Autores

Silva, F.S. (UEA) ; Pereira, L.K.C. (UEA) ; Moraes, E.S. (UEA) ; Lima, A.V. (UEA) ; Izuka Zanelato, A. (UEA)

Resumo

Este artigo consiste no desenvolvimento de um projeto da disciplina de Educação Ambiental dos acadêmicos do curso de licenciatura em Química realizado na Escola Municipal Beatriz Maranhão, com os alunos das turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) sobre a construção de uma horta e jardim vertical. Para o incremento deste trabalho foram coletados materiais reutilizáveis como garrafas PET, pneus e caixotes. Além disso, trabalhou-se a plantação de hortaliças, plantas ornamentais, e adubo orgânico com o intuito de provocar uma mudança de hábito nos alunos em relação ao descarte do lixo e o seu reaproveitamento de uma maneira simples, porém eficiente. Após o término do trabalho, foi realizada a exposição do projeto para a comunidade escolar.

Palavras chaves

Educação Ambiental; Jardim e Horta; Materiais Recicláveis

Introdução

A reciclagem de produtos descartáveis pode ser realizada para diminuir o impacto proveniente das ações do homem sobre o meio ambiente. Diante disso, é necessário à conscientização das pessoas, sendo a escola uma das grandes ferramentas para disseminação de informações e sensibilização da comunidade. Nesse caso, o presente estudo teve como objetivo construir uma horta e jardim vertical utilizando garrafas PET´s, caixas de madeira e pneus, juntamente com alunos das turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal Beatriz Maranhão, para tornar mais aconchegante o ambiente de estudo do educandário. Além disso, aproveitou-se dos jardins para o desenvolvimento de hortas que auxiliarão na alimentação dos estudantes da escola. De acordo com Oliveira et al (2014) “a construção de um jardim e horta vertical se fez necessário devido muitas pessoas acham que para ter uma horta é necessário um quintal grande e muito tempo disponível, mas, pelo contrário, pode se fazer uma horta usando matérias simples, como produtos recicláveis, em um pequeno espaço e sem ocupar muito tempo para cultivar as hortaliças”. O trabalho se justifica para instigar nos educandos o apoderamento do ambiente escolar e que desta forma eles compreendam esse ambiente não somente didático. O projeto torna-se mais significativo quando há o envolvimento dos estudantes na prática, visto que aprendemos quando estabelecemos uma relação entre novas informações e conhecimentos, podendo, assim, construir novos significados.

Material e métodos

O projeto “Jardim e Horta Vertical: um instrumento utilizado para contextualizar o ensino de Educação Ambiental” assume um importante papel de criar um ambiente em que estudantes da Escola Municipal Beatriz Maranhão possam ter contato com informações sobre a importância de diminuir os problemas ambientais construindo uma horta e o jardim. O trabalho foi realizado entres os meses de abril à junho do ano de 2017, com os alunos das turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O projeto foi desenvolvido por meio de coleta de materiais reutilizáveis garrafas PETS, pneus, caixas de madeiras, adubo orgânicos, as plantas para o jardim e a horta. Para a implantação da horta e do jardim, primeiramente foram medidas as paredes para verificar as distâncias que as garrafas ficariam, após as garrafas foram lavadas e cortadas e os pneus pintados e furados para serem anexados na parede. Para o preparo do solo foi utilizado terra preta e adubo produzido com esterco de gado, em seguida semeado as sementes das hortaliças e cultivado as plantas ornamentais. As hortaliças plantadas no canteiro feito de caixote de madeira são: cebolinha, coentro, couve e tomate cereja. No decorrer desse período a horta teve os dias de manutenção, que foi de duas a três vezes por semana, em caso de falta de nutrientes eram feitas reposição de adubo. Ao fim do desenvolvimento do trabalho foi aplicado a 26 alunos um questionário para verificar qual o grau de satisfação dos alunos com o projeto na escola.

Resultado e discussão

Com a implantação da horta e do jardim, profissionais da educação e alunos se entusiasmaram e se interessaram em participar ativamente dessa estratégia de ensino. Com a aplicação do projeto na escola, os alunos responderam um questionário, na primeira pergunta foi avaliado se os alunos tinham gostado do espaço construído na escola, é todos responderam que sim, pois segundo alguns relatos “ficou mais bonito” (aluno A), “se tornou um espaço agradável” (aluno B), “os materiais que são jogados no lixo foram reciclados” (aluno C). Quanto à segunda pergunta os alunos foram questionados se eles reutilizam algum tipo de lixo no seu cotidiano, 14 alunos responderam que não tudo era descartado no lixo, e 12 alunos disseram que sim reutilizam garrafas PETs, sacolas plásticas, balde de manteiga, pneu e coletavam as latinhas de alumínio para vender. Em relação à terceira questão foi perguntado aos alunos se já haviam utilizado materiais recicláveis em trabalhos escolares, e apenas 5 alunos disseram que nunca tinham trabalhado com a reciclagem do lixo, enquanto 21 alunos relataram que sim, haviam utilizado o papelão, tampas de garrafas PETs e latas de alumínio. A quarta questão foi analisado se os estudantes sabiam dos impactos ambientais que os plásticos causam para o meio ambiente, todos relataram que sim, e entre os relatos disseram que “pneus e garrafas são foco de mosquito da dengue” (aluno C), “os plásticos se tornam lixo e se acumulam nas ruas poluindo o meio ambiente” (aluno D), “demoram muito para se decompor” (aluno E). Com isso foi possível avaliar as atividades realizadas na horta escolar e no processo de jardinagem contribuíram para que os alunos tivessem uma compreensão da necessidade de um ambiente para o convívio estudantil.

Conclusões

Esse trabalho teve como objetivo desenvolver práticas educativas ambientais com a reutilização de materiais alternativos como recurso para construção de uma horta e jardim vertical. Com o intuito de estimular os alunos a ter uma postura mais ecológica e saudável. Com isso, podemos perceber que ainda temos um logo caminho a percorrer no que diz respeito à mudança dos nossos hábitos, pois agimos sem saber se estamos fazendo a coisa certa e não refletimos sobre as consequências de nossas atitudes em relação à natureza e principalmente relacionado a questão de uma alimentação mais benéfica.

Agradecimentos

Aos alunos pela contribuição do estudo, ao professor Msc. Alex Izuka Zanelato pela orientação e a Gestora da Escola Municipal “Beatriz Maranhão” pelo apoio.

Referências

OLIVEIRA, Diego Luiz de Holanda. ABREU, Rafael Freitas de. ASSIS, Mauro Diego Gobira Guimarães de. COSTA, Ailton Anibal Maia Ferreira. RIBEIRO, Bruno Pardinho. SILVEIRA, Geraldo Tadeu Rezende. Horta Vertical: Um Instrumento de Educação Ambiental na Escola. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Ed. Especial Impressa - Dossiê Educação Ambiental, jan/jun, 2014.