Autores

Melo, B.B. (INC/UFAM) ; Silva, J.R. (INC/UFAM) ; Ribeiro, B.J.C. (INC/UFAM) ; Izidoro, C.A. (INC/UFAM) ; Ijuma, I.C.S. (INC/UFAM) ; Santos, A.D.N. (INC/UFAM) ; Brandão, E.G. (INC/UFAM) ; Alves, A.S. (INC/UFAM)

Resumo

Aulas práticas de físico-química para alunos de graduação são recebidas com grandes dificuldades e descontentamento. A compreensão teórica para execução experimental nem sempre estão em harmonia na cabeça dos discentes. Com o objetivo de enfrentar essas barreiras, este estudo busca divulgar os trabalhos desenvolvidos em aulas experimentais aplicadas, que foram apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais como incentivo nas aulas práticas de Físico-Química. A participação dos alunos em eventos científicos como CBQ, EIPECAM e CIEA ampliou a visão em suas áreas de atuação, passando a ver as aulas experimentais como uma grande oportunidade para construção de sua identidade profissional.

Palavras chaves

Práticas laboratoriais; Formação profissional; Eventos Científicos

Introdução

A Química é a ciência que estuda as substâncias, suas reações e transformações. Ela começa a ser apresentada no processo de aprendizagem a partir do Ensino Básico, pois de acordo com os PCN’s, apresenta-se como um instrumento de formação humana de maneira a interpretar o mundo e sua interação com a realidade (BRASIL, 1999). Na graduação é ensinado seus diversos ramos: química ambiental, analítica, inorgânica, físico-química e outros, com conceitos teóricos e experimentais mais específicos, no intuito de construir um raciocínio mais embasado para compreensão dos fenômenos envolvidos. No Instituto de Natureza e Cultura – INC/UFAM as práticas laboratoriais geralmente são limitadas ao uso de um roteiro experimental que o discente é orientado a seguir, muitas vezes sem perceber a ideia de cada etapa do procedimento ou visualizar uma possível aplicação útil, ao final, quando solicitados, surgem grandes dificuldades na elaboração do relatório experimental. É perceptível que os relatórios são recebidos pelos discentes como objeto de desmotivação após as aulas experimentais e que ao serem avaliados dificilmente são divulgados para a comunidade acadêmica. Anualmente são realizados diversos Congressos Nacionais e Internacionais para difundir os resultados desenvolvidos nas diversas áreas de ensino e pesquisa, apresentando a comunidade científica renovação e atualização dos conhecimentos, o que possibilita surgir soluções para os problemas existentes em cada área (QUEIROZ; SILVA FILHO, 2013). Neste sentido, o objetivo deste estudo é divulgar os trabalhos desenvolvidos em aulas experimentais, aplicado na região de fronteira, apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais como incentivo nas aulas práticas de Físico-Química.

Material e métodos

Esse trabalho foi realizado em uma turma de Físico-Química Experimental, 8º período do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química - Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizado no município de Benjamin Constant- AM, região do Alto Solimões. A turma foi dividida em 3 grupos sendo cada grupo contendo 5 discentes. O trabalho foi realizado em 3 etapas: a primeira constituiu de 8 aulas experimentais realizadas com roteiros proposto pelo docente da disciplina, objetivando explicar os fundamentos e técnicas metodológicas para execução das práticas; na segunda etapa, durante a aula foi solicitado que cada grupo escolhesse uma aplicação na região, envolvendo estudo dos parâmetros Físico-Químicos ensinados na etapa anterior. Após a escolha, cada grupo levou um roteiro contendo todo o procedimento experimental onde foi avaliado a possibilidade de aplicação e risco de laboratório. Todos os grupos tiveram 6 aulas para realização do estudo com acompanhamento do docente e produção de um resumo expandido como nota parcial; na terceira etapa, após a avaliação dos resumos na etapa anterior, cada grupo se responsabilizou em fazer todas correções indicadas pelo professor para posterior divulgação em algum evento científico.

Resultado e discussão

Foram desenvolvidas três práticas experimentais: 1) Medida de pH e Alcalinidade; 2) Condutividade Elétrica, Sólidos Totais Dissolvidos e pH; e 3) Produção de Carvão Ativado e medida de Adsorção. No 58º Congresso Brasileiro de Química - CBQ (2018), na modalidade de Resumo Expandido, Comunicação Oral, foi apresentado o trabalho intitulado "Análise de pH e alcalinidade de sabonetes líquidos íntimos na tríplice fronteira entre Peru-Brasil-Colômbia". Estudo que objetivou analisar o nível de segurança proporcionada pelos sabonetes líquidos íntimos comercializados no interior da região norte do Brasil que possui fácil acesso a produtos dos países vizinhos. No 8º Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa da Amazônia – EIPECAM (2018), na modalidade de Trabalho Completo, Comunicação Oral, foi apresentado o trabalho intitulado "Determinação de Sólidos Totais Dissolvidos (STD) na água de abastecimento do município de Benjamin Constant – AM". O estudo objetivou avaliar a quantidade de Sólidos Totais Dissolvidos (STD) presente na água fornecida pela companhia de saneamento do Amazonas (COSAMA) para abastecimento do município, assim como a relação com a Condutividade Elétrica (CE) e pH. No Congreso Internacional de Educación Ambiental – CIEA (2018), na modalidade de Resumo, Banner, foi apresentado o trabalho intitulado "Los conceptos de educación ambiental para el desarrollo de productos sostenibles en la tríplice frontera", trabalho que objetivou a produção de carvão ativado, utilizando cascas de cupuaçu e maracujá, para produção de filtros de tratamento de água, como alternativa para comunidades carentes de saneamento. Essas participações em eventos científicos proporcionam aos acadêmicos a construção de sua identidade profissional ampliando a visão em seu campo de atuação.

Conclusões

O incentivo a participação nos eventos do CBQ, EIPECAM e CIEA, assim com a divulgação por meio de Resumo Expandido, Trabalho Completo e Resumo Internacional, dos resultados das práticas desenvolvidas pelos alunos em aulas de laboratório como método didático, reduziu a resistência nas aulas experimentais de Físico-Química tornando mais valioso e significativo para sua formação, onde os alunos passaram a ver como uma grande oportunidade para melhorar a dicção, desenvoltura, conhecer a realidade de outros lugares e obter novos contatos profissionais.

Agradecimentos

Aos discentes de Físico-Química Experimental do semestre 2018/1 do Curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia do INC/UFAM.

Referências

BRASIL (Ministério da Educação). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.

QUEIROZ, B.V.; SILVA FILHO, E.C da. Resgate histórico do SIMPEQUI: dez anos fazendo difusão do ensino de química no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 11, 2013, Terezina/PI. Anais... Terezina/PI: ABQ, 2013.