Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Ramos, M.N.M. (UECE)

Resumo

A temática deste trabalho compreender a importância da experimentação no Ensino de Química. Foi realizado com o 1º ano da E.E.M Francisca Moreira-Sucatinga- Beberibe-CE. Após as observações, os resultados apontaram que o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. A pesquisa foi realizada com um total de 66 alunos sendo 35 alunos do 1ºano D e 31 alunos do 1º ano E. Observou-se que quando acontece a inclusão de atividade experimental após a aula teórica mesmo utilizando materiais de baixo custo o desenvolvimento à aprendizagem fica acima do esperado.

Palavras chaves

Atividades Experimentais; Ensino Médio; Ensino-Aprendizagem

Introdução

Nos dias atuais colocar o aluno como agente participativo da sociedade e inseri- lo nas ações da sala de aula mostra-se cada vez mais uma tarefa difícil. O professor acaba tendo que se incumbir desta tarefa. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar o que a falta dos experimentos mediante as explicações dos conteúdos nas aulas de Química ocasiona, e o que a ausência da correlação da teoria com a prática na disciplina de Química pode acarretar para os educandos. Ao se examinar 03 edições/versões dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, editados em 2000 (BRASIL, 2000), 2002 (BRASIL, 2002) e 2006 (BRASIL, 2006), é possível perceber quais as orientações para mudança na Educação em Química, ali indicadas. O professor deve fazer uso da experimentação no ensino de Química pois constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos. A prática implica tornar o conhecimento mais relevante, uma vez que os alunos têm a oportunidade de imprimir um significado àquilo que lhes é ensinado. Segundo Santos e Mol (2005, p. 32-33) “A teoria é necessária e nos ajuda muito, mas por si só não fornece os critérios suficientes para estarmos seguros de agir com acerto”. É durante aulas laboratoriais, que o aluno verifica o assunto de forma presencial.

Material e métodos

Para a realização deste trabalho, foi utilizada uma estratégia de pesquisa qualitativa. O trabalho consistiu em definição da questão a ser estudada; preparação e coleta de dados; análise dos dados; conclusões. Ainda sobre o desenvolvimento deste trabalho, fez-se necessária a aplicação de alguns instrumentos de pesquisa. Elaborou-se um plano sistemático para a execução da metodologia constituído na formulação e aplicação de um questionário incluindo, questões que permitiram avaliar a perspectiva dos estudantes com relação à disciplina de química e como esta tem sido trabalhada dentro da escola escolhida. Também foi realizado observações na sala de aula durante as aulas de Química na sala do 1º ano do ensino médio na escola pesquisada. Com a finalidade de coletar os dados necessários ao desenvolvimento das discussões apresentadas nesta investigação, foi utilizado a técnica da pesquisa de campo a qual foi realizada por meio da aplicação de um questionário composto por 09 questões: 06 objetivas, em que os alunos tinham a opção de escolher uma resposta, e 03 subjetivas, nas quais os alunos tinham a oportunidade de criticar, comentar e, até mesmo, manifestar seus sentimentos com relação às aulas de Química. Para o desenvolvimento da etapa da pesquisa de campo, foi selecionado 02 salas de aula do 1ºano do ensino médio, resultando em um total de 66 alunos entrevistados da escola de Ensino Médio na cidade de Sucatinga- Beberibe-CE. O motivo da escolha dessa escola se apoia, principalmente, no fato de apresentarem um espaço apropriado no qual funciona um laboratório de ciências.

Resultado e discussão

Questionado aos alunos se a escola utiliza o laboratório de Química, 67% respondeu que raramente, 24% disseram que não e 9% disseram que sim, comprovando dessa forma que o laboratório fica muito tempo sem uso (gráfico 1). Sobre o questionamento: As atividades experimentais que acontece nas aulas de química favorece a compreensão dos conteúdos? Verificou-se que 61%, dos alunos disseram que sim, 32% responderam em parte, e 7% que não (gráfico 2). Confirma-se então que os alunos se sentem mais confiantes e entendem melhor o conteúdo quando acontece à aprendizagem na modalidade de experimentação aberta, que incentiva a reflexão e o questionamento e permite uma compreensão mais apurada dos conceitos envolvidos. Observe como os alunos responderam a seguinte pergunta: Você consegue fazer interpretações das questões de química e assimilação de conteúdos após as explicações? A grande maioria que foi de 65%, relatou que algumas vezes consegue assimilar os conteúdos, 29% disseram que sim e 6% disseram que não (gráfico 3). O que se constata é que algumas vezes não é um resultado satisfatório quando falamos de aprendizagem. Falta algo mais para que a grande maioria consiga interpretar e assimilar conteúdos de forma segura. Cerca de 61% dos alunos entrevistados respondeu que sim a seguinte questão: Quando o professor realiza práticas no laboratório você tem interesse em participar para tirar suas próprias conclusões? 32% respondeu algumas vezes e a minoria de 7% disse que não tinha interesse em participar das práticas no laboratório (gráfico 4).

Gráfico 1 - O laboratório de química é utilizado nas aulas de Química?



Gráfico 2 - Os experimentos favorecem a compreensão dos conteúdos?



Gráfico 3 - Você interpreta as questões após as explicações dos conteú



Gráfico 4 - Você tem interesse em realizar práticas no laboratório?



Conclusões

A experimentação pode propiciar situações nas quais os alunos se envolvam completamente no que estão realizando. Dessa forma, eles organizam o pensamento, percebem outras possibilidades e, assim, constroem seus próprios argumentos, ainda os motivam também para realizações de pesquisas. Conclui-se que com a opinião dos alunos entrevistados, que para tornar o Ensino de Química mais satisfatório seria necessário desenvolver aulas práticas e experimentais com mais frequência, pois as atividades dessa natureza tornam o estudo da Química mais interessante e motivador.

Agradecimentos

1) Coordenação do Curso de Licenciatura em Química em EaD da UECE. 2) E.E.M Francisca Moreira-Sucatinga-Beberibe-CE. 3) Polo de Beberibe-CE.

Referências

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 18 maio 2018.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2006.

SANTOS, W. L. P., MOL, G. S., 2005. Química e Sociedade. Manual do professor. São Paulo: Ed. Nova Geração, 2005.