Autores

Oliveira, C.S. (ISB/UFAM) ; Rodrigues, C.N. (ISB/UFAM) ; Yamaguchi, K.K.L. (ISB/UFAM) ; Rocha, W.C. (ISB/UFAM)

Resumo

Os professores encontram-se atrelados a uma metodologia tradicional e os alunos costumam ter aversão aos conteúdos desta disciplina, por considerá- los de difícil compreensão. Este trabalho objetiva auxiliar o aprendizado dos alunos para a importância dos polímeros através de metodologias alternativas utilizando materiais do cotidiano, direcionado aos alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual João Vieira do município de Coari- AM. A metodologia se deu com a aplicação de um questionário inicial, seguida de aulas do conteúdo de polímeros com auxílio de aplicação de dinâmicas para facilitar a compreensão e o entendimento da Química e, finalizou com a aplicação de um questionário. O resultado apresentado foi satisfatório no processo de ensino-aprendizagem de polímeros.

Palavras chaves

Coari; Polímeros; Ensino de química

Introdução

É notório as dificuldades que os alunos tem no processo de ensino- aprendizagem de Química. Os professores encontram-se atrelados a uma metodologia tradicional e os alunos costumam ter aversão aos conteúdos desta disciplina, por considerá-los de difícil compreensão. Isso nos leva a uma busca incessante por alternativas que possam reverter ou modificar essa realidade, para tanto, muitos estudos têm sido realizados, com o objetivo de encontrar essas alternativas que possam melhorar o ensino de Química (WANDERLEY et. al., 2005; CARDOSO & COLINVAUX, 2000). Os plásticos têm sido muito úteis em nosso cotidiano, afinal, possuem várias aplicações. Cada vez mais, nos deparamos com notícias sobre a poluição gerada pelo descarte inadequado dos plásticos no meio ambiente, trata-se de um problema mundial, com consequências muito graves à fauna e à flora e que, aliás, está aumentando, devido à demanda da população por materiais feitos a partir de plásticos, por trazerem praticidade para nossa vida. Os plásticos após serem jogados no ambiente, poluem as ruas, rios e os mares (CRUZ, 2011). Este trabalho tem como objetivo auxiliar o aprendizado dos alunos para a importância do estudo dos polímeros através de metodologias alternativas utilizando materiais do cotidiano, direcionado aos alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual João Vieira do município de Coari- AM.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado na Escola Estadual João Vieira no município de Coari-AM, investigado, o nível de conhecimento dos alunos, sua compreensão sobre o tema proposto e onde foi desenvolvido aulas com o uso de metodologias alternativas trazendo recursos didáticos para uma turma de 40 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, trazendo e envolvendo o conteúdo de polímeros para os alunos, que por ser um dos últimos assuntos programados na ementa da educação básica, às vezes por motivos imprevistos como falta de tempo, não são estudados pelos alunos. Primeiramente apresentou-se o projeto para a gestora da escola, para o professor da disciplina de Química e para os alunos do 3º ano do ensino médio, turma 03. Optou-se por utilização de pesquisas através de questionários individuais antes e depois de desenvolver o projeto para os alunos da 3ª série do ensino médio, turma 03 da escola estadual João Vieira. Para tanto, inicialmente foi expectativas. Após a aplicação do questionário inicial, a aula foi introduzida com uma dinâmica: foi distribuído para cada aluno 5 ou 6 clipes, em seguida, pediu- se para fazer união de todos os clipes, depois foi explicado o significado da dinâmica relacionado ao conceito de polímeros e seu processo de formação. Na segunda aula, utilizou-se um banner para explicação teórica, com conceitos, classificação, propriedades mecânicas, constituição química, exemplos e figuras de polímeros naturais e artificiais, e conforme fazia a explicação teórica, utilizava o quadro também para apresentar as estruturas. Na terceira aula, fez- se uma dinâmica utilizando materiais artificiais diversos do cotidiano e foi aplicado um questionário final para coleta de dados após o desenvolvimento e aplicação do projeto.

Resultado e discussão

A primeira questão da tabela 1, do questionário inicial, mostra o resultado das respostas onde se perguntou: Quando citamos a palavra polímero você sabe de que estamos falando? Porém, de acordo com as respostas dos 40 alunos participantes, 40% respondem que sim e 60% responderam que não, isso mostra que a maioria dos alunos não tinha conhecimento do assunto. Quando se perguntou na questão 2 mostrado na tabela 1 aos alunos se nas aulas de Química você costuma assistir aula com metodologias a partir de recursos didáticos diferentes, 12% dos alunos responderam que sim, 88% responderam que não. Após a aplicação das atividades verificou-se que a compreensão dos alunos foi maior. Na primeira questão da questionário final, sobre a pergunta: Sobre polímeros, você conseguiu assimilar com eficiência o conteúdo a partir das aulas desenvolvidas com utilização de teoria, dinâmicas, slides, banner? Nas respostas, 94% responderam que sim e 6% responderam que não. Na segunda questão, sobre a pergunta: Com o conhecimento adquirido no estudo dos plásticos, você vai contribuir evitando poluir rios, lagos, solos? Nas respostas, 97% responderam que sim e apenas 3% responderam que não. Na terceira questão, sobre a pergunta: Metodologias alternativas contribuem com o aprendizado no estudo da Química? Nas respostas, 100% responderam que sim e 0% que não. Ao serem avaliadas as metodologias alternativas utilizadas pelo professor, no estudo dos polímeros, 44% responderam Bom, 6% respondeu Regular e 50% responderam Ótimo. Este trabalho Trouxe para o ambiente de sala de aula diferentes metodologias de ensino que estimulou os alunos da Educação Básica a questionarem e discutirem temáticas contextualizadas.

Conclusões

Neste estudo foi possível desenvolver o tema polímeros como estabelece os PCN,s, o qual é tratado como um assunto transversal de caráter interdisciplinar como possibilidade de uma educação transformadora que possibilite a integração entre teoria, prática, recursos didáticos alternativos e conhecimentos prévios com o objetivo de promover o desenvolvimento individual e coletivo para serem conscientizados contribuindo com o meio ambiente. A estratégia de ensino utilizada despertou a curiosidade e o interesse da maioria dos alunos pelas aulas de química, facilitando a aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a Motivação para Estudar Química. Química Nova, v. 23, n.2, 2000.
CRUZ, M. C. P.; SATOS, J. M. S. dos SANTOS; SANTOS, E. da. P. Abordagem de polímeros biodegradáveis através dos rótulos de alimentos: uma proposta didática para o ensino de Química.V colóquio internacional. Educação e contemporaneidade. São Cristovão, 2011.
WANDERLEY, K. A.; SOUZA, D. J. P.; SANTOS, A.; SILVA, P. B.; SOUZA, A. M. A. Pra gostar de química: um estudo das motivações e interesses dos alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre química. Resultados preliminares. Resumo do I CNNQ: 2005.