Autores

Rosa, E.A. (UNICENTRO) ; Nebesnik, K.M. (UNICENTRO)

Resumo

Os estudos de caso são narrativas utilizadas como metodologia de ensino, que conferem ao aluno um papel ativo na aprendizagem e que desenvolvem sua capacidade de resolver problemas. Diante dessa perspectiva, o objetivo principal deste trabalho foi construir um caso sobre ésteres, para utilização na disciplina de Química Orgânica, em curso de graduação. Por meio de estudo em livros e artigos foram selecionadas as temáticas viáveis para serem transformadas em narrativas e formulá-las de acordo com critérios divulgados na literatura. Percebe-se que com os casos as dimensões pedagógicas e de conhecimento específico ficam mais articuladas, resultando em evolução de metodologia e construção do conhecimento de Química Orgânica na Educação Superior.

Palavras chaves

Estudo de Caso; Transesterificação; Química Orgânica

Introdução

Ao se depararem com problemas reais, muitos estudantes apresentam dificuldades ou até mesmo são incapazes de aplicar os conhecimentos, que teoricamente possuem, para solucioná-los (ZABALA; ARNAU, 2010). Buscando maneiras de confrontar o aluno com situações semelhantes àquelas que ele encontrará no trabalho, desponta o método de Estudos de Casos. O Estudo de Caso é uma variante do método Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) que foi desenvolvido “com o intuito de colocar os alunos em contato com problemas reais, de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, a habilidade de resolução de problemas e a aprendizagem de conceitos da área em questão” (SÁ; QUEIRÓZ; 2010, p. 1). Deste modo, visa superar as limitações do ensino tradicional ao prezar pela criticidade e autonomia, despertar curiosidades e proporcionar aos alunos a oportunidade de conduzir sua própria aprendizagem, enquanto exploram a ciência envolvida em situações relativamente complexas (SÁ; FRANCISCO; QUEIRÓZ, 2007). Mediante o exposto, o presente trabalho visou a construção de um caso para utilização na disciplina de Química Orgânica, no Ensino Superior. Os “compostos carbonilados” foram priorizados por ser um tópico presente na ementa desta disciplina e, ainda, por ser importante para a compreensão do cotidiano, uma vez que diversos compostos carbonilados estão presentes em alimentos, nas vitaminas, nos combustíveis, entre outros.

Material e métodos

Para elaboração deste trabalho foram desenvolvidas as seguintes etapas: Momento 1: livros de Química Orgânica de nível superior e periódicos da área foram consultados a fim de vislumbrar temáticas ou relações cotidianas presentes no conteúdo de compostos carbonilados, em especial os ésteres. Momento 2: a formulação do caso se deu de acordo com as orientações de Sá e Queiroz (2010, p. 23): “escolha o assunto principal a ser destacado no caso; elabore uma lista com todos os conceitos e habilidades que se pretende abordar através da aplicação do caso; elabore uma lista de possíveis personagens do caso; elabore uma série de questões para discussão em aula”. Momento 3: materiais didáticos, para alunos e professores, foram estruturados para compor o caso desenvolvido. Elaborou-se o material do aluno contendo o estudo de caso e, acompanhado dele, um texto integrador, com a finalidade de oferecer algum tipo de contexto a temática. Já o material do professor foi criado de modo a exibir o caso, um lembrete à resposta pretendida e ao mecanismo de reação, além de um tutorial para o professor com orientações de como conduzir o caso e com sugestões de perguntas para relevar o tema. Também há a indicação de algumas bibliografias, com breve escopo acerca da temática envolvida no caso, para aprofundamento de conhecimento, caso o professor opte por contextualizar. Na sequência será apresentado apenas um fragmento do material didático do professor, que engloba um caso sobre ésteres e algumas orientações formuladas para o docente tutoriar os alunos na resolução do caso.

Resultado e discussão

Tendo em vista que “biocombustível” foi detectado como um tema do cotidiano e que permite explorar a reação de transesterificação, o caso gerado desta articulação foi: # Ao início do projeto de Iniciação Científica de Valdo (V), sobre a produção de um biodiesel, o orientador sugeriu que ele se inteirasse do assunto, para futuro debate. Animado, conversou com o seu colega (C) de república: (V) Cara, você se lembra da aula de Orgânica...a "profe" falou sobre os ésteres. Vou usar isso para produzir um biodiesel! (C) Legal, cara!!! É aquela reação de éster com álcool? (V) É. Mas não sei qual álcool usar. Será que ponho o álcool em excesso? (C) Mas tem importância isso? (V) Há de ter, “véio”! E lembra que precisa de catálise? (C) Lembro. Acho que a ácida dá menor rendimento. E qual éster vai usar? (V) O professor disse que tem óleo de soja. (C) Cara, agora veio na cabeça que ter muita água no meio não é bom. E acho que pode formar sabão. (V) Eita..não sei explicar isso e agora? Como preparo esse biodiesel? Vou trocar uma ideia com o João que faz tempo que está lá no laboratório de pesquisa. Nesta história você é o João. Ajude o Valdo neste drama da I.C.# Ademais, algumas questões e orientações sugeridas para o professor debater foram: qual é o problema deste caso? O que temos para iniciar a resolução? Livros e artigos devem estar à disposição dos alunos para a busca das demais dúvidas: por que do excesso de álcool? O que tem a ver o catalisador, a água ou o sabão nessa reação? O professor deverá exercer um papel de tutor e, desse modo, ouvir explicações e sugerir caminhos. A critério do docente, outras questões poderão ser realizadas a fim de conferir demais contextos: há conteúdo de enxofre na produção do biodiesel? Como aproveitar os subprodutos?

Conclusões

Observa-se que o referido caso oportuniza ao aluno o envolvimento em uma situação real, de vivência acadêmica ou, para além disso, própria da profissão de químico; e que o impulsiona ao estudo do conteúdo. Reflete-se que o diferencial desta metodologia está no modo de apresentar o conteúdo e no incentivo à investigação. Ainda, se aplicada em curso de Licenciatura, faz-se surgir uma metodologia relevante à prática docente, porém em disciplina de área específica, a Química Orgânica. Trata-se de uma ressignificação ao aprendizado das reações orgânicas.

Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).

Referências

SÁ, L. P.; FRANCISCO C. A.; QUEIROZ S. L. Estudos de caso em química. Química Nova, v. 30, n. 3, p. 731, 2007.
SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no ensino de química. Campinas: Editora Átomo, 2010.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.