Autores

Messias, J.J. (FAMETRO) ; Tavares, A.A. (FAMETRO) ; Solart, E.M. (FAMETRO) ; Rebelo, M.C. (FAMETRO)

Resumo

Este projeto tem como objetivo apresentar uma alternativa na metodologia do professor de química com o auxilio do aplicativo "Química Interativa", como recurso complementar e facilitador no processo de aprendizagem. Para isso, foi necessária a criação e desenvolvimento de um aplicativo que demonstrasse com clareza os principais assuntos de química estudados no ensino médio. O aplicativo funciona como ferramenta de Tecnologia da informação e comunicação (TIC’s), na qual os professores terão como compromisso a pré-disposição de ensinar, interagindo com os alunos, já que esses são bastante conhecedores e utilizam com frequência os aplicativos em geral. Por essa razão, o aplicativo em questão pode facilitar e desenvolver o interesse dos alunos nas aulas de química.

Palavras chaves

Ensino; Tecnologia; Aplicativo

Introdução

Um grande problema na educação do ensino de química é a baixa motivação de alunos e professores. Apesar das inúmeras metodologias aplicadas com resultados positivos, ainda assim é possível encontrar alunos com dificuldades de assimilar os conteúdos teóricos e experimentais. As deficiências se encontram na contextualização dos fenômenos microscópicos das moléculas no âmbito macroscópico, e a maior dificuldade dos discentes está no entendimento dos mecanismos e reações químicas. Fatores sociais: família, segurança, transporte, falta de apoios escolares, metodologias ultrapassadas e profissionais não específicos em aplicações das disciplinas direcionadas nas escolas e centros de ensino são alguns dos problemas no ensino de Química (BRASIL, 2017). A atualização de recursos didáticos que envolvem as áreas virtuais da informação busca enriquecer ambientes de aprendizagem em que o aluno constrói seu conhecimento a partir de ferramentas antes não existentes” (BRITO; AZEVEDO, 2012). A utilização dos aplicativos voltados para a química mostraram um grande desempenho e desenvolvimento como forma de métodos educacionais (NICHELE; CANTO, 2016). As tecnologias digitais contribuem para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem (GOMES; MOITA, 2011). O atual trabalho tem como proposta para o ensino médio uma metodologia para o professor de Química com o auxilio do aplicativo “Química Interativa” que deve ser usado como uma ferramentas das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação). A proposta desse projeto foi desenvolver a aprendizagem de maneira significativa nos alunos por meio de uma metodologia ativa e de fácil acesso.

Material e métodos

O projeto teve como metodologia a explicação dos conteúdos de química com o aplicativo "Química Interativa", que é uma ferramenta das TIC's, desenvolvido em parceria com a "Fábrica de Aplicativos". O objetivo foi demonstrar os principais assuntos de química no ensino médio, de forma a facilitar a compreensão dos alunos e tornando a aprendizagem mais prática e significante. O aplicativo foi usado em atividades no 2º ano do ensino médio nas turmas 3 e 5 com aproximadamente 40 (quarenta) alunos participantes, as etapa realizadas foram: 1. Questionário de sondagem; 2. Aula teórica expositiva; 3. Aula executada com o aplicativo “Química Interativa”; 4.Questionário avaliativo para comparar as duas metodologias. A aula teórica foi ministrada na turma do 2º03, apenas com pincéis e lousa sobre solução e mecanismos das dissoluções. A aula com o uso do aplicativo foi executada somente na turma 2°05, foi apresentado uma pequena introdução e seu funcionamento para os alunos através do Datashow, para um melhor entendimento e compreensão, já que nem todos possuíam equipamentos eletrônicos com o aplicativo. A vídeo-aula demonstrada no vídeo foi utilizada apenas para uma melhor fixação e com o intuito de gerar perguntas. Nessa etapa dúvidas foram esclarecidas sem dificuldades. A próxima etapa foi explicar o passo a passo do aplicativo: menu principal com as abas de opções que são: Assuntos do 1° e 2° ano, exercícios propostos, vídeos, youtube e mural. Logo após a apresentação do aplicativo, executou-se o assunto de soluções com auxílio de uma explicação, através do Datashow. Foi mostrada uma vídeo-aula pelo aplicativo. Apesar de ser um vídeo com aproximadamente 2 minutos bem simples com desenhos e textos rabiscados pelo autor, a abordagem foi direta e auxiliou no entendimento.

