Autores

Oliveira, E.H.R. (FAMETRO) ; Silva, E.C.C.S. (FAMETRO)

Resumo

O emprego de novas ferramentas e abordagens dos conteúdos educacionais se torna cada vez mais necessária para que o processo de educação seja realizado de forma efetiva e integrada com o cotidiano dos discentes. Sendo assim, o presente trabalho propôs a utilização de um material didático e teve como tema o “Guia sobre Hidrocarbonetos: Uma ferramenta de ensino aprendizagem para alunos do 3º ano do ensino médio” da Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, localizada na região Centro Oeste de Manaus. As principais finalidades deste trabalho foram facilitar o ensino de Química Orgânica e motivar o aluno a estudar e aprender o conteúdo de Hidrocarbonetos, ampliando assim, além de proporcionar um método educacional interativo e prazeroso.

Palavras chaves

Material Didático; Ensino de Química; Guia Hidrocarbonetos

Introdução

O Ensino de Química tem seu papel fundamental para a sociedade e para o mundo, pois seu conhecimento nos ajuda a compreender fatos e transformações que ocorrem a todo momento em nosso cotidiano, entretanto ensinar química não é uma tarefa fácil, considerando que esta disciplina é vista como pouco interessante por muitos alunos, sendo considerada muitas das vezes como “bastante complexa”. Pesquisas tem mostrado que um dos meios para facilitar este ensino é através da utilização de materiais didáticos, os quais tem sido muito importante para o processo ensino-aprendizagem. Segundo Freitas (apud CUNHA et al., 2015), os materiais e equipamentos didáticos, os quais são também conhecidos como “recursos” ou “tecnologias educacionais”, são todo e qualquer recurso utilizado em um procedimento de ensino, visando à estimulação do aluno e à sua aproximação do conteúdo, facilitando dessa forma, o seu aprendizado. Nessa perspectiva, foi criado e utilizado o guia sobre hidrocarbonetos para facilitar o ensino de Química Orgânica e motivar o aluno a estudar e aprender o conteúdo de Hidrocarbonetos, em uma turma com 35 alunos do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes. No entanto, sabendo-se que o professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento, o intuito desse projeto não foi mudar o plano pedagógico do professor, e sim auxilia-lo, facilitando dessa forma o processo ensino aprendizagem.

Material e métodos

A aplicação do guia foi realizada na Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, no turno noturno com a turma do 3º ano do ensino médio. A metodologia foi aplicada com utilização do referido guia e as atividades desenvolvidas foram divididas em quatro fases: Aplicação de Questionário Sondagem; Aulas teóricas sobre hidrocarbonetos com a utilização do “Guia Sobre Hidrocarbonetos”; Aplicação de Questionário Pós-Guia Sobre Hidrocarbonetos e Comparação das respostas dos Questionários antes e depois da aula sobre o Guia Sobre Hidrocarbonetos. A metodologia aplicada neste trabalho consistiu em abordar os conteúdos de hidrocarbonetos utilizando o material didático “Guia Sobre Hidrocarbonetos”, sendo que este continha exemplos contextualizados com o cotidiano dos alunos. Para melhor entendimento dos discentes foi criada uma tabela demonstrativa no referido guia, onde mencionou-se o número de carbonos das moléculas de hidrocarbonetos, nomenclatura oficial das moléculas, estruturas das moléculas, além dos exemplos contextualizados com o cotidiano do aluno e observações gerais. Inicialmente foi aplicado um questionário sondagem para todos os alunos presentes. Esse questionário possuía 10 questões. Na segunda aula foram distribuídos e doados para cada aluno do 3º ano, um exemplar do Guia Sobre Hidrocarbonetos. Posteriormente após a distribuição do referido guia, aplicou-se aula sobre hidrocarbonetos. O professor explicou o conteúdo utilizando o referido guia e os alunos acompanhavam a explicação com a utilização de seu exemplar recebido. A terceira aula iniciou-se com a continuidade do assunto de hidrocarbonetos ministrado na aula anterior com a utilização do referido guia e em seguida aplicou-se um questionário Pós-Guia Sobre Hidrocarbonetos contendo cinco questões.

Resultado e discussão

As informações coletadas dos questionários sondagem mostrou que a maioria dos alunos da turma conhecia a importância da química, demonstrando assim, que essa disciplina possui um grande valor para a sociedade (Figura 1). De acordo com Silva e Bandeira (apud SILVA, 2011, p. 9) a química está na base do desenvolvimento econômico e tecnológico. [...] não há área ou setor que não utilize em seus processos ou produtos algum insumo que não seja de origem química, portanto, é digno reconhecermos a importância dessa ciência para a sociedade. Observou-se também a grande deficiência dessa turma na aprendizagem do conteúdo de hidrocarbonetos, pois confirmou-se por meio dos questionários sondagem, que muitos alunos não sabiam identificar os elementos químicos dos hidrocarbonetos e nem identificar onde estavam presentes no cotidiano (Figura 2). Verificou-se ainda a falta de um material didático para motivar e facilitar o processo ensino aprendizagem dos alunos. Pois de acordo com Santos et al. (2013), a motivação para estudar e aprender química, pode ser alcançada com a elaboração de um material didático que seja potencialmente significativo [...]. Diante dos resultados obtidos com o questionário Pós-Guia Sobre Hidrocarbonetos, foi possível verificar que a utilização desse material didático permitiu uma melhor compreensão do conteúdo e permitiu a contextualização no ensino, uma vez que, ao responderem o questionário sondagem esse fator era desconhecido pelos alunos (Imagem 2). Observou-se nas palavras de Silva (2011, p. 9) que associar cada teoria com o que ocorre no dia a dia é o caminho, facilitando dessa forma o ensino de química para os discentes.

Imagem 01

Questionário Sondagem

Imagem 02

Questionário Pós-guia sobre Hidrocarbonetos

Conclusões

O guia proporcionou um método educacional interativo e prazeroso, buscando o aprendizado do educando com mais facilidade. Também ajudou na compreensão da matéria, permitindo visualizar onde a química está presente no cotidiano do aluno e despertando assim, o seu interesse pela disciplina. Dessa forma, o objetivo foi alcançado e o presente trabalho apresentou importantes contribuições para a escola, corpo docente e principalmente para os alunos pesquisados do 3º ano (1) do ensino médio da Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes.

Agradecimentos

Faculdade Metropolitana de Manaus, Curso de Licenciatura em Química, Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes.

Referências

CUNHA, F. S. et al. Produção de Materiais Didáticos em Química no Brasil: Um Estudo a partir da análise de pesquisas CAPES e CNPq. Holos, n. 31, Rio Grande do Norte, v. 3, p. 182-192, jun. 2015.

SANTOS, A. O. et al., Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, Sergipe, V. 9, n. 7, p. 2, março de 2013.

SILVA, Airton Marques da Silva. Proposta para tornar o Ensino de Química mais atraente. Revista de Química Industrial, Ceará, p. 7-12, 2º trim. 2011.