Autores

Fabbro, M.T. (INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO) ; dos Santos, L.P.S. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) ; Liu, A.S. (INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO)

Resumo

A exposição de experimentos em Feiras de Ciências com a apresentação de conteúdos estudados em química usando a criatividade motiva os alunos a resolverem uma determinada situação problema, explica os fenômenos, coleta dados, observa e confirma teorias. A participação dos alunos do Curso de Licenciatura em Química do IFSP-SJC mostra a importância da utilização da experimentação no processo de ensino e aprendizagem em química, já para os alunos do ensino básico, é uma maneira diferente, lúdica e divertida de entender os conteúdos ensinados em sala de aula que muitas vezes não percebem o quanto esses conteúdos estão presentes na vida e no desenvolvimento de muitas questões do dia-a-dia. Foram organizados quinze experimentos demonstrativos que envolveram conteúdo do ensino médio.

Palavras chaves

Experimentação; Conhecimento científico; Ensino de química

Introdução

O conhecimento científico, é uma conquista recente da humanidade, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento a partir da razão (POPPER, 1975). Nesse sentido, o ensino de química para uma escola do futuro, é necessário cada vez mais mostrar a importância da experimentação na formação desse conhecimento científico, podendo ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo do questionamento por investigação, trazendo uma oportunidade de apresentação e aproximação dos estudantes com a pesquisa logo no início de sua formação, desenvolvendo competências que possibilitam a estes serem cada vez mais criativos, empreendedores, idealizadores e inovadores. Então, ensinar Química de forma contextualizada seria “abrir as janelas da sala de aula para o mundo, promovendo relação entre o que se aprende e o que é preciso para a vida” (CHASSOT et al. 1993, p. 50). O aprendizado por investigação é uma ferramenta primordial para a educação por possibilitar ao estudante um primeiro contato com a criação, o desenvolvimento e a apresentação de um projeto de pesquisa e, por conseguinte, desenvolver diversas habilidades não trabalhadas em um ambiente normal de sala de aula. Entretanto, o que se observa é que algumas das dificuldades para o ensino de química, de forma geral, partem da pouca formação do professor na área e da escassez de recursos didáticos para auxiliar no ensino desta disciplina. A “Mágica da Química” tem como objetivo, promover a difusão da experimentação no ensino de Química, buscando estimular a alfabetização científica, a formação cidadã dos estudantes, a oralidade, a junção da teoria e da e da prática.

Material e métodos

Os experimentos apresentados foram propostos usando como base a participação das alunas do PIBID – IFSP- SJC que atuam na Escola Estadual Francisco Pereira da Silva sobre os conteúdos já estudados por cerca de 300 alunos do Ensino Médio. Para cada um dos quinze experimentos foi construída uma história dialogada e junto foi colocado a explicação química de como aquele fenômeno, transformação, reação ocorre. Os experimentos mostrados eram realizados e as explicações foram fornecidas de forma incompleta, estimulado assim que os alunos participantes completassem a explicação com o conhecimento adquirido em sala de aula, podendo-se assim avaliar as impressões dos alunos sobre o tema, a compreensão durante os experimentos e as conclusões. Nos experimentos são utilizados materiais alternativos como copos descartáveis, seringas, colheres plásticas, filtros de café e garrafas PET, produtos comprados em farmácias, supermercados e lojas de produtos de piscina para que professores possam reproduzi-los sem grandes dificuldades.

Resultado e discussão

As experiências ilustrativas e participativas mostram mais facilidades para ser conduzida, pois podem ser utilizadas para demonstrar conceitos que já foram estudados ou que ocorram em nosso dia a dia. Durante a demonstração dos experimentos, observou-se que os alunos ficaram atentos as explicações e conseguiram assimilar o conceito prático com assuntos abordados em sala de aula. Participaram da demonstração dos experimentos 300 alunos da Escola Estadual Francisco Pereira da Silva no município de São José dos Campos - São Paulo de todos os níveis do ensino médio onde foi aplicado após a demonstração as seguintes perguntas: 1) Você acha que a experimentação pode ser utilizada para demonstrar os conteúdos trabalhados em sala de aula?; 2) Você consegue relacionar coisas do seu cotidiano com os experimentos demonstrados?; 3) Na sua escola atividades práticas de laboratório são realizadas como ferramentas de ensino e aprendizagem?; 4) Você acha a química uma disciplina interessante?; 5) Houve algum experimento realizado que ajudou você a entender melhor o assunto abordado em sala de aula? As respostas estão descritas na Tabela 1 abaixo. Nas respostas pudemos perceber que os alunos envolvidos descreveram que a experimentação precisa ser utilizada de forma conjunta com os conteúdos abordados em sala de aula e que essa experimentação precisa ser exposta de forma que o aluno do ensino médio consigam relacionar aos conhecimentos do seu cotidiano para que eles possam entender e ver o quanto importante é o aprendizado em Química e que facilita que o conhecimento científico seja despertado de forma mais clara e objetiva.




Conclusões

Os resultados obtidos na pesquisa realizada apontaram que a participação na Feira de Ciências da Escola Estadual Francisco Pereira da Silva com a realização dos experimentos demonstrativos possibilitou a aproximação dos alunos do Ensino Médio e das alunas do PIBID – IFSP -SJC do curso de Licenciatura em Química, mostrando que a experimentação é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa, desperta um forte interesse nos educandos, evidencia o importante papel da química no cotidiano e demonstra ser uma ferramenta fundamental no processo de ensino - aprendizagem.

Agradecimentos

As alunas do Curso de Licenciatura em Química do IFSP-SJC e a Escola Estadual Francisco Pereira da Silva.

Referências

CHASSOT, A. I. et al. Química do Cotidiano: pressupostos teóricos para elaboração de material didática alternativo. Espaços da Escola, n. 10, p. 47-53, 1993.
POPPER, K. R. A Lógica da pesquisa cientifica. Tradução de Leonidas Hegenberg e Ocatnny Silveira da Mota. São Paulo: Editora Cultrix, 1975. 567 p.