Autores

Rizzatti, I.M. (UERR) ; Ferreira, E.G. (UERR)

Resumo

A partir da evolução da ciência o homem será capaz de construir seu conhecimento cientifico,fundamentado nos conceitos e teorias já existente. kuhn(1962), afirma que o conhecimento cientifico somente evolui quando rompe as tradições dominantes e abra_se ao novo,sendo esta capacidade de regeneração a demarcação de um conhecimento realmente de natureza cientifica. O teatro cientifico surge como opção em educação em ciências, onde o objetivo e a alfabetização cientifica. A escola por sua vez e responsável por ajudar os alunos a construir os primeiros conceitos científicos, tornando o aprendizado prazeroso por meios de atividades lúdicas. Assim os conceitos de química poderão ser absorvido com mais facilidade tornando se uma atividade agradável para os educandos.

Palavras chaves

Ciência; Conhecimento; Arte

Introdução

As reações químicas são de fundamental importância para a produção de produtos. Por meios da combinação de elementos químicos, dessas combinações muitos foram os precipitados formados na separação e formação de compostos. Isso graças á busca incansável dos alquimistas da pedra filosofal e do elixir da longa vida. Com o passar dos anos os antigos métodos foram aperfeiçoados e novos métodos foram desenvolvidos. Hoje as escolas e faculdades pesquisam formas de passar para seus alunos os conteúdos pertinentes ás grades curriculares.

Material e métodos

Pesquisa dialética com abordagem qualitativa, e surgiu a partir da necessidade de investigar a importância do teatro cientifico como metodologia para o ensino de química. Na escola Carlo Casadio em Boa Vista RR. No 1º semestre de 2017. onde foi aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas, abordando o conteúdo de soluções química no segundo ano da Educação de Jovens e Adultos, nesse sentido, foi elaborada uma peça de teatral para abordar o conteúdo de soluções química, a peça foi apresentada com 60 alunos da Educação de Jovens e Adultos ( EJA ).

Resultado e discussão

A analise dos resultados foi realizada a partir da coleta de dados feita por meio de amostragem simples com a participação dos alunos da rede Estadual de Educação, onde foi entrevistado sessenta alunos da Educação de Jovens e Adultos. Os mesmos responderam a dez questões, sendo nove questões direcionadas aos conteúdos de química e uma especifica para as atividades teatrais com possibilidade de justificativa. A pesquisa iniciou-se após a observação e acompanhamento de aulas ministradas nas referidas turmas, com aplicação de questionário aos alunos das turmas do segundo ano da EJA.para facilitar a compreensão das perguntas e posterior respostas, os entrevistados foram nomeados da seguinte forma; grupo A, grupo B, grupo C, ressalta-se que esta divisão e essencialmente para a decima questão, que está relacionada com a atividade de teatro. O grupo A, foi formado pelos alunos que gostaram e participaram de todo processo de transformação dos conteúdos de química em peça teatral. O grupo B, foi formado pelos alunos que gostaram da ideia, mas que não participaram do projeto por indisponibilidade de tempo. O grupo C, foi formado pelos alunos que não tinham vocação e nem demostraram interessem participar da atividade. Iniciamos a entrevista perguntando aos alunos: ‘’O que é solubilidade?’’ (Questão 01)‘’O que é solução?’’ (Questão 02).Russel (1981). (Questão 03). O que e soluto?. (Questão 04). O que é solvente.(Questão 05). O que é uma solução saturada, insaturada ou supersaturada?. Em seguida foram apresentada 04 questões fechadas, onde foram expertos cincos opções, sendo que apenas uma era a resposta correta. Todos responderam de acordo com seus conhecimentos sobre o assunto, para a (Questão 10).foi solicitado aos participantes descrevessem previamente sobre teatro científico.

Conclusões

Portanto após avaliação pode se concluir que a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas atividades teatrais despertou o interesse dos alunos pela disciplina de química através da arte, comprovou a eficiência do teatro como método de para o ensino de química, dessa forma pode se afirmar o potencial do teatro cientifico como elemento facilitador para o ensino de soluções química no segundo ano da Educação de Jovens e Adulto na escola Carlo Casadio.

Agradecimentos

Referências

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