Autores

Tavares, C.F. (UERR) ; Coutinho, L.C.S. (UERR) ; Sampaio, I.S. (UERR) ; Almeida, T.R. (UERR) ; Oliveira, J.C.C. (UERR)

Resumo

No ambiente escolar quando se fala em “Química”, na mente dos estudantes, automaticamente, surgem pensamentos que incluem cálculos, fórmulas, gráficos, conteúdos “super difíceis”. Para mudar esse pensamento o professor necessita buscar metodologias para a transmissão do conhecimento de forma fácil e prazerosa. Com esse objetivo, este trabalho propôs introduzir os conceitos de “Misturas homogêneas e heterogêneas” em uma escola de nível médio no município de Rorainópolis/RR, utilizando a experimentação e a produção de paródias de forma a contribuir para uma melhor compreensão desses conceitos. Os resultados foram satisfatórios, pois revelaram que essa metodologia diferenciada despertou nos estudantes um interesse maior sobre a disciplina criando uma atmosfera agradável durante as aulas.

Palavras chaves

Ensino de Química; Ensino-aprendizagem; Música

Introdução

O processo de ensino-aprendizagem em Química sempre enfrentou muitas dificuldades, tanto pela falta de interesse dos estudantes por acharem a disciplina um tanto difícil e “chata”, quanto pela falta de inovação dos métodos de ensino utilizados por professores acostumados a uma metodologia tradicional. Sabe-se hoje que a prática metodológica do professor influencia de, certa forma, na aprendizagem e no interesse do estudante. Segundo Arroio et. al. (2006), visando repassar os conceitos químicos que estão nos currículos escolares de maneira que os estudantes se interessem mais, a utilização de outras formas de ensinar esses conceitos é necessária. Levando em consideração essa “deficiência metodológica”, que é visível no meio escolar, as paródias e a experimentação se apresentam como uma alternativa para dinamizar esse processo dentro da disciplina de química. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM em uma das suas competências, preconiza que os professores devem elaborar e utilizar modelos macroscópicos e microscópicos para interpretar as transformações químicas (BRASIL, 1998). Essa competência coloca a experimentação como uma importante ferramenta pedagógica, auxiliando na transmissão do conteúdo. Já as paródias estão sendo bastante utilizadas pela comunidade docente, destacando-se não somente dentro da disciplina de química, mas em todas as outras. Em um trabalho publicado no 11º Simpósio Brasileiro de Educação Química-SIMPEQUI, Teixeira, et. al. (2013), afirmam que com essa metodologia tiveram resultados ricos e animadores, onde os estudantes se divertiram com a dinâmica e a aula repercutiu na referida escola de forma positiva. Dessa forma, a produção de paródias foi considerada explicitamente adequada para a transmissão do conteúdo “Misturas homogêneas e heterogêneas” e o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Para Silveira e Kiouranis (2008), a música representa um mecanismo inovador e facilitador para a educação, sendo assim uma importante alternativa para estreitar a relação entre conhecimento em química e a vida cotidiana do aluno. Assim, o objetivo deste trabalho foi utilizar a experimentação e as paródias como ferramentas pedagógicas para a transmissão dos conceitos de misturas homogêneas e heterogêneas.

Material e métodos

A presente pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Práticas para o Ensino de Química I, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima/UERR- Campus Rorainópolis. As aulas foram ministradas em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 35 estudantes, de uma Escola Estadual localizada no mesmo município. A ênfase qualitativa do trabalho justifica-se pela relação dinâmica com o mundo real e o sujeito, que segundo Prodanov e Freitas (2013) é um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A pesquisa se caracteriza também como descritiva, pois o pesquisador tem a oportunidade de conhecer mais de perto as características do ambiente e dos sujeitos a serem analisados por ele. (ABRANTES, 2007, p.14). Os dados foram coletados ao longo das aulas através dos comentários dos estudantes, de questionários aplicados no início, no meio e no fim da pesquisa e observação sistemática. Com esse material, foi avaliado o desenvolvimento dos estudantes. Para os experimentos, materiais simples que podem ser encontrados em casa: copos, óleo, água e álcool.

