Autores

Menezes, R.S. (FAMETRO) ; Silva, E.C.C. (FAMETRO)

Resumo

O devido projeto teve como objetivo o uso da contextualização no ensino de química, mais precisamente no conteúdo de separação de misturas e substâncias. Foi utilizado como metodologia de estudo uma aula expositiva dialogada e contextualizada sobre tratamento de águas e efluentes. No decorrer da aplicação do projeto foi possível a comprovação de que a contextualização é um fator facilitador do aprendizado, além de motivador. Grande parte dos alunos participantes mostraram bastante interesse em relação a aula, pela aproximação do conteúdo ministrado com um assunto recorrente no cotidiano deles. O projeto foi aplicado em duas escolas de ensino médio da rede pública estadual, para alunos do primeiro ano em turmas dos turnos matutino e vespertino. Os dados foram coletados por dois questionário

Palavras chaves

Contextualização; tratamento de águas e efl; ensino de química

Introdução

As aulas de química muitas vezes não são muito atrativas. Para muitos alunos, o que é aprendido não tem utilidade, resultando na falta de interesse por parte dos alunos. De acordo com Satori (2013), inserir a interdisciplinaridade e a contextualização nas aulas de química propicia um aprendizado significativo, resultando em alunos mais ativos e críticos. Os conteúdos lecionados devem ser ensinados de forma com que os alunos relacionem com seu conhecimento cotidiano. Baseando-se nisto, foram aplicadas aulas expositivas dialogadas e contextualizadas em escolas públicas de ensino médio, com o intuito de despertar o interesse e incentivar ao aprendizado aos estudantes da disciplina de química. Santos (2011) diz que o ensino de ciências de forma contextualizada se faz necessário para um aprendizado mais prazeroso e objetivo, ampliando o olhar sobre as tecnologias em prol da sociedade. Além de incentivar, o projeto teve como objetivo ensinar sobre os processos de tratamento de água e efluentes, demonstrando a importância social dos processos de separação de misturas e substâncias. Para Salazar (2014), o conhecimento sobre as tecnologias devem estar disponíveis a todos, para uma participação ativa da população em seu meio, consequentemente esta prática deve fazer parte do ambiente escolar para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. O ensino sobre o tratamentos de águas e efluentes foi uma forma eficaz de demonstrar a aplicação do conteúdo separação de misturas e substâncias, além de demonstrar a importância dos processos de tratamento para os estudantes, ministrada por meio de uma aula expositiva dialogada e contextualizada a alunos do primeiro ano do ensino médio de escolas públicas.

Material e métodos

Este projeto foi aplicado nas escolas Brasileiro Pedro Silvestre (turno vespertino) e Francisco Chagas de Souza Albuquerque (turno matutino), com alunos de primeiro ano do ensino médio. Ambas estão localizadas na região central da cidade de Manaus. O trabalho foi realizado em quatro turmas, totalizando a quantia aproximada de 126 alunos. Aos alunos foi direcionado um questionário sondagem visando conhecer seu perfil, as metodologias trabalhadas durante as aulas e conhecimentos prévios relacionados ao tratamento de águas e efluentes. Após a aplicação deste primeiro questionário foi realizada uma aula expositiva dialogada e contextualizada com o auxílio de slides quadro branco e pincel, contando com a participação dos alunos. A aula foi dividida em dois momentos, no primeiro momento foi explicado o funcionamento dos processos de tratamento de águas e como era aplicado os conhecimentos de separação de misturas e substâncias. No segundo momento foi explicado sobre o tratamento de efluentes e sua importância para o meio ambiente, também relacionando aos conhecimentos de separação de misturas e substâncias. Após a aula, foi trabalhado um segundo questionário, desta vez com o intuito de saber a opinião dos alunos em relação a atividade, além de extrair o aprendizado gerado e comparar resultados com o questionário de sondagem.

Resultado e discussão

Ao aplicar o questionário de sondagem, foi possível avaliar que uma boa parte dos alunos tinham um gosto pela disciplina de química (gráfico 1), porém não conseguiam relacionar bem a química com o seu dia-a-dia (gráfico 2). Também foi possível perceber que grande maioria dos alunos não sabiam como era realizado o processo de tratamento de efluentes (gráfico 3), mesmo sendo um processo importante ao meio ambiente e presente no cotidiano deles. Comparando resultados com o segundo questionário foi possível perceber que a aplicação da contextualização é capaz de deixar mais atrativa as aulas para os alunos, deixando a aula mais interessante (gráfico 4). Com a aplicação da contextualização foi notável que a química passou a ter mais relação com o dia-a-dia dos estudantes, assim, é possível acreditar na relação entre compreensão da parte aplicacional e a atração dos alunos pela disciplina de química. Foi detectado o aprendizado (gráfico 3), muitos alunos conseguiram compreender como funcionam os processos de tratamento de águas e efluentes.

Gráficos 1 e 2



Gráficos 3 e 4



Conclusões

Foi possível observar que a aplicação da contextualização no ensino de química permite uma aproximação da disciplina com os alunos, deixando-os mais atraídos pela matéria. Esta aproximação foi possível porque os estudantes foram capazes de interligar os ensinamentos de química com o seu dia-a-dia. Logo o ensino contextualizado de química se faz necessário para uma melhor compreensão dos conteúdos, resultando em aulas mais dinâmicas e atrativas aos alunos da disciplina de química.

Agradecimentos

Faculdade Metropolitana de Manaus, Curso de Licenciatura em Química, Colégio Brasileiro Pedro Silvestre e Escola Estadual Francisco das Chagas de Souza Albuquerque.

Referências

SALAZAR, V.PINZÓN, A. & MARTÍNEZ, F.; Las cuestiones sociocientíficas y el razonamiento moral y ético; Revista Tecné, Episteme y Didaxis, 2014.
SANTOS, W.L.P.; AULER, D.; CTS e educação cientifica desafios tendências e resultados de Pesquisa; Ed.UnB, 2011.