Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Santos, R.O. (UFC)

Resumo

A Química é uma ciência essencial para a compreensão de alguns fenômenos do cotidiano, mas no ambiente escolar os alunos mostram dificuldades de aprendizagem, necessitando assim identificar as possíveis consequências das mesmas e encontrar medidas mitigadoras para a situação apresentada. Por isso, o trabalho que foi desenvolvido na Escola de Educação Básica Profa Alba Herculano Araújo, localizada no distrito de Taiba, Cidade São Gonçalo do Amarante-CE, que atendem alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental, teve como objetivo verificar e comprovar a influência e importância da atividade prática na compreensão da química e a relevância de investimentos na química do Ensino Fundamental, para minimizar as dificuldades de aprendizagem nas séries seguintes.

Palavras chaves

Atividade prática; Ensino de Química; Aprendizagem

Introdução

A Química está presente em todos os momentos do dia a dia, e é tida como uma disciplina essencial para a compreensão dos fenômenos do cotidiano, possibilitando aproximar os alunos a sua vivência diária. Mas a aprendizagem em relação a essa disciplina tem-se mostrado deficiente, pois é perceptível as dificuldades no ambiente escolar em relação à compreensão da mesma que têm preocupado docentes. O primeiro contato dos alunos com a disciplina de química acontece no ensino fundamental, uma vez que é apenas no 9º ano, que os alunos estudam a química, por isso é necessário um maior investimento nesse nível de ensino para que nas séries seguintes os alunos não apresentem tanta dificuldade. Outro fator relevante para a melhoria do ensino-aprendizagem no ensino fundamental é a atividade prática na abordagem dos conteúdos. Estudiosos confirmam a importância da atividade experimental na aprendizagem da química, pois torna a aula mais dinâmica e atraente. O grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Os profissionais de ensino, por sua vez, afirmam que este problema é devido à falta de laboratório ou de equipamento que permitam a realização das aulas práticas (QUEIROZ, 2004). Segundo Chassot (1990) “o ensino teórico e o ensino experimental devem, numa situação ideal, fundir-se e dessa forma permitir um livre trânsito entre o ensino teórico e o ensino experimental”. Conforme Bueno, et al (2009), o papel das aulas práticas é adaptar a teoria à realidade, cujo processo pode ocorrer como atividade educacional de várias formas, de acordo com o conteúdo, com a metodologia ou com os objetivos com o qual se pretende alcançar.

Material e métodos

A pesquisa é descritiva e aplicada, onde inicialmente foi feito um estudo teórico dos trabalhos já realizados em relação ao tema e logo depois foi criado o projeto para após desenvolver a pesquisa, que foi realizada na Escola de Educação Básica Profa. Alba Herculano Araújo, localizada no distrito de Taíba, na cidade de São Gonçalo do Amarante-CE. A pesquisa foi desenvolvida nas turmas 9ºA e 9ºB do ensino fundamental, com base na metodologia das aulas e aprendizagem dos alunos, abrangendo um total de 40 alunos. Inicialmente foi aplicado um questionário diagnóstico para as turmas, onde foi verificado o método utilizado pelo professor de química (se há utilização de atividades práticas), a existência ou não de laboratório de química na escola, a carga horária das aulas de química semanalmente e a visão que os alunos possuem em relação à química. Depois do diagnóstico inicial, em outro momento foram ministradas duas aulas de química abordando o tema: “Reações Químicas e Funções Químicas - Ácido e Base”, onde na turma do 9ºB a abordagem do conteúdo utilizou- se somente a teoria de forma tradicional e logo após foi aplicado um questionário sobre o tema estudado e a verificação do nível de compreensão, enquanto na Turma do 9ºA, as aulas com o mesmo tema aliaram a teoria à prática e também encerrada com o mesmo questionário usado na turma do 9ºB, possibilitando comparar o rendimento das duas turmas e comprovar a eficiência ou não das atividades práticas para a absorção do conteúdo. Foram realizadas experimentações para identificação da ocorrência de reações químicas e das propriedades de ácidos e bases, onde os alunos classificaram as substâncias ácidas e básicas de acordo com a coloração nas amostras utilizadas.

Resultado e discussão

Com relação ao questionário diagnóstico, 10% dos alunos disseram que seu professor sempre utiliza aulas práticas, 15% dos alunos afirmaram que quase sempre as utilizam e 75% informaram que às vezes ocorre a realização dos experimentos (gráfico 1). Então fica evidenciado que o professor, apesar de não ter um laboratório a sua disposição, não deixa de realizar aulas com experimentações. Com relação a compreensão do conteúdo usando a prática afirmaram que conseguem aprender melhor todas as vezes em que se utiliza a prática, totalizando 88% dos alunos entrevistados, e os outros 12% disseram que compreendem as vezes, então fica nítido que os alunos ficam mais envolvidos e aprendem com mais facilidade quando usa-se aulas experimentais. Quando indagados sobre o grau de importância da química para eles, avaliaram a mesma em notas que variaram de 5 a 10, onde 35% deram nota 8,0, 25% nota 6,0, 23% nota 7,0, 12% nota 10,0 e 5% nota 5,0 (gráfico 2). Diante dos resultados percebe-se que a maioria considera a química importante para a sua vida, enquanto outros ainda não têm conhecimento suficiente para discernir o grau de importância da química para a sua vida e sociedade em geral. Questionado aos professores sobre os desafios que eles enfrentam, obtiveram-se as seguintes respostas: desmotivação dos alunos: 20%; aluno correlacionar-se com o cotidiano: 20%; falta de materiais e laboratório: 40% e os 20% restantes para falta de planejamento adequado (gráfico 3). Questionado ao grupo gestor sobre o apoio na realização das aulas práticas, foi respondido que o apoio que eles suscitam é disponibilizar os espaços e dar suportes quando necessário e solicitados, como obtenção de materiais e reagentes, acompanhamento da aula e organização dos espaços.


Esse gráfico mostra como o professores de química, em suas aulas práticas, aborda temas relacionados ao conteúdo.


O gráfico 2 relaciona o grau de importância na vida dos alunos.


Este gráfico apresenta os principais desafios enfrentados pelos professores na abordagem dos conteúdos de química.

Conclusões

Ficou perceptível que alguns docentes que lecionam a disciplina de química no ensino fundamental não têm formação na área, mostrando assim dificuldades na aplicação das aulas. Além do que foi exposto, com a pesquisa desenvolvida ficou elucidado a inexistência de laboratório de química nas escolas de ensino fundamental e que os professores para reverter a situação e não deixarem seus alunos sem atividades práticas, procuram meios simples e aplicáveis em suas aulas, utilizando experimentos com materiais alternativos de baixo custo e encontrados facilmente no cotidiano.

Agradecimentos

A Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial da UFC; a Direção do Polo de S.Gonçalo do Amarante; a Escola Profa. Alba Herculano, em S.Gonçalo do Amarante.

Referências

BUENO, L., MOREIRA, K. C., SOARES, M., DANTAS, D. J., SOUSA, A. C., WIEZZEL, J., TEIXEIRA, M. F. S. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Tecnologia/ PRESIDENTE PRUDENTE; Junho/2009.

CHASSOT, A. I. A educação no ensino de Química. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1990. 118p.

QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004.