Autores

Pontes, M.L.F.C. (IFPB) ; Silva, I.M. (IFPB) ; Ferraz, E.V.C. (IFPB) ; Santos, K.D. (IFPB)

Resumo

Sabe-se que a formação da cidadania é auxiliada pela educação, e o professor, como mediador do conhecimento, está diretamente ligado a este processo, logo, sua formação deve também seguir a perspectiva de um ensino voltado para a formação de cidadãos. Sabe-se também que o Ensino Superior tem responsabilidade direta pela formação inicial e continuada dos professores atuantes na Educação Básica. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo investigar a concepção dos docentes do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa, acerca da cidadania e o papel do Ensino de Química como instrumento de transformação social. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionário e a análise de conteúdo para interpretação destes dados.

Palavras chaves

Cidadania; Ensino Superior; Formação de Professores

Introdução

O crescimento contínuo de novas demandas sociais em função do acelerado processo de urbanização, globalização e desenvolvimento tecnológico estabelece novas diretrizes educacionais, a fim de se ajustarem às novas exigências sociais e, em consequência, implementarem inovações no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que conteúdos da educação formal, passem a ser relacionados com temáticas transversais, com o objetivo de transmitir ao indivíduo conhecimento acerca do mundo em que se vive e possa interferir de forma consciente neste meio, exercendo assim a sua cidadania. Santos e Schnetzler (2004) afirmam que o conhecimento químico vai desde saber a utilização de um produto químico em seu dia-a-dia até as inúmeras influências e impacto no desenvolvimento dos países, nos problemas gerais referentes à qualidade de vida das pessoas, nos efeitos ambientais das aplicações tecnológicas e nas decisões solicitadas aos indivíduos quanto ao emprego de tais tecnologias. Além de se posicionar criticamente com relação aos efeitos ambientais da utilização química e quanto às decisões referentes aos investimentos nesta área. Acredita-se que o professor tem participação fundamental neste processo de compreensão do mundo já que seu papel é de mediador entre o conhecimento científico (sistematizado) e os estudantes. Logo, sua formação deve também seguir a perspectiva de um ensino voltado para instrução de cidadãos. Sabendo que o Ensino Superior tem responsabilidade pela formação dos professores atuantes na Educação Básica, esta pesquisa teve como objetivo investigar a concepção dos docentes do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, acerca de questões relativas ao ensino de química e o exercício da pleno da cidadania.

Material e métodos

A amostra desta pesquisa é constituída apenas pelos docentes com formação acadêmica na área de química, portanto 13 docentes com formação específica no Curso de Licenciatura em Química, sendo estes os professores das disciplinas específicas de química. Apenas 9 docentes aceitaram participar desta pesquisa e suas identificações estão sob sigilo através de codificação que segue como Docente A até o I. O questionário aplicado levantou questionamentos relevantes referentes ao tema estudado, tais como: Cidadania, formação docente, prática de ensino, inserção de temas transversais em conteúdos ministrados e prática pedagógica do docente para o exercício da cidadania. A técnica de interpretação dos dados utilizada foi a Análise de Conteúdo, seguindo o referencial teórico de Bardin que se trata de um “conjunto de técnicas de análise de comunicações”, constituída por 3 etapas que são: “pré-análise, inferência e interpretação”. (BARDIN, s.d. apud DOMINGUINI e ORTIGARA, 2010, p.5). A pesquisa, portanto, tem caráter qualitativo e exploratório, visto que se refere à interpretação e compreensão das informações apresentadas.

Resultado e discussão

Área de atuação docente e Tempo de exercício do magistério Foi possível perceber que mais da metade dos docentes (63%) atuam não apenas na área de educação, mas também na área do núcleo específico do curso de química. Entre os questionários analisados foi verificado que 7 dos 9 docentes possuem mais de 25 anos de exercício do magistério. O tempo de serviço elevado de um docente pode influenciar em suas práticas em sala de aula pois a legislação atualmente vigente Lei nº 9.394/96 que se refere a LDB, como também nos currículos dos cursos de licenciaturas do Brasil que é regido pelo CNE/2002 surgiu depois de suas formações iniciais. Concepção dos docentes acerca do Ensino de Química e Cidadania Todos os docentes analisados afirmaram que a química oferece sim, instrumentos que podem modificar, para melhor, a sociedade. Alguns docentes não conseguiram deixar claro como a química pode intervir na modificação de uma sociedade positivamente (ou negativamente). Dentre os demais docentes analisados, uns retrataram de forma direta a abrangência da química e como ela encontra-se atrelada ao nosso dia-a-dia e outros afirmaram que o cidadão deve possuir conhecimentos de química e que estes conhecimentos podem ser aplicados para o benefício da sociedade. Práticas docente e a inserção de conteúdos relacionados a Química e Cidadania Todos os docentes afirmaram que fazem a articulação dos conteúdos químicos ministrados com as questões ligadas ao exercício da cidadania através de temas transversais. A Influência do docente na prática profissional dos acadêmicos de licenciatura Foi unânime a afirmação de que os estudantes sofrem influência profissional através da prática pedagógica dos docentes que fazem parte de sua formação inicial (graduação).

Conclusões

De um modo geral grande parte dos docentes analisados afirmaram articular conteúdos de química de modo a estimular o pensamento crítico dos estudantes para o exercício da cidadania, frisando inclusive a importância deste para a transformação social. Os docentes também afirmaram estarem preocupados com a formação dos estudantes e entendem que a prática pedagógica exercida em sala de aula é responsável pelo desenvolvimento do estudante em formação e se encontra completamente interligado na influência de seus docentes sob a futura prática profissional dos estudantes.

Agradecimentos

Ao CNPq pela concessão da bolsa de pesquisa pelo programa PIBITI.

Referências

ASSIS, L. M.; SCHMIDT, A. M.; HALMENSCHLAGER, K. R. Abordagem de temas sociais no Ensino de Química: compreensões de professores. UNIPAMPA, Caçapava do Sul, 2013. Disponível em: < http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/files/2014/06/Lisiane-Morais-de-Assis1.pdf>. Acessado em: 10/03/2017
_______. Lei N. 9394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acessado em: 20/01/2017
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SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química um Compromisso com a Cidadania. Editora Unijuí. Ijuí, 2004.
SILVA, S. R. Os PCN, a Cidadania e a Democracia. XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). PUC-PR. Curitiba, 2007. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-262-01.pdf>. Acessado em: 16/02/2017