Resultado e discussão

A aula realizada por meio do aplicativo envolveu os alunos de forma participativa devido a interação promovida através dessa ferramenta (Figura 1). Os dados obtidos com o questionário de sondagem demonstraram a afinidade dos alunos com a química e com as ferramentas de ensino em duas turmas de 2° ano do ensino médio. O questionário avaliativo iniciou-se logo após o término das aulas e atividades propostas pelo projeto que teve como assunto soluções químicas. Analisando os Gráficos 1-4, percebeu-se que 15,9% dos alunos não tinham afinidade com a química e a ferramenta escolhida foi o aplicativo. A turma que obteve mais acertos foi a que teve o aplicativo "Química Interativa". O resultado comparativo das duas turmas apontou uma satisfação de 90,47%. Os alunos foram unânimes as respostas dos alunos em relação às tecnologias de informação e comunicação na educação. São quase 100% apoiando a iniciativa do projeto e 0% para a não. Apenas duas pessoas responderam talvez. Portanto a tecnologia usada como ferramentas didáticas seja necessária para o aprendizado de maneira que contribuam com o intuito de enriquecer o conhecimento escolar e o próprio intelecto dos estudantes. As TIC's estimularam o fascínio e a curiosidade, superando as expectativas e alcançando o reconhecimento com aplicativo desenvolvido: Química Interativa. Através destes resultados favoráveis, é nosso dever a busca por novos projetos que conciliam valores à química, atingindo todas as séries e matérias. As deficiências do trabalho puderam servir de incentivo para evolução do aplicativo, assim como dos professores e estudantes.

Figura 1. Aula com aplicativo de química

A aula explicativa foi desenvolvida por meio do aplicativo "Química Interativa".

Gráficos 1-4. Questionários de sondagem

Os questionários de sondagem mostram os resultados do rendimento do conhecimento dos alunos antes e depois do aplicativo.

Conclusões

Embora as TIC's sejam atraentes entre alunos, pelas facilidades de interligações em redes sociais, aplicativos, vídeos e outros, ainda sim são encontradas barreiras no caminho dos discentes, devido á questão econômica, familiar e social. Durante o processo foram inseridas as TIC's no mundo químico, consideradas essenciais para assimilação do conteúdo abordado, tornando-os cada vez mais habituados e inseridos nesse novo mundo e preparados para executarem seus conhecimentos adquiridos em seus trabalhos.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio disponibilizado pela FAMETRO para o desenvolvimento da pesquisa.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. IDEB apresentações. Programas e ações. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica/programas-eacoes?id=180. Acesso em: 30 de Março. 2017.

BRITO, C.; AZEVEDO, L.; AMORIM, G.; JÚNIOR, P.; CÂMARA, M. Desenvolvimento de softwares para o ensino de Química Geral. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X Eduqui) Salvador, BA, Brasil – 17 a 20 de julho de 2012. V. 12 Nº 2, dezembro, 2012.

GOMES, L. L.; MOITA, F. M. G. S. C. O uso do laboratório de informática educacional: Partilhando vivencias do cotidiano escolar. IN: Tecnologias digitais na educação/Robson Pequeno de Sousa, Filomena da M. C da S. C. Moita, Ana Beatriz Gomes Carvalho (Organizadores). Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247.pdf. Acesso em: 24 de Março. 2017.

NICHELE, A.; CANTO, L. Ensino de Química com Smartphones e Tablets. Campos Porto Alegre, CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação V. 14 Nº 1, julho, 2016.