, histórico, ético e político em que ocorreu. Pelo enfoque CTS os currículos são centrados na explicação científica, planejamento tecnológico, solução de problemas, e tomada de decisão sobre temas práticos de importância social. Apesar disso os entrevistados se mostraram sensíveis a reconhecer a importância de se aprender Química com um enfoque social. Entendem que o conhecimento amplo das consequências presentes na tomada de decisão de trabalhadores da indústria Química, será de fundamental importância para evitar graves prejuízos ao meio ambiente e a própria sociedade. Em suas formações houve a preocupação com a educação ambiental, que de certo modo representa parte das premissas do enfoque CTS. Todos esses apontamentos podem cooperar para melhoria da formação inicial dos profissionais de Química. Nessa vertente acredita-se ser necessário instigar no futuro Químico um desejo de transformação, junto com um olhar reflexivo acerca da sua formação profissional, para que eles possam por si só construir seu conhecimento, com um senso crítico apurado, sendo capazes de atuar na sociedade democraticamente.

Agradecimentos

Agradecemos ao IFRJ pela possibilidade da pesquisa, e a empresa que permitiu a participação de seus funcionários.

Referências

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