Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Faustino, M.M.S. (UFC)

Resumo

A pesquisa teve por finalidade apresentar a importância das aulas experimentais no ensino aprendizagem dos conteúdos de química no ensino médio, assim como as dificuldades que os professores enfrentam para realizar essa metodologia, seja em uma escola que possui um laboratório ou mesmo aquelas que não dispõem desse ambiente e o professor precisa realizar uma prática experimental em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Profa. Maria Luíza Saboia Ribeiro, Paracuru-CE, onde foram aplicados questionários à 55 alunos, 5 professores e 4 funcionários do núcleo gestor. A pesquisa foi realizada nas turmas do 1°, 2° e 3° do ensino médio. Diante dessa pesquisa torna-se claro que a utilização de aulas práticas contribui fortemente no ensino aprendizagem.

Palavras chaves

Ensino aprendizagem; Aulas experimentais; Ensino de Química

Introdução

É do conhecimento de muitos que a qualidade da educação das nossas escolas públicas tem melhorado nos últimos anos. Pesquisas mostram um avanço no ensino aprendizagem de nossos alunos, porém muitos alunos ainda apresentam dificuldades em compreender os conteúdos de química proferidos pelos professores nas aulas teóricas, o que tem levado a uma grande preocupação por parte daqueles que sabem a importância dessa disciplina para o aprendizado de cada aluno, assim como também o seu uso na sociedade. Partindo do princípio de que a didática tem como objetivo o processo de ensino, cabe aos professores, o compromisso para aplicação de métodos pedagógicos que incentivem e despertem o interesse do aluno para aprendizagem da Química (FIALHO e ROSENAU, 2008, p. 22). Uma das formas que pode reverter essa situação é através do uso de aulas práticas para uma melhor compreensão por parte dos alunos ao conteúdo apresentado em sala. É através das aulas práticas que o aluno poderá compreender os fenômenos que acontecem no nosso dia-a-dia e perceber a presença da química na alimentação, vestuário, saúde, transporte, moradias, entre outros. Além do que as aulas se tornarão mais atrativas e dinâmicas. As atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, ele presencia a reação ao “vivo e a cores, afinal foi assim que ela surgiu através da Alquimia, nome dado à química praticada na Idade Média. Os alquimistas tentavam acelerar esse processo em laboratório, por meio de experimentos como fogo, água, terra e ar (os quatro elementos) (AMARAL 1996). Para Piaget (1972), os estudantes adquirem muito mais conhecimento através de situações concretas, e as experimentações constituem um grande instrumento de aprendizagem.

Material e métodos

A pesquisa realizada foi de caráter descritivo e investigativo. A princípio foi feito uma análise diante dos trabalhos realizados com relação ao tema tratado e a seguir foi elaborado um projeto para que posteriormente a pesquisa fosse desenvolvida. Após a conclusão do projeto a pesquisa foi então iniciada. A fim de identificar as principais dificuldades vividas pelos alunos, professores e núcleo gestor com relação a realização de aulas práticas para alunos do ensino médio foi realizada uma pesquisa em forma de questionário na E.E.M. Profa. Maria Luiza Saboia Ribeiro, Paracuru-CE. A pesquisa foi realizada com os alunos das turmas de 1°, 2° e 3° anos apenas nos turnos manhã e tarde. O questionário foi aplicado à 20 alunos do 1° ano, 15 alunos de 2° ano e 20 alunos de 3° ano. Esse questionário teve como objetivo identificar se a escola possui laboratório e o seu estado físico, se o professor procura fazer o uso deste ambiente; caso a escola não possua laboratório o professor busca realizar aulas práticas em sala de aula utilizando materiais alternativos; se os alunos possuem dificuldades em compreender os conteúdos de químicas; se caso o professor já realiza experimentos em sala é possível compreender o conteúdo abordado com mais facilidade. Em outro momento foi aplicado um questionário a 5 (cinco) professores com o objetivo de perceber as principais dificuldades que os mesmos enfrentam em elaborar e realizar aulas práticas, e se existe o apoio do núcleo gestor e dos alunos para a realização de aulas práticas, seja no laboratório ou em sala de aula. Também foi realizado um questionário ao núcleo gestor a fim de saber a percepção do mesmo quanto a importância das aulas práticas no ensino aprendizagem de química.

Resultado e discussão

De acordo com o gráfico 1, 45% dos alunos afirmaram que sempre que possível o professor procura utilizar o laboratório, ressaltando que na maioria das vezes não utiliza porque o mesmo é usado para realização de curso por outros professores. 15% dos alunos identificaram que às vezes o professor utiliza o laboratório e 40% responderam que o professor nunca utiliza o laboratório, sendo parte desses alunos das series de 1° ano, haja vista que o professor de fato nunca levou os alunos nem mesmo para visitar este espaço por conta da limitação já citada (realização de curso). Através dos resultados do gráfico 2 é possível perceber que a maior parte dos alunos que corresponde a 60% sempre compreende o conteúdo quando é abordado através de experimentos; uma outra parte 36% dizem que às vezes conseguem compreender o conteúdo, ressaltam que muitas vezes isso ocorre pela falta de atenção dos mesmos. E por último 4% dos alunos disseram que raramente compreendem o conteúdo através de práticas, para estes alunos a melhor maneira de compreender os conteúdos pode ser através de vídeos e aulas contextualizadas. Questionado aos professores sobre a estrutura dos laboratórios, dois deles afirmaram a estrutura do laboratório da escola onde leciona deixa a desejar, pois este ambiente também é usado para guardar meterias como cartolinas, isopor, caixa de papelão, e assim deixa o ambiente desorganizado e com pouco espaço para o fluxo de professores e alunos durante uma aula experimental. Perguntado ao núcleo gestor sobre a forma que os professores poderiam realizar aulas experimentais caso a escola não possua um laboratório e se caso tenha e sua estrutura esteja muito precária, a resposta é incentivar ao professor na produção de materiais, como estratégia de apoio.


O gráfico 1 mostra o uso do laboratório de química pelo professor


O gráfico 2 mostra a compreensão dos alunos através das aulas práticas.

Conclusões

A pesquisa analisou as dificuldades apresentadas pelos alunos em compreender os conteúdos de química através de aulas teóricas, assim como os desafios que os professores enfrentam para aplicar metodologias inovadoras que busquem facilitar a compreensão dos conteúdos de química, como, por exemplo, as aulas experimentais, uma metodologia que apresenta dificuldades em ser aplicadas tanto por parte do professor quando este não tem a formação e capacitação para a disciplina que leciona quanto por parte dos alunos que muitas vezes não contribui para que a prática seja aplicada da forma correta.

Agradecimentos

A Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial da UFC Virtual; a Direção do Polo de S.Gonçalo do Amarante; a E.E.M. Profa. Maria Luiza Saboia, Paracuru- CE.

Referências

AMARAL, L. Trabalhos práticos de química. São Paulo. Realize, 1996.

FIALHO, Neusa N.; ROSENAU, Luciana dos Santos; Didática e Avaliação da Aprendizagem em Química. 20. ed. Curitiba:Ibpex, 2008.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1972.