Autores

Barbosa, A.C. (CENTRO UNIVERSITARIO FAMETRO) ; Sena, Y.W.B. (CENTRO UNIVERSITARIO FAMETRO) ; Silva, M.S. (CENTRO UNIVERSITARIO FAMETRO) ; Medeiros, A.D. (CENTRO UNIVERSITARIO FAMETRO) ; Silva, E.C.C. (CENTRO UNIVERSITARIO FAMETRO)

Resumo

É fundamental para um discente que a experiência acadêmica da docência esteja presente em sua formação. Pois, é por meio dessa vivência que o aluno adquiri conhecimento para atuar como profissional. Visando proporcionar uma experiência diferenciada aos discentes do 5º período de química, foi proposto atuarem como monitores realizando o experimento, sob a supervisão do Professor da disciplina de Química Geral I. Esse artigo propõe uma atividade experimental de conscientização e preservação do meio ambiente por meio da produção de sabão com óleo reutilizado, com os discentes do 1º período do Curso de Licenciatura em Química do Centro Universitário Fametro em Manaus. Despertando assim o interesse de quem ensina e de quem aprende.

Palavras chaves

docência ; meio ambiente ; produção de sabão

Introdução

O discente precisa acompanhar e observar seus mestres ao longo de sua vida acadêmica para poder adquirir sua própria postura diante de uma sala de aula, por isso as experiências servem para modelar o ser profissional que ele um dia vai ser (SILVA, TRAJANO e VASCONCELOS 2014). A experiência adquirida em sala de aula ajuda tanto quem ensina quanto quem aprende, principalmente quando se observa que o conteúdo estudado em consonância com a prática é mais bem absorvido entre graduandos, assim como alunos do ensino médio. A proposta de metodologia diferenciada é constituída de aulas experimentais utilizando materiais alternativos para os conteúdos interdisciplinares que proporcionem para seus estudantes conciliar teoria com prática para a disciplina de Química. O uso de materiais do cotidiano dos alunos (óleo residual) nos experimentos ajudará a fazer uma contextualização de forma dinâmica e prazerosa para o ensino-aprendizagem do aluno, auxiliando na compreensão de assuntos abordados e suas aplicações no dia a dia. Essa metodologia de produção do sabão, além de facilitar a aprendizagem do aluno, pode ser utilizada nos mais diversos níveis de ensino, colocando um pouco de lado as aulas tradicionais que utilizam apenas o quadro e o pincel para explanar os conteúdos de Química. A forma de aplicação desta didática é bem simples, os experimentos a serem realizados podem ser feitos com materiais alternativos e o professor pode utilizar espaços não formais para trabalhar esta didática. A produção do sabão ajudará na melhor compreensão da conscientização e preservação de um meio ambiente saudável.

Material e métodos

O trabalho foi realizado por acadêmicos do 5º período de química no Centro Universitário Fametro, localizada na Cidade de Manaus, com uma turma de acadêmicos do 1º período de Licenciatura em Química, foi realizado com 21 alunos, com a visão de proporcionar um método que os mesmos possam utilizar futuramente. A metodologia abordada neste trabalho consistiu em uma análise através de experimentos com materiais alternativos do conhecimento dos alunos para conciliar o ensino aprendizagem da teoria com a prática, a atividade foi elaborada em uma aula experimental no laboratório da Instituição. O experimento foi escolhido com base no conteúdo interdisciplinar de meio ambiente para ajudar a compreensão dos alunos perante a preservação e sustentabilidade de um meio ambiente para uma sociedade saudável. A atividade experimental foi escolhida como ferramenta visual para uma melhor assimilação do conteúdo, obedecendo a seguinte ordem: Apresentação de uma aula contextualizada com o perigo do descarte indevido do óleo residual, logo em seguida o experimento e para finalizar um questionário sobre a metodologia utilizada. A aula foi realizadas de acordo com o conteúdo proposto de reutilização do óleo residual, aulas expositivas tradicionais com o auxilio de quadro e pincel, seguida de um experimento que produz sabão a partir do óleo residual, onde grupos de alunos reproduziam a atividada proposta, depois um questionário pós experimento, composto por questões de multipla escolha sobre a metodologia.

Resultado e discussão

De acordo com Alves (2014) a experimentação no Ensino de Química é capaz de levar o aluno a construção de conhecimento de conceitos abstratos. No primeiro gráfico é possível perceber a concepção que os alunos do 1º período tem sobre as possíveis formas de reutilizar o resíduo do óleo vegetal (OLIVEIRA, 2014) para se ter responsabilidade com o meio ambiente. No segundo gráfico, alunos do curso de química são unanimes em dizer que a realização de mudanças progressivas no processo de ensino, são eficientes métodos que levam a uma maior assimilação do conteúdo (MÓRAN, 2015). No terceiro gráfico pode-se observar que alunos em formação adquirem consciência do que podem absorver hoje na academia e que pode ser mais tarde utilizado em sua vida profissional. Para Pimenta (2014), aulas que proporcionem um melhor entendimento e assimilação para o aluno em um determinado conteúdo, devem ser acompanhadas de uma unidade que acompanhe teoria e prática no processo de ensino aprendizagem.

GRAFICO 1 e 2

grafico referente ao questionário feito após a atividade.

GRAFICO 3

grafico dos resultados obtidos do questionário.

Conclusões

A reutilização de óleo é um meio de conscientização ambiental que promove o aprendizado de química através da produção do sabão, onde se pode conciliar a teoria com a prática visando à melhoria de ensino e compreensão da disciplina, utilizando métodos que auxiliem no desempenho e insira o aluno em uma responsabilidade ambiental. Com este projeto foi possível repassar aos futuros docentes uma visão de envolver metodologia diversificada com questões ambientais e uma vivência das dificuldades e diferenças em sala de aula, adquirindo um conhecimento mais próximo sobre a docência em nível superior.

Agradecimentos

Centro Universitário Fametro – CEUNI-FAMETRO, Curso de Licenciatura em Química. Ao graduando em Engenharia Civil Isnailson Feitosa Pinheiro do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Referências

ALVES, I. M. R. Aulas teóricas e aulas práticas: algumas reflexões a partir do olhar dos estudantes de química do ensino médio. 2014. 53 f. Monografia (Graduação em Licenciatura Plena em Química) – Faculdade de Educação de Crateús, Universidade Estadual do Ceará, Crateús, 2014.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas, [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. V.2.

OLIVEIRA, J. J. et al. Óleo de fritura usado sendo reaproveitado na fabricação de sabão ecológico: conscientizar e ensinar a sociedade a reutilizar de maneira adequada o óleo de cozinha. In: IX congresso de iniciação cientifica do IFRN tecnologia e inovação para o seminário, 2014. Rio Grande do Norte.[s.n.], p. 1234 – 1239, 2014.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. 9 ed. São Paulo: Cortez,2010.

SILVA. J. C. C., TRAJANO. L. L., VASCONCELOS. T. C. Formação dos professores de química em escola de ensino médio em PATOS-PB, 2014.