Autores

Monteiro Machado, D. (UEPA) ; dos Santos Barbosa Júnior, A. (UEPA) ; Carlos Leal da Costa, W. (UEPA) ; Gabriel Guimarães Fonseca, S. (UEPA) ; Oliveira Santos, L. (UEPA) ; Luiz Sousa da Costa, N. (UEPA)

Resumo

Este trabalho teve por abordar a temática referente aos problemas ocasionados pelo descarte incorreto de pilhas e baterias de modo a despertar hábitos ecologicamente corretos. A proposta foi desenvolvida com estudantes pertencentes a um Cursinho Pré-Vestibular, situado no município de Cachoeira do Arari – PA. De acordo com os resultados obtidos a partir do questionário 97% dos participantes avaliaram a temática aplicada em sala de aula a partir da apresentação teórica contextualizada aliada à intervenção prática como ótima, 3% avaliaram avaliaram como boa. Essa aceitação por parte dos alunos se deve à forma como o conteúdo foi trabalho. Sendo assim, propiciou-se aos alunos maior discernimento em relação a temática abordada, tornando-o sujeito reflexivo em seu cotidiano.

Palavras chaves

Descarte Correto; Educação Ambiental; Metais Pesados

Introdução

Em seu cotidiano, o ser humano em suas atividades entra em contato com uma extensa diversidade de materiais que são formados por diversas combinações de espécies químicas existentes (DUFFUS, 2002). Um dos principais grupos de espécies químicas, cujos efeitos toxicológicos são consideravelmente conhecidos pela ciência moderna, e que, além disso, estão em sua grande parte, presentes nos materiais com os quais entramos em contato diariamente, são os metais pesados (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2006). Os metais pesados são um grupo de elementos químicos que podem ser definidos de muitas maneiras. No entanto, grande parte dentre os elementos que compõem esse grupo, apresenta efeitos prejudiciais à saúde ambiental e humana (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2006). Com o avanço da tecnologia no mundo moderno, há uma ampla produção demasiada de lixo eletrônico, onde estão presentes em larga escala as pilhas e baterias. Diante disso, surgiu a necessidade de desenvolver esse trabalho nas mediações da cidade de Cachoeira do Arari, localizada na Ilha de Marajó - PA, onde é notória a disposição inadequada dos rejeitos oriundos de residências, comércio, oficinas, logradouros públicos, entre outros tendo o solo como destino final no chamado lixão a céu aberto. Logo, este trabalho visa contribuir para a educação ambiental dos alunos de um Cursinho Pré-Vestibular no município de Cachoeira do Arari - PA, propondo a inserção de hábitos ecologicamente corretos. Enfatizar informações sobre os metais existentes em pilhas e baterias, dando ênfase as suas propriedades e informar a importância de descartar corretamente pilhas e baterias.

Material e métodos

A prática didática se deu com 35 (trinta e cinco) estudantes pertencentes a um Cursinho Pré-Vestibular, situado no município de Cachoeira do Arari – PA. A intervenção foi dividida em 3 (três) momentos distintos: PRIMEIRO — De forma contextualizada, apresentou-se uma palestra envolvendo uma abordagem teórica contendo assuntos relevantes acerca dos malefícios causados pelo descarte incorreto das pilhas e baterias, bem como os desastres ambientais e doenças causados por metais pesados, por outro lado foi mostrada uma possível alternativa para o problema. SEGUNDO — Com a finalidade de associar a abordagem teórica com a prática, os educandos foram dispostos em 5 (cinco) grupos para acompanhamento e execução de 1 (uma) atividade prática, com o intuito de buscar a participação dos mesmos em alternativas que visem amenizar os efeitos negativos mediante a confecção de uma lixeira ecológica. Para a prática, confeccionando uma lixeira ecológica: empregou-se utensílios comuns e de simples aquisição, podendo ser manipulados facilmente em sala de aula, além disso não apresentando riscos a quem os manuseia: 05 colas brancas, 10 folhas de papel escolar carmim coloridas, 10 tesouras escolares sem ponta, 05 rolos de fita adesiva, 10 pincéis para quadro branco, 01 resma papel A4, sacos para lixo e 10 caixas de papelão. TERCEIRO — Para o encerramento da intervenção, aplicou-se um questionário, voltado para as considerações dos alunos a respeito da abordagem, com o propósito de alcançar informações preliminares à apreciação de resultados.

Resultado e discussão

De acordo com os resultados obtidos a partir do questionário 97% dos participantes avaliaram a temática aplicada em sala de aula a partir da apresentação teórica contextualizada aliada à intervenção prática como ótima, 3% avaliaram como boa, 0% como regular e ruim. Essa aceitação por parte dos alunos se deve à forma como o conteúdo foi trabalho não se prendendo somente à palestra, mas também à confecção de uma lixeira ecológica, o que envolveu mais a participação do público-alvo. A Educação Ambiental se mostra mais eficaz na prática do que somente na teoria, pois esta se baseia em hábitos e atitudes, seguindo o que aponta Menezes, 2015. Após a finalização da aula foi dado um questionário avaliativo aos estudantes de onde pode-se extrair os dados expresso no gráfico abaixo. Fez-se a seguinte pergunta aos alunos: Você conseguiu relacionar a temática abordada, após as intervenções metodológicas com seu dia a dia? De um total de 35 alunos, todos os 35 responderam de forma positiva, ou seja, tiveram êxito em relacionar o assunto estudado em sala de aula com seu cotidiano. Esse alto número de discentes conseguindo relacionar o tema trabalhado em sala de aula com o seu dia a dia, deve-se ao caminho metodológico com que a aula aconteceu, de forma contextualizada. Para Scafi (2010), a contextualização ajuda a facilitar a compreensão do aluno para determinados fenômenos químicos. Vale ressaltar que a destinação do material coletado pelas lixeiras ecológicas confeccionadas pelos alunos é recolhido semanalmente por uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis municipal. Além disso, as lixeiras ecológicas confeccionadas foram distribuídas pelo prédio da instituição de ensino e, divididas por cores dependendo do tipo de lixo que for ser descartado.

Gráfico 01

Representação percentual qualitativa dos resultados obtidos a partir dos questionários.

Gráfico 02

Representação quantitativa dos resultados obtidos a partir dos questionários.

Conclusões

A intervenção metodológica implementada acompanhada de informações relacionadas à temática educação ambiental, como impactos ambientais e saúde, foi eficiente, visto que foi evidente o entendimento relacionado a assuntos relevantes acerca dos malefícios causados pelo descarte incorreto das pilhas e baterias, bem como os desastres ambientais e doenças causados por metais pesados. Sendo assim, propiciou-se aos alunos maior discernimento em relação a temática abordada, tornando-o sujeito consciente e reflexivo em seu cotidiano no que diz respeito ao descarte desses materiais.

Agradecimentos

Referências

DUFFUS, J. H. “Heavy Metals”- a meaningless term?. Pure and Applied Chemistry, Bergen, Noruega, v. 74, n. 5, p. 793-807, 2002.

MENEZES, J.B.F. educação ambiental como prática pedagógica em uma escola de ensino fundamental na cidade de Acopiara – Ce. Associação Brasileira de Ensino de Biologia. n. 07, 2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Final reporto on the side-event on heavy metals. Fifth session of the Inter Governamental Forum on Chemical Safety, Budapeste, Hungria, 2006. Disponível em: <www.who.int/ifcs/documents/forums/forum5/final_report.pdf?ua=1>. Acesso em: 01 jun. 2017.

SCAFI, S. H. F. Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Química Nova na Escola. v. 32, n. 3, 2010.