Resultado e discussão

A princípio, os resultados do questionário diagnóstico foram preocupantes, pois as respostas às questões feitas como exemplo: “Você gosta da disciplina de Química?” Todos responderam que não! Em resposta, um dos estudantes escreveu: “Até agora, eu acho chato!”. Já em outra pergunta, “Você considera a química importante? Por quê?” Uma das respostas foi: “Sim, porque ela está no nosso dia a dia!”. Os resultados mostraram o desinteresse com relação a disciplina e, mesmo com algum conhecimento da relação entre o conteúdo e o dia a dia, os estudantes não conseguiram apresentar conceitos científicos de misturas homogêneas e heterogêneas, ainda que a professora regente já tivesse explicado o conteúdo. Com esses resultados, deu-se início a uma revisão de forma mais dinâmica, sempre relacionando o conteúdo com o dia a dia, utilizando slides de forma a deixar a apresentação mais prática e interessante. Após a revisão, foram apresentados vídeos de paródias disponíveis na internet, também elaboradas por alunos de nível médio, como forma de incentivo e informações para a criação das paródias. Ainda nessa aula, a turma foi dividida em grupos, cada um ficou responsável por elaborar paródias sobre o conteúdo, extraindo melodias de canções que foram escolhidas eles. Após, um segundo questionário avaliativo foi aplicado. Os resultados mostraram uma evolução na apresentação dos conceitos, pois os estudantes conseguiram, mesmo com dificuldades, apresentar de forma clara os conhecimentos adquiridos, mas ainda precisavam de estímulos. Como forma de consolidar os conhecimentos, experimentos utilizando água, álcool e óleo foram apresentados para que os estudantes conseguissem visualizar as fases das misturas, relacionando o conteúdo com a prática. Neste momento, os comentários foram de espanto: ¨Nossa! nunca tinha prestado atenção!¨, ¨Que Legal! Agora já sei! ¨Os professores deveriam nos ensinar assim. É mais fácil! ¨ O prazo para a entrega das paródias foi de duas semanas. No dia da entrega, houve um sorteio para decidir a ordem de apresentação e as paródias cantadas pelos grupos. Antes da apresentação, cada grupo entregou uma cópia de sua paródia à professora e aos outros grupos, para que juntos acompanhassem a letra. Todos interagiram. A música escolhida por um dos grupos para a confecção da paródia foi a música “Namorar pra quê?” de autoria do “Mc Kekel”. Já a de outro grupo foi a “Seu Polícia” da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, bastante conhecidas entre os jovens e adolescentes atualmente. As letras das paródias são apresentadas abaixo. Paródia 01- Letra da música- Mc Kekel. Reprovar pra quê? Depois que eu conheci as substâncias Depois que eu vi a sua importância Depois que eu soube o que era matéria Vi como importante eram elas. E só agora eu vim perceber... Reprovar pra quê? Se agoniar pra quê? Se eu sei que é importante então bora aprender. (2x) Depois que eu conheci a Heterogênea Aprendi a distinguir as suas fases. Então eu entendi a Homogênea E vi que ela só pode ter uma fase. E só agora eu vim perceber... Reprovar pra quê? Se agoniar pra quê? Se eu sei que é importante então bora aprender. (3x) Paródia 02 - Letra da música - Zé Neto e Cristiano Ô professora! Ô professora eu vou lhe dizer sinceramente/ Os tipos de mistura eu sei, e vou citar para você / A mistura homogênea é a mais simples / Pois uma só fase ela tem, não dá pra diferenciar/ E a mistura heterogênea é bem mais complexa / Mais de uma fase ela tem, e dá pra distinguir bem/ “Refrão” Os tipos de misturas e as substâncias puras Finalmente pude entender e também espero que você / Entenda que a química fala também da matéria / De onde vem as substâncias, sendo simples ou compostas/ Agora nós daremos pra vocês alguns exemplos/ Água e óleo é heterogênea/ Água e álcool homogênea/ E não se esqueçam de que todas elas são misturas/ É importante aprender, então vamos dizer. (Refrão) Ao término das apresentações, foi aplicado outro questionário para avaliar os conhecimentos adquiridos sobre o conteúdo estudado. De posse dos resultados e analisando o primeiro e o último questionário, percebeu-se uma diferença bastante significativa nas respostas individuais. No primeiro, não tinham interesse na disciplina e pouco relacionavam ao seu cotidiano. Já no segundo questionário, as respostas já foram diferentes, que gostavam das aulas, respondiam as questões mostrando mais interesse pela disciplina, conceituavam corretamente as misturas, colocavam exemplos, evidenciando a assimilação do conteúdo. Esses resultados demonstraram que a metodologia utilizada auxiliou no processo de ensino e aprendizagem de forma que os estudantes alcançaram o desenvolvimento de seus conceitos e aprenderam de forma abrangente o assunto estudado.

Conclusões

Baseado em todos os dados analisados e nos resultados obtidos após a execução da atividade, pode-se concluir que as paródias e os experimentos despertaram a curiosidade e o interesse dos estudantes, motivando-os a busca do conhecimento e uma atenção maior ao conteúdo repassado pelo professor, permitindo o processo de aprendizagem e deixando para trás as dificuldades que geralmente são enfrentadas nas aulas de Química.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, por ter me dado sabedoria para concluir o projeto e as professoras Luana Coutinho e Iracilma Sampaio por terem me auxiliado durante todo o processo de co

Referências

ABRANTES, J. Fazer monografia e moleza: o passo a passo de um trabalho cientifico. Rio de janeiro: Wak Ed, 2007.

ARROIO, A. et al. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, 29 (1), 173-178, 2006. Disponível em http://www.academia.edu/1597847/O_show_da_Qu%C3%ADmica_motivando_o_interesse_cient%C3%ADfico . Acesso em 12 Jun. 2017.

BRASIL. Pcn+Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. 1998. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf . Acesso 13 Jun 2017.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SILVEIRA, M. P. KIOURANIS, M. M. A Música e o Ensino de Química. Química Nova na Escola, (28): maio, 2008. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/07-RSA-2107.pdf . Acesso em 13 Jun.2017.

TEIXEIRA, K. S. N. (IFPI) et. al. O uso de paródias como metodologia diferenciada no ensino de Química. SIMPEQUI, 11 ed., 2013. Disponível em http://www.abq.org.br/simpequi/2013/trabalhos/2134-13585.html . Acesso 13 Jun.2017