Autores

Sena, Y.W.B. (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO) ; Barbosa, A.C. (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO) ; Silva, M.S. (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO) ; Silva, E.C.C. (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO)

Resumo

O ácido ascórbico (C6H8O6), conhecido popularmente como a vitamina C, possuiu uma grande importância para o organismo. Sua absorção é feita ingerindo alimentos, bebidas e frutas ricas da vitamina. Para adquirir mais experiência na formação docente de acadêmicos do Ceuni-Fametro, foi elaborado um projeto para explorar as características do ácido ascórbico e as quantidades de Vitamina C presente em algumas amostras de sucos. Esse projeto foi realizado com alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Ruth Prestes Gonçalves em Manaus.

Palavras chaves

Ensino de Química; Experimentação; Vitamina C

Introdução

O uso da vitamina C é extremamente necessário por conter um papel fundamental na prevenção de diversos tipos de doenças cardiovasculares e câncer, e ainda tem a responsabilidade de fazer a manutenção do colágeno, e a desintoxicação do fígado (SANTOS, 2012). Estudos feitos, relatam que o uso de alimentos possuídores de vitamina C, têm contribuído para a diminuição da morbidade e mortalidade, provocadas por enfermidades crônicas. E essa redução se dá exatamente pelo consumo de antioxidantes, devido estar presente em vários frutos e hortaliças denominados como antioxidantes exógenos (FREIRE, 2013). Essa vitamnina é capaz de reduzir espécies reativas de oxigênio. E a sua função essencial, é ser agente de várias reações que exigem cobre e ferro no qual são amenizados como antioxidantes hidrossolúveis, responsáveis por atuar nas partes intra e extracelulares, e ainda, possui o grande ato de doar elétrons a enzimas humanas (VANNUCCHI, 2012). Em base dos estudos, é notável o interesse e o consumo da população de alimentos ricos em ácido ascórbico. Cada estudo que se faz de interesse social para os alunos, o acadêmico também ganha habilidades que ajudam em sua formação segundo Silva (2014). Com esse pensamento, o trabalho teve como objetivo incentivar o conhecimento sobre Vitamina C para os alunos de terceiro ano (04) da Escola Estadual Professora Ruth Prestes Gonçalves em Manaus, ocasionando uma ampla visão e curiosidade do quão importante, é a vitamina C em nossas vidas, e o quanto ela está presente em alguns alimentos e bebidas do cotidiano.

Material e métodos

O presente projeto foi efetuado na Escola Estadual Professora Ruth Prestes Gonçalves localizada na cidade de Manaus-Am, com 33 alunos do terceiro ano quatro do ensino médio do turno matutino. A metodologia utilizada neste trabalho implementou e enfatizou na tamanha importância da vitamina C para os seres humanos, e também em análises da quantidade de ácido ascórbico em sucos levados como amostras ao laboratório da escola. À apresentação contou com duas etapas, onde a primeira foi a explicação do conceito e da essência que o ácido ascórbico possuiu e possui desde as décadas passadas até os dias atuais, para a saúde humana. Logo após esta aula educativa em forma teórica, a segunda etapa foi realizada com o experimento “à procura da vitamina C” concretizada com seis amostras para a melhor observação e compreensão dos educandos, destacando a importância da teoria e prática permanecerem unidas. E por fim, aplicou-se um questionário com treze perguntas para fins de coleta de dados.

Resultado e discussão

Ao analisar o primeiro gráfico observa-se que os alunos gostam de sua Escola e a consideram de boa qualidade. No segundo gráfico, existem aulas diferenciadas, pois segundo Pimenta (2010), no processo de ensino- aprendizagem deve existir uma unidade entre teoria e prática para que a assimilação do aluno em um determinado conteúdo possa existir. No terceiro gráfico Morán (2015) afirma que, para tornar os alunos ativos no processo de aprendizagem, é necessário que se utilize ferramenta que os envolvam nas atividades. No quarto gráfico, percebe-se que, para Barbosa e Pires (2016), a experimentação é a ferramenta reconhecida por ajudar no ensino de química, porém mesmo com todo esse reconhecimento ela ainda é pouca utilizada. Bichara Junior et al. (2014), também defendem que a utilização de experimentos com materiais de baixo custo e que não apresentam riscos aos espectadores, fornecem a realização de uma experiência em escolas públicas com o intuito de ajudar na aprendizagem significativa dos alunos.

Gráfico 1 e 2

Gráficos de dados coletados através do questionário.

Gráficos 3 e 4

Gráficos de dados coletados através do questionário.

Conclusões

Através dos estudos e do presente trabalho, é notório a grande importância que o ácido ascórbico representa para à vida humana. E também, o quão necessário é, despertar à atenção e a compreensão da seriedade que o conteúdo possui. O objetivo do trabalho, foi apresentar e esclarecer sobre a vitamina C, de maneira teórica e prática para o melhor interesse dos alunos, facilitando assim o entendimento do assunto abordado. E desta maneira, tornando uma aula educativa, séria e rica em aspectos experimentais.

Agradecimentos

Faculdade Metropolitana de Manaus, Curso de Licenciatura em Química, Escola Estadual Professora Ruth Prestes Gonçalves em Manaus.

Referências

FREIRE. J. M. et al. Quantificação de compostos fenólicos e ácido ascórbico em frutos e polpas congeladas de acerola, caju, goiaba e morango. Lavras – Mg, 2013.
SANTOS. L. E. O., TAMAYO. L. S. Y. CINÉTICA DE DEGRADACIÓN TÉRMICA DE VITAMINA C EN PULPA DE MANGO (MANGIFERAINDICA L). Vitae, vol. 19, núm. 1, Medellín, Colombia, enero-abril, 2012.
VANNUCCHI. H., ROCHA, M. M. ÁCIDO ASCÓBICO (VITAMINA C). Série de Publicações ILSI Brasil, São Paulo, 2012.
SILVA. J. C. C., TRAJANO. L. L., VASCONCELOS. T. C. Formação dos professores de química em escola de ensino médio em PATOS-PB, 2014.
MORÁN, J. , Mudando a educação com metodologias ativas, Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, V.2,2015.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. 9 ed. São Paulo: Cortez,2010.