Autores

Acris, D. (UFAM) ; Araújo, T. (UFAM) ; Guimarães, E. (UFAM)

Resumo

Historicamente, na maioria das instituições escolares, tem dado ênfase à transmissão de conteúdos e a memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, deixando de lado a construção do conhecimento científico dos alunos e a desvinculação da prática de contextualizar ao seu cotidiano. O presente trabalho foi realizado com os professores de química em uma escola pública de ensino médio no município de Benjamim Constant-AM. Obteve-se como resultado que muitos dos professores fazem a exemplificação do conteúdo com a vivência do discente e que eles usam diversas alternativas para melhor explanar os assuntos em sala de aula e sendo assim o relato dos educadores é que não há resistência por parte dos discentes em como realizam a contextualização desta disciplina.

Palavras chaves

Contextualização; Métodos; Química

Introdução

Historicamente, na maioria das instituições escolares, tem dado ênfase à transmissão de conteúdos e a memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, deixando de lado a construção do conhecimento científico dos alunos e a desvinculação da prática de contextualizar ao seu cotidiano. “Essa prática tem influenciado negativamente na aprendizagem dos alunos, uma vez que não conseguem perceber a relação entre aquilo que estuda na sala de aula, a natureza e sua própria vida” (MIRANDA; COSTA, 2007). A contextualização dos conteúdos da disciplina de química no ensino médio é sugerida pelos PNCs e PNCEM, no entanto muitos estudos demonstram que os alunos apresentam certas dificuldades em compreender esta disciplina, mesmo sendo contextualizada ao seu dia a dia. Embora os professores planejem suas aulas, se deparam com problemáticas diversas como, número excessivo de alunos, tempo muito limitado de aula, falta de recursos didáticos e infraestrutura no espaço escolar. Em sua grande maioria, os professores organizam os conteúdos a serem trabalhados, mas em sala de aula não conseguem relacionar os conteúdos com o cotidiano dos estudantes. Com base nestas informações, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, com o intuito de conhecer a contextualização e os métodos de abordagem do ensino de Química, em uma Escola pública de Ensino Básico do interior do Amazonas, mais precisamente no município de Benjamin Constant, para averiguar se ocorre a devida contextualização do Ensino de Química conforme a realidade local.

Material e métodos

A pesquisa contou com a participação de cinco professores do Ensino Básico da disciplina de Química de uma das escola públicas de nível médio do Município de Benjamin Constant-AM. Caracterizou-se como uma pesquisa de campo do tipo exploratória, no qual os profissionais de educação foram arguidos a partir da entrevista estruturada, instrumento de coleta de dados que facilitou no desenvolvimento da pesquisa. Neste tipo de pesquisa segundo Cervo (2007), “ocorre descrições precisas da situação e quer descobrir as relações existentes entre seus elementos componentes”. Tal pesquisa “requer um planejamento bastante flexível para possibilitar a consideração dos mais diversos aspectos de um problema ou de uma situação. A entrevista foi composta por um roteiro estruturado com perguntas abertas com o intuito de averiguar a percepção dos profissionais da educação em relação suas formas de abordagem e métodos de ensino que auxiliassem na contextualização da química no cotidiano e na realidade local Amazônica. A análise dos dados se deu a partir da utilização do método qualitativo, permitindo um conhecimento objetivo da realidade local.

Resultado e discussão

Com base na aplicação de uma entrevista estruturada, organizou-se os resultados a partir da arguição do público alvo. A primeira situação trabalhada foi conhecer como a Química é contextualizada na escola estudada. Constatou-se que todos os professores buscam fazer a contextualização utilizando exemplos do cotidiano dos discentes, mesmo apresentando algumas dificuldades, como por exemplo: os assuntos de físico-química que, segundo os professores, são trabalhados mais cálculos em sala; alguns alunos adultos que devido trabalharem durante o dia faltavam nas aulas; alunos que não demonstram interesse com a disciplina ou com o assunto tratado em sala e dificuldade de interpretação de texto por parte dos discentes. Parafraseando com Vaitsman & Vaitsman (2006) a contextualização é um recurso que “proporciona a significação do conteúdo trabalhado e pode contribuir significativamente para que os alunos sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em outras situações e não em apenas exercícios sugeridos pelos professores”. Conforme a maioria dos docentes arguidos, os mesmos tentam abordar a química utilizando conteúdos que estão em evidência na atualidade, contextualizando-a com as diversas áreas de conhecimento, como é o caso na ministração do conteúdo Degradação Ambiental, no qual abordam os processos químicos que envolvem esta ação. Outra questão indagada, foi acerca das ferramentas utilizadas em sala. Contabilizou que os cinco docentes fazem exemplificação utilizando situações do cotidiano buscando construir um diálogo entre o que os alunos compreenderam e a vivência dos discentes; os mesmos cinco fazem experimentos em sala de aula e no laboratório de Ciências, afirmando que os alunos interagem e demonstram interesse.

Conclusões

Através desta pesquisa foi possível verificar que os professores aprimoram seus métodos conforme a necessidades dos alunos de forma a estimular o interesse deles pela matéria, mas mesmo com a disponibilidade dos docentes alguns assuntos não têm flexibilidade para que o educador tenha em seu acervo alternativas de abordagem em sua explanação para este determinado assunto.

Agradecimentos

Aos meus professores, a escola e meus orientadores.

Referências

CERVO, A. C. Metodologia Cientifica. 7ª ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2007.
FIALHO, N. N. Os Jogos Pedagógicos Como Ferramentas de Ensino. Congresso nacional de educação. PUCR. Out. 2008.
MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/formdoc.html
VAITSMAN, E. P. VAITSMAN, D. S. Química e Meio Ambiente: ensino contextualizado. Rio de Janeiro: Interciências, 2006.