Autores

Almeida, A.S. (ISB/UFAM) ; Almeida, L.M. (ISB/UFAM) ; Rodrigues, C.N. (ISB/UFAM) ; Yamaguchi, K.K.L. (ISB/UFAM)

Resumo

Aulas práticas no ensino da química são fundamentais para associar a teoria e a prática, além de despertar para os fenômenos que ocorrem a todo momento em nosso cotidiano. A disciplina de química em alguns momentos é apresentada como uma disciplina difícil, fazendo com que os alunos demostrem uma desmotivação acentuada na referida disciplina. Verifica-se, no entanto, que experimentos com matérias de fácil acesso, pode favorecer o processo de aprendizado dos discentes. O objetivo deste trabalho é apresentar como é possível produzir energia por meio de experimentos simples utilizando materiais de baixo custo que poderão servir de ferramenta para o ensino de química no ensino básico, correlacionar com o conteúdo de ligação química e com a preservação do meio ambiente e reciclagem

Palavras chaves

meio ambiente; ensino química; Amazônia

Introdução

As escolas da rede pública de ensino apresentam dificuldades em elaborar aulas experimentais por não disporem de laboratórios de química e escassos recursos para a compra de reagentes experimentais. Isso faz com que novas ideias de experimentos possam ser feitos na sala de aula com materiais alternativos de simples e de fácil acesso para contribuir com o processo de aprendizado dos discentes (ROCHA, 2013). Paralelo a isso, a conscientização ambiental faz com que os experimentos possam ser utilizados com materiais reutilizáveis que ganhem esse aspecto de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente como a latinha de refrigerante, que é um metal e se enquadra em diversos assuntos químicos (GIORDAN, 1999; GUIMARÃES, 2009). Neste experimento foram apresentadas as características dos elementos químicos como condutividade de energia e calor, além das teorias das ligações, iônica e covalente, enfatizando as propriedades das ligações.

Material e métodos

Este trabalho foi aplicado na disciplina de química inorgânica em uma turma de 20 alunos da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM) campus Coari, do curso de licenciatura em ciências biologia e química, como um incentivo aos acadêmicos, futuros professores de biologia e química, a adotarem métodos de ensino que possibilitassem uma aproximação dos estudos teóricos com o cotidiano dos estudantes em suas futuras aulas. Os materiais utilizados foram latinhas de refrigerante, fio de cobre, papel toalha, sal, limão, água e solução de açucar. Foi explicado a estrutura do experimento, o mecanismo de reação que ocorre e a viabilidade da reprodução no contexto escolar. Foi realizado o primeiro procedimento utilizando a solução com água e sal, seguido de solução contendo açúcar.

Resultado e discussão

Os materiais construídos foram testados e apresentados em sala de aula onde além da teoria sobre ligações químicas também foi trabalhado a oxirredução. Os alunos demostraram bastante interesse ao observarem o experimento. No primeiro experimento com a solução de água e sal pôde ser verificado a geração de energia ao ser ligado o sistema em equipamentos eletrônicos (relógio e calculadora). No segundo experimento contendo água e açúcar a transferência de energia não ocorreu. Com isso, foi realizado a explicação baseadas nas ligações iônicas e ligações covalentes (BROWN, 2009). No questionário, 100% dos alunos afirmaram que os métodos experimentais favoreceram a compreensão de ligação química. No entanto, apenas 40% dos alunos afirmaram que saberiam explicar a diferença entre a condutividade dos experimentos antes da explicação da professora. Verifica-se que mesmo os discentes tendo interesse pelo experimento, o conteúdo teórico ainda estava deixando a desejar. Entende-se que as aulas teóricas são de suma importância e que as atividades experimentais complementam esse recurso, mas não podem substituí-la. 100% dos alunos acreditam que experimentos juntamente as aulas teóricas minimizam as dificuldades dos alunos. Verificou-se que ao utilizar objetos simples, a atenção foi despertada, mostrando que esse método foi didático para ensinar a aplicação prática de ligações químicas. Esse resultado corrobora com estudos sobre a experimentação no ensino de química no Brasil (GUIMARÃES, 2009). Ao final da apresentação houve uma discussão bem produtiva entre os alunos sobre métodos de ensino da química no ensino médio e fundamental e isso só fez com que a as ideias florescem ainda mais.

Conclusões

O ensino de química é um dos alicerces para a compreensão do mundo, sendo importante para os alunos compreender no seu cotidiano as aplicações dos assuntos que são apresentados na teoria. Nesse trabalho os acadêmicos de licenciatura em Biologia e Química puderam aplicar os conhecimentos teóricos de ligações químicas e reações em experimentos simples e de fácil acesso que poderão ser utilizados quando estes tornarem-se profissionais. Houve o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e compreensão dos fenômenos e transformações químicas, por meio de práticas e teorias contextualizadas.

Agradecimentos

Referências

BROWN, T. L.; LEMEY Jr., H. E.; BURTEN, B. E.; BURD¬GE, J. R. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
GIORDAN, M. O papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola. N. 10, p. 43-49, 1999.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p.198-202, 2009.
ROCHA, G.C. A importância da pratica aliada a teoria no ensino de química. Teresina, 2013.