Autores

Aguiar, D.S. (FAMETRO) ; Costa da Silva, E.C. (FAMETRO)

Resumo

A grande problemática no ensino de química, no ensino médio, além dos cálculos, é a falta da aplicação dos conteúdos ministrados em sala de aula no cotidiano do aluno, tornando a aprendizagem mais difícil, e mesmo com toda a informação a disposição do estudante, eles ainda sentem a dificuldade de associar a química com o que temos em nosso redor. Desta forma, esse trabalho visa uma melhoria no ensino-aprendizagem com o auxilio de experiências usando materiais alternativos, no intuito de proporcionar ao aluno aulas mais agradáveis e participativas, além de relacionar os assuntos da disciplina de Química com as praticas experimentais.

Palavras chaves

Ensino Química; Experimentação; Materiais alternativos

Introdução

Percebe-se que em algumas Escolas da Educação Básica da Cidade de Manaus os Professores ainda utilizam aulas expositivas com maior frequência. Dessa forma, a metodologia utilizada no ensino aprendizagem se torna obsoleta. Ainda mais quando se sabe que nem todas as Escolas Públicas possuem um Laboratório de Ciências para a elaboração de aulas experimentais de química, física e até mesmo ciências e biologia. Isso muitas vezes prejudica o aprendizado, pois os alunos sentem a necessidade de interagir de maneira prática, para o melhor entendimento de alguns assuntos ministrados em sala de aula. A proposta de metodologia diversificada é constituída de aulas experimentais utilizando materiais alternativos para as Escolas da rede publica de ensino que não possuí recursos para oferecer aulas praticas para seus estudantes e se fundamenta por levar aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de conciliar teoria com prática para a disciplina de Química (FARIAS,2009). O uso de materiais do cotidiano dos alunos nos experimentos ajudará a fazer uma contextualização de forma dinâmica e prazerosa para o ensino-aprendizagem do aluno, auxiliando na compreensão de assuntos abordados e suas aplicações no dia a dia (NIEZER, 2010). Essa metodologia, além de facilitar a aprendizagem do aluno, pode ser utilizada nos mais diversos conteúdos e em qualquer série do Ensino Médio, colocando um pouco de lado as aulas tradicionais que utilizam apenas o quadro e o pincel para explanar os conteúdos de Química. A forma de aplicação desta didática é bem simples, os experimentos a ser realizado podem ser feitos com materiais alternativos e o professor pode utilizar espaços não formais para trabalhar esta didática.

Material e métodos

O projeto foi realizado na Escola Estadual Sólon de Lucena, localizada na Cidade de Manaus, com duas turmas do segundo ano do ensino médio, foi realizada com 64 alunos, sendo 34 alunos do segundo ano sete matutino, e 30 alunos do segundo ano oito vespertino. A metodologia abordada neste trabalho consistiu em uma analise através de experimentos com materiais alternativos, do conhecimento dos alunos frente ao ensino aprendizagem da teoria com a prática, as atividades foram divididas em duas etapas, sendo a primeira etapa em uma observação na sala de aula para verificar qual experimento era necessário utilizar como suporte para melhorar as aulas ministradas naquela instituição pelo professor vigente, após a identificação de problemas na assimilação de conteúdos por parte dos alunos, foi verificado as possíveis formas de melhorias. Assim foram escolhidos os experimentos como base para ajudar a compreensão dos alunos perante os assuntos mais complexos estudados em sala. Na segunda etapa foram utilizados experimentos como ferramenta para uma melhor assimilação do conteúdo, obedecendo a seguinte ordem: Apresentação de uma aula demonstrativa para os alunos de 2º ano, em ambas as turmas o trabalho seguiu o mesmo modelo, uma aula seguida de um experimento. Essas aulas eram realizadas de acordo com o conteúdo que estava sendo ministradas pelo professor, aulas expositivas tradicionais com o auxilio de quadro e pincel, seguida de um questionário que foi utilizado como ferramenta para verificar a visão dos alunos sobre a disciplina de Química, composto por três questões de multipla escolha sobre a metodologia.

Resultado e discussão

De acordo com os graficos ilustrados abaixo, podemos observar que os alunos sentem a necesidade de terem mais aulas com praticas experimentais e que os mesmos conseguem compreender melhor o conteudo com essas aulas dinamizadas. Tambem podemos perceber que metodologias como esta vêm conquistando cada vez mais os estudantes, tornando aulas mais agradaveis, participativas e produtivas, e mesmo com todos esses resultados ainda vemos nos dias atuais professores que preferem aulas tradicionais de quadro e pincel, como ja dizia Silva (2011), a lousa continua sendo o recurso mais utilizado nas escolas e sabemos que aulas com apenas este recurso tornam mais dificil a compreensao dos assuntos ministrados em sala de aula. E de acordo com a LDB (lei das diretrizes e bases) o papel do professor é despertar o interesse e a curiosidade em seus alunos, buscando sempre uma didatica facilitadora do ensino-aprendizagem e a metodologia de praticas experimentais realizada na escola Sólon de Lucena foi de extrema efacacia para a agregação de conhecimentos dos alunos e tambem contribuiu bastante para que o professor vigente da displina de Química pudesse melhorar a sua didatica com os discentes em suas aulas.

FIGURA 01.

QUESTIONÁRIO PÓS.EXPERIMENTO

FIGURA 02.

QUESTIONÁRIO SONDAGEM

Conclusões

É por meio da experimentação que o ensino de química potencializa maior compreensão de conceitos químicos e clareza na distinção de teoria e prática, os professores precisam criar novas metodologias que possibilite o aluno aprender de maneira fácil e prazerosa, para isso são realizados seminários com o objetivo de desenvolver alternativa para motivar alunos a despertar o interesse pelo aprendizado fazendo com que as informações sejam processadas e os conhecimentos adquiridos sejam utilizados para formação de caráter pessoal como destaca Silva (2014).

Agradecimentos

Faculdade Metropolitana de Manaus, Curso de Licenciatura em Química, Escola Estadual Sólon de Lucena.

Referências

FARIAS, C.S.; BASAGLIA, A.M.; ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no ensino de química. Curitiba. 2009.
NIEZER, T.M.; MONTEIRO, C.F.S.; SAUER, E. Atividades experimentais no ensino de quimica avaliando as propriedades físico-quimicas do leite: uma abordagem CTS. 2010.
SILVA, A. M. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. RQI. 2º trimestre 2011.
SILVA. J. C. C., TRAJANO. L. L., VASCONCELOS. T. C. Formação dos professores de química em escola de ensino médio em PATOS-PB, 2014.