Autores

Alves, A.L.V. (FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-RO) ; Alves, Q.B. (FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-RO) ; Saar, G.P.S. (FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-RO) ; Soares, R.M.J. (FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-RO)

Resumo

A proposta da aula prática ajuda o professor a ressaltar os milhares de aplicações da química no nosso dia a dia, e, os experimentos com elementos do nosso cotidiano faz com que o aluno tenha essa percepção. A extração de óleos essenciais pode ser utilizada como uma ferramenta de ensino para aulas de orgânica no ensino médio, onde a escolha do cravo da índia e canela foi baseada por serem plantas muito conhecidas pelas suas qualidades benéficas para consumo humano. Pode-se extrair de várias formas os óleos essenciais, ressaltando que utilizamos o método de extração por destilação. O presente experimento didático foi desenvolvido em uma escola da rede estadual do município de Cacoal/RO, e foi batizado de projeto Q.C (Química que Cura), com alunos do terceiro ano do ensino médio.

Palavras chaves

Aula Prática; Óleos Essenciais; Laboratório

Introdução

Na disciplina de Química orgânica lecionada em uma escola da rede pública, foi abordado o seguinte tema, a extração dos óleos essenciais para complementação da teoria ministrada em sala de aula, em discussão com os discentes dos quais seriam os materiais didáticos para o experimento realizado em laboratório, chegou-se em um consenso entre todos os alunados, de que seriam utilizados os elementos químicos do seu cotidiano voltado para saúde humana, utilizando métodos laboratoriais visando a extração do óleo de essências do cravo da índia e da canela. Ao levar os alunados para o laboratório, foi realizado um estudo bibliográfico onde os alunos aprenderam o conceito da extração de óleos essenciais e verificaram a importância desse contexto no ensino da química. Segundo (CRUZ et al,2013) a extração de óleo de essenciais para o ensino na química é uma proposta de sequência de ensino e aprendizagem que envolve a parte de perfumarias e extração de óleos de plantas para ensino nas funções orgânicas. Tendo como propósito o envolvimento geral da turma para conhecimento científico dessa área e envolvimento nas aulas de orgânica que são de fundamental importância na grade escolar dos alunos. Baseado nesse conceito foi criado em conjunto com os alunados o projeto Q.C(Química que Cura), onde foi feito o estudo dos benefícios dos óleos essenciais extraídos do cravo da índia e da canela. Para (ZAGO et al, 2008) cada óleo essencial apresenta uma característica, assim como a canela, o cravo da índia, e diversos outros que contribuem também na medicina moderna, pois a maioria das drogas sintéticas que são comercializadas atualmente são fabricadas a partir dos óleos essenciais das plantas, que apresentam seu potencial já comprovado sendo de grande utilidade para fabricação de medicamentos.

Material e métodos

Realizado um estudo bibliográfico questionou-se, como pode ser realizada a prática de extração de óleos essenciais? Os alunos foram direcionados ao laboratório de ciências para uma aula prática de extração de óleos essências, depois de realizado fundamentação teórica. Conforme instrução dos professores os alunos foram orientados quanto á utilização adequada dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Logo após, iniciou-se a separação dos materiais utilizados para o experimento de extração de óleos essências. Montamos a estrutura do destilador, o balão de fundo redondo vai conter os 250ml de Hexano, que foi o reagente utilizado na extração e a planta ficou contida nos tubos por onde passa a água que resfria a estrutura e o reagente que passa por entre os tubos. Quando o balão de fundo redondo esquenta o Hexano passa pelo tubo que contém o aromatizante e a água vai passar por ele resfriando o reagente fazendo com que ele extraia o óleo essencial da planta que fica misturado junto com ele. Para obtenção de aproximadamente 4 ml de óleo foram necessários 116g de cravo da índia e da canela.

Resultado e discussão

Concluímos que a extração desses essenciais pode ser utilizada para trabalhar conteúdos de química orgânica, fazendo com que os alunos assimilem o conteúdo de forma mais agradável e com contextualização no nosso cotidiano. Considerando os vários aspectos como história da Química, compostos orgânicos, e práticas em laboratório, os alunos puderam compreender um pouco sobre aromatização e entender suas propriedades benéficas, o aprendizado adquirido foi obtido de forma prazerosa. Esse método de extração em laboratório escolar foi aplicado com o intuito de motivar os alunos utilizando a aula prática, despertando maior envolvimento dos mesmos nas aulas de orgânica e tornando-as mais proveitosas. Buscando assim a obtenção do conhecimento além da parte teórica.

Conclusões

Podemos concluir que o projeto Q.C(Química que Cura), envolvendo a extração por destilação obteve vários benefícios para os alunos, pois através do contato com aulas práticas que são de fundamental importância para o seu desenvolvimento e conhecimento, também aprofundaram os conhecimentos dos benefícios do óleo extraído.A prática envolvida no projeto despertou a atenção dos alunos para o lado orgânico da química como benefício para seu desenvolvimento, sendo necessário buscar a interação de todos.

Agradecimentos

Agradecemos ao professor orientador Antônio Luciano Volpato Alves, que nos auxiliou em todas as etapas de execução deste projeto.

Referências

Cruz, Maria Eduarda De Brito; Neto, José Euzébio Simões; Santana, Andrea Lopes Bandeira Delmiro. Uma sequência de ensino e aprendizagem sobre perfumes e essências para o ensino de funções oxigenadas. XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-JEPEX 2013-UFRPE:Recife,09 a 13 de dezembro. eventosufrpe.com.br

Zago, Juliana A. A; Ushimaru, Priscila I; Barbosa, Lidiane; Junior, Ary Fernandes.Sinergismo entre óleos essenciais e drogas antimicrobianas sobre linhagens deStaphylococcus aureus e Escherichia coli isoladas de casos clínicos humanos. Departamento de Microbiologia e Imunologia, Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Distrito Rubião Junior, 18.610-000 Botucatu-SP, Brasil. Revista Brasileira de Farmacognosia Brazilian Journal of pharmacognosi.19(4):828-833Out/Dez,2009 recceived 25 July 2008; Acepted 29 November 2008. Revista Brasileira de …, 2009 - repositorio.unesp.br